Onde ficar em Trancoso? Dicas de hotéis e pousadas


Atualizado em:


Quer dicas selecionadas a dedo sobre onde ficar em Trancoso? Então confira nesse post nossa seleção dos melhores hotéis e pousadas para todos os tipos de bolsos. E descubra também as três principais opções de regiões para se hospedar em Trancoso. 

Independente de onde você escolher ficar em Trancoso, esse mar azul quentinho é para todos! =)

Trancoso é a escapada perfeita para um feriado sem pressa na beira do mar. Das belas praias nativas aos beach clubs mais chiquezinhos, Trancoso virou uma das praias mais desejadas da Bahia. Assim como há passeios para diferentes perfis e restaurantes para os mais variados bolsos, há também opções diversas de tipos de hospedagem em Trancoso. Aqui você encontra as pousadas mais badaladas de todo litoral brasileiro, que recebem celebridades e endinheirados de todos os tipos, até hospedagens mais tranquilas e descontraídas, que são verdadeiros refúgios de paz. Mas antes de tudo, vamos entender melhor as opções de regiões para se hospedar em Trancoso.

Dicas de hospedagem em Trancoso por região

Existem 3 possibilidades de regiões em Trancoso para se hospedar: as pousadas à beira-mar, as pousadas no Quadrado e as pousadas da cidade mesmo (muitas delas estão bem pertinho do Quadrado). Veja abaixo as características e dicas de pousadas e hotéis em cada uma delas.

Pousadas na beira do mar:

A saber: são 8 as praias mais famosas em Trancoso, que estão numa extensão de 24 quilômetros. Em várias dessas praias há pousadas na beira do mar, em diferentes pontos e extensões. As praias com mais oferta de hospedagem beira-mar são a Praia dos Nativos, Praia do Rio Verde e Praia do Rio da Barra. As referências de pousadas beira-mar mais conhecidas são a Pousada Estrela d’Água na Praia dos Nativos e a Pousada Bahia Bonita na Praia do Rio Verde.

Pousada Bahia Bonita, onde curtimos uma tarde em um pre-wedding de uma amiga querida.

Hospedagem no Quadrado:

A Praça São João, para os íntimos “O Quadrado”, é o lugar mais charmoso e cartão-postal de Trancoso. É formada por um grande gramado (que ironicamente é um retângulo), a famosa Igrejinha, o mirante com vista para o mar atrás da Igreja, e as coloridas casinhas fofas que se mantém preservadas como antigamente. A praça é só para pedestres, e é uma delícia para ir no final do dia e a noite, onde ficam os melhores restaurantes e alguns bares despretensiosos com mesas a céu aberto.

Porém, o Quadrado está bem acima do nível do mar, no topo de uma encosta, então pra pegar praia você vai ter que descer por um caminho de terra e caminhar uns dez minutos até que chegará na praia de Trancoso. No quadrado, a opção mais autêntica e exclusiva é o UXUÁ Casa Hotel & Spa. A Pousada El Gordo e a Pousada Capim Santo também são excelentes opções mais luxuosas. Mas no quadrado há opções bem charmosas e mais em conta como a fofa Hospedaria do Quadrado.

O charme das casinhas do Quadrado, em Trancoso

Cidade de Trancoso:

Se você busca opções mais em conta pode se hospedar na própria cidade, especialmente nas pousadas na saída do Quadrado (na parte onde já passam carros). Nessa área imediatamente na saída do quadrado há excelentes escolhas como a Pousada Campestre e a Pousada Hibisco.

Certamente você poderá encontrar excelentes alternativas na cidade, como o Jardim das Margaridas que ainda está próxima do buxixo, mesmo que ligeiramente mais afastada e tem conforto com preços acessíveis, assim como a Pousada Quarto Crescente.

Onde ficar em Trancoso, melhores hotéis e pousadas por estilo e preço 

Pra você, a experiência de ficar em um bom hotel ou pousada é o que conta na viagem? Você também é caçador(a) de hotéis charmosos? Então presta atenção nas próximas dicas, porque dessa vez separamos os melhores hotéis de Trancoso por estilo e preço, e não por região. As indicações são praticamente as mesmas, mas falamos um pouco mais sobre o que esperar em cada uma delas.

[$$$$] -Procura o luxo puríssimo, com integração a natureza e MUITA exclusividade, escolha o UXUÁ Casa Hotel e Spa, no Quadrado.

[$$$] -Prefere uma pousada luxuosa e com renome e fama em Trancoso, no melhor estilo celebridade, e ainda na beira do mar, suas escolhas serão entre a Pousada Estrela d’Água e a Pousada Baia Bonita.

[$$] -Deseja ficar em uma pousada na beira do mar, sem gastar fortunas para isso, sua opção é o Casa Clube Trancoso e o Travel Inn Trancoso na praia do Rio Verde, ou o Rio da Barra Villa Hotel, na praia do Rio da Barra.

As espreguiçadeiras na pousada pé na areia mais laid back, chamada Travel Inn Trancoso.

[$] -Quer se hospedar no quadrado, sem gastar fortunas para isso, procure a charmosa Hospedaria do Quadrado ou a Pousada Mar a Vista.

[$] -Você procura um lugar gostoso pra dormir, ainda bem localizado, mesmo não estando no quadrado ou na praia? Então pra você a Pousada Hibisco, a Pousada Jardim das Margaridas ou a Pousada Quarto Crescente serão ideais.

-Se a ideia é alugar uma casa para curtir com os amigos ou familiares, o site Bahia Homes e Casa Trancoso é pra quem procura alto padrão, e sites como Alugue Temporada e Airbnb podem oferecer mais variedade de preços.

Casa que aluguei para a minha despedida de solteira em Trancoso. Mais afastada, porém enorme para caber 10 mulheres juntas.

O que mais preciso prestar atenção antes de reservar um pousada em Trancoso? 

Leve em conta se estará de carro ou não e cheque se a sua pousada oferece estacionamento. Algumas pousadas que ficam no Quadrado – que é uma zona em que não entra carro – oferecem estacionamento lá pertinho. Para referência, paguei 50 reais por um período de 3 dias de estacionamento na região, durante um final de semana.

Alguma das pousadas citadas acima não tem piscina. Se esse for um item essencial para você, não deixe de checar antes. Vale também checar se os quartos do seu hotel tem ar condicionado, principalmente se você viaja nos dias quentes do alto verão.


Tem outras dicas de onde ficar em Trancoso? Compartilha aqui com a gente na caixa de comentários. E se tiver alguma dúvida, estamos a disposição!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *