10 pratos e tapas que você tem que provar quando estiver na Espanha
Atualizado em:
Para nós, um dos pontos altos de uma viagem é provar sabores diferentes e comidas que não temos o costume de comer em casa. A Espanha tem uma culinária mediterrânea riquíssima, super saudável e leve, e com pratos e tapas para agradar gregos e troianos. A comida típica varia de carne de porco a frutos do mar, passando também por opções vegetarianas.
Em um universo tão diverso, separamos 10 pratos e tapas (pequenas porções, quase como nossas entradas) que você não pode deixar de provar para ter uma experiência completa na Espanha. Confira:
1- Jamón/ Croquetas de jamón
É claro que o primeiro item é o Jamón: presunto cru super típico da Espanha.
Você pode optar por prová-lo de diversas formas: cru, em sanduíches ou até na pizza! Uma das maneiras mais comuns é como croquetes, um dos tapas mais pedidos em todos os bares.
2- Pan com Tomate
Esse tapa é típico da Espanha, mas poderia também ser encontrado na Itália. O pan con tomate lembra muito uma bruschetta e, como o primo italiano, é simples e gostoso.
A entradinha consiste basicamente em uma fatia de pão, onde se esfrega um pouco de alho, coberta com bastante tomate e ya está!
3-Patatas Bravas
Ao invés da tradicional batata frita, as Patatas Bravas estão presente na maioria dos cardápios espanhóis. Também são chamadas de papas bravas ou patatas a la brava. Elas são cortadas em formatos irregulares, fritas e servidas com molho de aioli ou tomate.
Na foto, cañas (cerveja) com as Patatas Bravas do Tomas, um dos bares mais famosos para provar esse tapa em Barcelona.
4- Gazpacho
A cara do verão de Barcelona. A sopa fria de tomate é um ícone catalão e, apesar de soar um pouco estranha, é uma delícia! Quando eu fui fiquei viciada e sempre comia um pouco como entrada antes das refeições.
Lá, os gazpachos também são vendidos prontos nos supermercados, em caixinhas como as de suco que temos aqui no Brasil.
Há uma variação um pouco menos famosa, mas igualmente gostosa chamada Salmorejo. Essa versão leva pão e tem uma cor um pouco mais clara.
5-Berberechos
Este é um tipo de fruto do mar que ainda não encontrei uma tradução fidedigna para o português. O que é mais um incentivo para provar, já que não temos por aqui.
Os berberechos se parecem um pouco com uma ostra, mas são menores e o gosto é diferente. Na Espanha comi vários frutos do mar que eu não sabia o nome equivalente em português, ou talvez nunca tivesse comido antes, como os berberechos e também os chipirones.
6- Tortilla española
Também super presente em toda a Espanha, as tortillas españolas são algo entre uma torta e um omelete. Elas levam ovos, batata e algumas vezes cebola.
Se você não pode ir até a Espanha, no Brasil tem uma tortilla bem gostosa no Museo Veronica, em São Paulo.
7- Calamares a la romana
Isso nada mais é do que a nossa lula a doré, a lula frita e servida com limão. Simples assim. E delicioso!
8-Cozido madrileño
Como o próprio nome já diz, é um prato típico de Madrid. Também conhecido como Puchero, ele leva carne de porco, grão de bico e legumes. Como o prato é um pouco pesado, tente prová-lo no almoço.
9- Fideuá
O fideuá é uma massa fininha, que pode ser utilizada como alternativa ao arroz da paella.
Típico da região da Andaluzia, é super gostoso e leve e geralmente é servido com frutos do mar.
10- Paella
E por último, mas não menos importante, a PAELLA. A paella é o prato mais famoso mundialmente da Espanha, claro que não podia faltar!
Prato que teve sua origem em Valência (por isso muitos a chamam de paella valenciana), e que leva arroz e frutos do mar. O arroz pode ser substituído por arroz negro ou fideuá, como na segunda foto.
Que outros tapas ou pratos você provou na Espanha e recomenda? Conta pra gente!
PAULO
viva…
berberechos em português (de Portugal) diz-se berbigão.
Chipirones = Lulas (calamares inteiros)
cpts.
Paulo