Salar de Uyuni – imensidão branca
Atualizado em:
O Salar de Uyuni (ou deserto de sal), fica na Bolívia, na cidade de Uyuni e é o maior deserto de sal do mundo. É de lá que saem toneladas de sal para comercialização mas é também um destino turístico super procurado pois é maravilhoso!
Como chegar: Existe um Trem que sai da cidade Oruro e vai até Uyuni. Nós usamos a empresa Expresso del sur (clase ejecutiva) e não tivemos problemas (já uvimos falar muito mal da empresa Wara Wara, se alguém já viajou com eles, conta pra gente por favor). Custa cerca de 100 blv, e a viagem demora cerca de 7h, mas tem uma vista linda no caminho, principalmente no começo da viagem!
OBS: Trens da Expresso del sur saem de terças e domingos, trens da Wara Wara (mais populares) saem de terça, quarta, sábado e domingo, todos com destino a Villazón na Argentina e escala em Uyuni.
Onde ficar: Ficamos em Uyuni no Hotel Tambo Aymara (nada mochileiro) e foi bem bom. Lá tem um Hosteling International ótimo também mas reserve com antecedência.
Quando ir: depende! No inverno, quando fomos (junho/julho agosto) é frio e seco, então o salar fica com aquele formato de colméia, bem seco, e não há riscos de alagamentos no caminho até lá. No verão, por outro lado, é calor e chove muito, mas você pode dar a sorte de não chover no dia que você for e de quebra você vê o salar na sua forma mais bonita: alagado! Fica parecendo um espelho e ainda quero voltar pra vê-lo assim.
O que comer: lá tudo fecha bem cedo, principalmente no inverno, e não há muitas opções. Como o trem chega as 22h30min, as 23h quando saimos já não tinha mais quase nada pra comer, mas achamos um bar que no final das contas era super divertido, com as paredes forradas de fotos engraçadas no salar e tinha o chão de areia. O bar chama La Loco e está perto da pracinha principal.
Como conhecer o salar: existem algumas opções de passeios, sendo que as mais famosas são: passeio de 1 dia (nós fizemos esse pois não tínhamos muito tempo) que dura o dia todo, almoço na ilha de pedra (pic nic) incluso e transporte em 4X4 OU 3 dias, acampando no salar e com o adicional de ver as lagoas coloridas e mais algumas coisinhas (gostaríamos de ter feito esse).
Os dois passeios são lindos e dá pra conhecer bem o salar, mesmo só ficando um dia. Lá você visita o hotel de sal, algumas “ilhas” de pedra e cactos, além de andar por aquela imensidão branca que é maravilhosa.
Carlos
Gostei desse bar! São esses lugares meio “zuados” que as vezes surpreendem e marcam!