Intercâmbio: verão na Suíça para adolescentes


Atualizado em:


A Suíça é famosa pelos colégios internos de altíssimo nível, pra onde as famílias mais abastadas enviam seus filhos pra estudar por alguns anos. Estudar lá é um super ponto positivo na educação da criança/adolescente, mas também pode não ser a vontade dos pais ter o filho longe por 1, 2 ou mais anos. Pensando nisso, algumas escolas de lá oferecem “summer schools” ou “cours d’été”, cursos de verão (que vão de junho a agosto) que promovem aulas de línguas, esportes, cultura, dentre outros temas, ou seja, uma baita experiência.

A maioria das escolas oferecem essa opção, como a Beau Soleil, o Collège du Léman, e o prestigiado Le Rosey. Todas tem ofertas semelhantes, preços mais ou menos na mesma faixa e o mesmo tipo de público, então vale uma pesquisa pra ver o que mais te interessa.

le rosey switzerland

Vista do campus do Le Rosey (imagem do site deles)

beau soleil wsitzerland

Entrada do campus da Beau Soleil (imagem do site deles)

No meu caso foi a TASIS (The American School in Switzerland) pois o summer camp deles não era no campus da escola, e sim no meio das montanhas, em uns chalezinhos de uma cidade chamada Chateau d’Oex, e isso atendia exatamente o que eu estava procurando: uma imersão total na cultura e no francês, e zero contato com brasileiros (nos últimos dois anos o numero de brasileiros por lá aumentou bastante).

Em média os summer camps duram 4 semanas e você escolhe quais cursos quer fazer junto com o francês (ou inglês ou italiano, depende da escola), como por exemplo artesanato, cinema, artes plásticas ou tênis, e com isso vai preenchendo sua semana. 

Nos finais de semana todos os summer camps oferecem viagens ou passeios nas redondezas, e através deles eu conheci algumas cidades da Suíça, fiz hiking nos alpes, e visitei uma fazendinha que faz queijos. É o tipo de experiência inesquecível para um adolescente de 14, 15 anos, e complementa muito o aprendizado escolar.

Recomendo para quem tem filhos nessa idade considerar esse tipo de viagem, que vai um pouco além da turística ou dos cursos de idiomas comum entre os jovens a partir de 17 anos. 

chateau d'oex

Chalé onde os alunos da TASIS dormem em Chateu D’Oex

TASIS Chateau d'oex

Professores posando no chalé

TASIS Chateau d'oex

Aula nas montanhas (as aulas são bem inovadoras e as vezes saem da sala de aula)

TASIS Chateau d'oex

Pai e filha fazendo queijo artesanalmente, um dos passeios oferecidos no summer camp

 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe comentário

    • Joao, Nao sei te dizer custos atualizados ja que faz alguns anos que eu fui. O preco tambem depende da quantidade de semanas que voce vai ficar e os cursos que vai fazer. O melhor ‘e entrar direto no site deles ou entrar em contato com o pessoal da escola para saber os precos reais para 2016 e 2017!

  • Maria Luiza

    Olá, gostaria de saber se o Summer Camp do Tasis no Chateau d’ Oex, e voltado ao francês, ou se tem a possibilidade de a pessoa optar só por inglês !

    • Ola Maria Luiza,
      Em chateau d’oex é 100% voltado para quem quer aprender francês. Se o seu foco é inglês pode buscar a unidade da TASIS na inglaterra ou mesmo em Lugano, na Suíça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.