Intercâmbio: verão na Suíça para adolescentes
Atualizado em:
A Suíça é famosa pelos colégios internos de altíssimo nível, pra onde as famílias mais abastadas enviam seus filhos pra estudar por alguns anos. Estudar lá é um super ponto positivo na educação da criança/adolescente, mas também pode não ser a vontade dos pais ter o filho longe por 1, 2 ou mais anos. Pensando nisso, algumas escolas de lá oferecem “summer schools” ou “cours d’été”, cursos de verão (que vão de junho a agosto) que promovem aulas de línguas, esportes, cultura, dentre outros temas, ou seja, uma baita experiência.
A maioria das escolas oferecem essa opção, como a Beau Soleil, o Collège du Léman, e o prestigiado Le Rosey. Todas tem ofertas semelhantes, preços mais ou menos na mesma faixa e o mesmo tipo de público, então vale uma pesquisa pra ver o que mais te interessa.

Vista do campus do Le Rosey (imagem do site deles)

Entrada do campus da Beau Soleil (imagem do site deles)
No meu caso foi a TASIS (The American School in Switzerland) pois o summer camp deles não era no campus da escola, e sim no meio das montanhas, em uns chalezinhos de uma cidade chamada Chateau d’Oex, e isso atendia exatamente o que eu estava procurando: uma imersão total na cultura e no francês, e zero contato com brasileiros (nos últimos dois anos o numero de brasileiros por lá aumentou bastante).
Em média os summer camps duram 4 semanas e você escolhe quais cursos quer fazer junto com o francês (ou inglês ou italiano, depende da escola), como por exemplo artesanato, cinema, artes plásticas ou tênis, e com isso vai preenchendo sua semana.
Nos finais de semana todos os summer camps oferecem viagens ou passeios nas redondezas, e através deles eu conheci algumas cidades da Suíça, fiz hiking nos alpes, e visitei uma fazendinha que faz queijos. É o tipo de experiência inesquecível para um adolescente de 14, 15 anos, e complementa muito o aprendizado escolar.
Recomendo para quem tem filhos nessa idade considerar esse tipo de viagem, que vai um pouco além da turística ou dos cursos de idiomas comum entre os jovens a partir de 17 anos.

Chalé onde os alunos da TASIS dormem em Chateu D’Oex

Professores posando no chalé

Aula nas montanhas (as aulas são bem inovadoras e as vezes saem da sala de aula)

Pai e filha fazendo queijo artesanalmente, um dos passeios oferecidos no summer camp
JOAO
Olá Mari, gostaria de saber o custo do summer program! Obrigado
Mari
Joao, Nao sei te dizer custos atualizados ja que faz alguns anos que eu fui. O preco tambem depende da quantidade de semanas que voce vai ficar e os cursos que vai fazer. O melhor ‘e entrar direto no site deles ou entrar em contato com o pessoal da escola para saber os precos reais para 2016 e 2017!
Maria Luiza
Olá, gostaria de saber se o Summer Camp do Tasis no Chateau d’ Oex, e voltado ao francês, ou se tem a possibilidade de a pessoa optar só por inglês !
Mari
Ola Maria Luiza,
Em chateau d’oex é 100% voltado para quem quer aprender francês. Se o seu foco é inglês pode buscar a unidade da TASIS na inglaterra ou mesmo em Lugano, na Suíça.