Mina de sal de Wieliczka – Polônia
Atualizado em:
A Polônia pode não ser o principal destino turístico do brasileiro ainda, mas esse país ex-comunista onde nasceu o antigo Papa João Paulo II tem muita coisa interessante pra ser vista.
Uma das cidades mais bonitas de lá é a Cracóvia, que fica às margens do rio Vístula, e é uma das maiores e principais cidades do país. Além das várias atrações da cidade, um passeio imperdível fica a 14km de lá, em Wieliczka, na região metropolitana de Cracóvia e é a mina de sal subterrânea.
Essa mina é do século XIII e está inteira e produzindo sal até hoje! Ela passou pelas mãos dos alemães nazistas na segunda guerra, mas um tempo depois virou patrimônio da UNESCO devido à sua amplitude e beleza (lá dentro tem até uma catedral, é maravilhoso).
O cenário é tão bonito que poloneses mais abastados reservam o lugar para recepcionar a cerimônia de seus casamentos (mas é super frio lá em baixo) e muitas pessoas famosas já passaram por lá, desde Goethe há muitos anos, até o diretor e elenco de “Quem quer ser um milionário” que estava lá quando eu fui.
Vale muito a visita e é super fácil de chegar. Em qualquer agência de viagem do centrinho turístico da cidade você reserva (com, no mínimo, um dia de antecedência) um ônibus que leva e trás da mina, em vários horários do dia. Um passeio bem diferente e interessante, que a gente recomenda!
Mais curiosidades sobre a Mina de Sal de Wieliczka
Inserida na lista de herança cultural e natural global da UNESCO em 1978, a mina de sal de Wieliczka continua sendo uma das companhias mais antigas da Europa, com sua origem datando da Idade Média. Ao delinearmos a história do sal de Wieliczka, voltamos muito mais no tempo até cerca de 6.000 anos atrás, quando os povos pré-históricos que habitavam a região eram os fabricantes de sal, que extraíam sal de fontes de águas salgadas.
No passado, o sal era como o ouro, e Wieliczka era verdadeiramente a joia mais cobiçada dos reis poloneses. O sal de Wieliczka era bem conhecido e apreciado em muitos lugares e, por séculos, os túneis subterrâneos foram visitados por muitas pessoas famosas, incluindo Copérnico, Chopin e Mendeleev. Até hoje, é possível encontrar a realeza e os astros de Hollywood por lá.
Com mais de 2.300 câmaras, 250 quilômetros de túneis e 9 níveis, a mina de sal Wieliczka se parece com um labirinto mítico, com vários traços e marcas que datam dos séculos passados. Monumentos naturais, como as Grutas de Cristal, criadas no depósito de sal miocênico, fazem dessa uma experiência verdadeiramente impressionante.
O ambiente de 64-135 metros abaixo do solo é uma das áreas mais belas e valiosas da mina. A cada ano, centenas de eventos exclusivos são realizados ali – incluindo voos de balão e bungee jumping. A mina também abriga shows, conferências, casamentos e bailes. O resort de saúde da mina de sal de Wieliczka é uma opção imperdível para os que se interessam por saúde, com seu ar puro e limpo, repleto de aerosol de sal, trazendo alívio a muito sofrimento e doenças do sistema respiratório.
A despeito do fato de o sal não ser mais retirado de lá, o local ainda emprega muitos mineiros, que têm como tarefa assegurar a herança cultural e natural subterrânea. Eles também levam consigo as tradições de séculos de mineração, como entalhes e esculturas em sal. Diariamente, os mineiros escrevem uma nova página da história de “Wieliczka”.
Para saber mais, acesse o site oficial da mina de sal (em inglês).
ELISEU
Já estive lá e é fantástico!