Restaurantes em Salvador: nossa seleção de onde comer bem
Atualizado em:
Salvador pode facilmente ser considerada uma das cidades mais lindas do Brasil. Porém, a mistura encantadora da paisagem histórica e a natural não é tudo o que a capital baiana tem a oferecer. Quando estiver por lá, não deixe de conferir essa maravilhosa lista de restaurantes em Salvador.
A maioria destes lugares foi testada e aprovada por mim e, melhor ainda, indicada por locais.
O que comer em Salvador
Antes de decidir onde comer em Salvador, é importante conhecer os principais pratos e petiscos típicos da região, dos mais famosos (para você não correr o risco de esquecer!) aos menos.
Começando pelos lanches, acho que as principais coisas que você precisa comer quando estiver na cidade são acarajé (claro!), abará, pãozinho delícia e bolinho de estudante.
O acarajé todo mundo já conhece, certo? O bolinho de feijão fradinho frito no dendê e recheado com vatapá, caruru e camarão seco – pode ser sem camarão também, se você for vegetariano – é incontornável em Salvador e vale como uma refeição. Atenção: acarajé quente significa com pimenta e frio, sem.
O abará é bem menos conhecido para nós sudestinos e sulistas, mas, na minha opinião, não fica atrás do primo famoso. Trata-se de um bolinho de feijão enrolado em folha de bananeira e cozido em banho-maria. Ele também pode ser recheado com vatapá e caruru e acompanhado de camarão seco. Mais recentemente, alguns lugares começaram a incrementar o prato típico e oferecer recheios diversos como bacalhau, carne seca e por aí vai.
O pãozinho delícia é uma iguaria perfeita pra um lanchinho da tarde com cafézinho. Nada mais é do que um pãozinho macio e recheado com creme de queijo. Essa é uma daquelas coisas que parecem completamente normais, mas se você parar pra pensar bem, verá que não se encontra em qualquer lugar.
Por fim, o bolinho de estudante foi uma surpresa pra mim quando visitei Salvador pela última vez. Esse lanchinho é doce. É um bolinho de tapioca e coco frito e coberto de açúcar e canela. Em alguns lugares, o bolinho de estudante também é conhecido como “punheta”. Acredite em mim: é delicioso!
Indo para os pratos principais, claro que o mais importante para comer em um dos restaurantes em Salvador é a moqueca baiana. O ensopado (com dendê!!) pode ser de peixe, camarão, arraia, misto e talvez haja até mais algumas variações que não conheço. Seja qual for a versão, se jogue!
O vatapá e o caruru, que já foram mencionados no acarajé e no abará, são cremes que podem também ser encontrados em outros pratos, geralmente como acompanhamento. O primeiro é feito à base de camarão, peixe ou até frango e o segundo é um cozido de quiabos.
Por fim, o caldinho de sururu. Apesar dele não ser uma exclusividade baiana, é bem popular por lá e deve entrar na sua lista de o que comer em Salvador. Ele nada mais é do que um caldinho feito com o sururu, um molusco, que costuma ser servido de entrada.
Restaurantes em Salvador: onde comer os pratos típicos
Onde comer lanches em Salvador
Há barracas e quiosques vendendo acarajé em toda a Salvador, mas reza a lenda que o melhor da cidade fica no Rio Vermelho. Aí, no entanto, entra uma divergência. Há quem prefira o “acarajé da Dinha”, no Largo de Santana, e há quem diga que não tem nada superior ao “acarajé da Cira”, no Largo da Marikita.
O abará é uma iguaria que vem até você. Brincadeiras à parte, é bem comum que ele seja vendido por ambulantes na praia – ou até no meio do carnaval, foi assim que experimentei. Se preferir não contar com a sorte, pode tentar o Abará do Fradinho, que tem unidades em diversos locais da cidade e oferece aqueles recheios inusitados que comentei acima.
O pãozinho delícia é uma iguaria encontrada em padarias. Honestamente, não sei dizer qual é a padaria que faz o melhor pãozinho delícia, mas parte da graça é experimentar alguns e ir comparando. Também acho que degustar um paõzinho delícia tem a ver com a imprevisibilidade do momento que vai bater aquela vontade de um lanchinho mais leve, e aí se você quiser em um lugar específico e ele estiver longe, acabou o clima.
Por fim, o bolinho de estudante é encontrado nos mesmo lugares que vendem acarajé. Eu mesma experimentei o meu no acarajé da Dinha. Porém, um dos lugares mais famosos para se deliciar com ele é o café da Casa do Rio Vermelho, o museu que foi aberto na antiga casa de Jorge Amado e Zélia Gattai – passeio imperdível, diga-se de passagem.
Restaurantes para almoçar e jantar em Salvador
Ré-Restaurante da Dona Suzana
O restaurante mais hypado de Salvador, e que faz jus à fama que ganhou, é o Ré-Restaurante da Dona Suzana. Ele ganhou projeção global após aparecer em um episódio da série Street Food, da Netflix, e por isso fica sempre abarrotado. Vá com tempo, chegando bem cedo ou bem tarde para o almoço e, de preferência, durante a semana. Lá você vai experimentar a melhor moqueca da cidade e a um preço super justo.
O Ré-Restaurante da Dona Suzana é uma experiência completa, a comida, a vista e o papo com a maravilhosa Dona Suzana. Ele fica na Rua da Conceição da Praia, na comunidade do Solar do Unhão, e funciona das 11h às 18h.
Boteco do França
Quem já leu o texto sobre o carnaval de Salvador sabe que da última vez que visitei a cidade comemorei meu aniversário por lá. Estávamos no esquema de carnaval, comendo qualquer coisa em casa, mas nesse dia resolvemos fazer um almoço especial e a recomendação do meu amigo que viveu quase a vida toda na cidade foi o Boteco do França.
Lá, eu comi o melhor arroz de polvo da minha vida. Esse é um dos carros-chefe do estabelecimento e garanto que vale cada centavo. Se polvo não é muito a sua praia, há também o arroz de camarão e muitas outras opções de peixes e frutos do mar.
Vale a pena para um almoço caprichado ou um jantar mais despojado e é uma ótima opção para ir em grupos grandes.
-> Rua Borges dos Reis, 24-A. Aberto todos os dias a partir de meio dia.
Restaurante Escola do Senac
Outra ótima opção para comer comida baiana é o Restaurante Escola do Senac, que fica no Pelourinho. Lá, pratos típicos são feitos de forma artesanal e servidos no esquema é self service ou por quilo.
O valor não é exatamente barato, mas o ambiente – um lindo casarão histórico – e a quantidade enorme de opções – 40 pratos regionais e 10 sobremesas – compensam. Este é um dos restaurantes em Salvador que não fui, mas está na minha listinha para a próxima visita.
-> Largo do Pelourinho, 13. Mais informações de horários e preços aqui.
Pasta em Casa
Se estiver cansado de frutos do mar e quiser um jantar mais básico, a dica é a Pasta em Casa, uma pizzaria e casa de massas super charmosa no Rio Vermelho. Quando fui, optei pela pizza e achei deliciosa e o ambiente super gostosinho.
Os melhores sorvetes de Salvador
Além do calor constante, acho que não há nenhum motivo especial para Salvador ter tantas sorveterias, mas quando estiver lá, não deixe de ir em pelo menos uma dessas.
A Cubana
Essa é a mais tradicional e mais conhecida, afinal há uma de suas lojas bem na saída de cima do Elevador Lacerda. Ela foi fundada em 1930 por um cubano radicado no Brasil e cuja família tinha uma sorveteria nos Estados Unidos. Por isso, o cardápio conta com opções como banana split e sundae.
Sorveteria da Ribeira
O clima de sorveteria de interior e as inúmeras fotos de famosos nas paredes da casa já indicam que sua experiência ali vai ser boa antes mesmo de você experimentar. Quando for escolher, prepare-se: são inúmeros os sabores que vão do tradicional chocolate às frutas mais exóticas.
A Sorveteria da Ribeira não fica exatamente perto de nenhum ponto que costuma ser visitado pelos turistas, mas vale encaixar um desvio para lá depois de visitar a Igreja do Bomfim e curtir uma pausa fresquinha olhando o rio.
-> Rua da Penha, 87. Aberta todos os dias das 8h às 22h e aos sábados e domingos até as 23h30.
Mondo Gelateria Artesanal
Depois de duas sugestões super tradicionais, trouxe essa opção mais contemporânea e gourmet. A Mondo Gelateria Artesanal fica no Largo de Santana, no Rio Vermelho, e tem aquele clima descolado do bairro boêmio. Eu achei que ela parece uma versão tropical da Bacio di Latte e é com certeza uma opção maravilhosa se quiser se refrescar quando estiver por ali.
Bônus: Cachaça Cravinho
Uma parada obrigatória no Pelourinho é o bar O Cravinho. Ponto super hiper mega turístico, mas que vale a fama que tem. Nessa loja você encontra inúmeros tipos de cachaças, inclusive a cachaça Cravinho e pode já começar por ali o esquenta para a noite no Pelô. Quem preferir harmonizar a cachaça com algum alimento mais completo, pode provar a famosa moela.
Leia também: O que fazer em Salvador
Já provou algum desses pratos ou visitou um destes restaurantes em Salvador? Contra pra gente o que achou aqui nos comentários!
Deixe seu comentário