Onde ficar em Paris: melhores bairros, regiões e dicas de hospedagem
Atualizado em:
Descubra aqui como entender o mapa de Paris, quais os melhores bairros para se hospedar e o que esperar de cada um deles, e veja também dicas de hotéis em Paris. Confira!
Paris não se tornou o principal destino turístico do mundo a toa. Além do charme, a cidade tem o poder de agradar pessoas de diferentes estilos e idades, e em diferentes momentos da vida. Você pode viajar para Paris com amigos, família, com seu amor, para estudos, trabalho e etc.
Com tantas vidas e estilos em uma única cidade (e com tantas opções de hotéis e regiões para ficar), escolher em que região se hospedar em Paris se torna uma decisão super difícil. Não existe uma dica única e certeira, existem lugares que você se identificaria mais ou menos.
Por ter morado lá durante meus meses de estudos na Sorbonne, conheci um pouco de cada região e suas características, e espero que esse post ajude-os a escolher qual região de Paris combina mais com você e com o estilo de viagem que você vai realizar. Mas antes, vamos entender a cidade-luz.
Antes de pensar em hotéis ou opções de hospedagem em Paris, é preciso entender como é feita a divisão dos bairros e como é o mapa de Paris.
Entendendo a geografia de Paris e a linguagem para se orientar na cidade
Dica 1: ao invés de bairros, há os ‘arrondissements’
A cidade de Paris está dividida em 20 arrondissements, que são regiões administrativas, como se fossem nossos bairros. Para se localizar em Paris de uma maneira rápida, basta pensar que a divisão dos arrondissements foi feita seguindo o formato de um caracol, começando do centro (perto do rio) e seguindo em espiral. Tente se hospedar dentro desse limite periférico dos 20 arrondissements, pois é aí que estão a maioria dos pontos turísticos e as principais linhas de metro.
Dica 2: Use a Île de la Cité e a Île Saint-Louis como referência
Quanto mais perto do rio Sena e do centro do caracol, melhor, e mais fácil, será para você se movimentar pela cidade, podendo fazer muitos dos passeios turísticos a pé. As duas ilhas no meio do Sena são ótimas referências, pois quanto mais perto delas você se hospedar, melhor será a sua localização mas mais caras. Quanto mais longe, mais barata será sua hospedagem, com excessão do arrondissement 16, um dos bairros mais chiques de Paris.
Dica 3: Escolha o seu lado, rive gauche ou rive droite
Outra maneira que os parisienses dividem a cidade é pelo lado do rio que você está: Rive Gauche (margem esquerda – parte de baixo do mapa)ou Rive Droite (margem direita- parte de cima do mapa).
A Rive Gauche é a região da boemia, dos estudantes e intelectuais parisienses. Enquanto que a Rive Droite é mais a Paris do luxo, da moda e dos negócios. É claro que isso não é uma regra, e sim uma percepção geral. Na Rive Droite mesmo está o bairro do Marais e de Montmartre que são descolados e boêmios também, por exemplo.
Entendendo como o mapa de Paris funciona, os arrondissements e os conceitos gerias, fica mais fácil se localizar na cidade. A próxima etapa é entender o que esperar de cada bairro de Paris e qual combina mais com a sua viagem. Vamos?
Características de cada região de Paris
Louvre (1er) – O bairro mais central e próximo das atrações turísticas
O arrondissement número 1 de Paris é super central e tem muitas das atrações turísticas populares da cidade, como o Louvre, o Jardin des Tuileries, a rue de Rivoli e rue Saint Honoré. É um bairro que você inevitavelmente irá passar em algum momento da sua estadia em Paris. Por esses motivos é uma excelente opção e muito bem localizado.
O lado negativo? Estar no coração de Paris tem um custo, e provavelmente você terá dificuldade em achar uma opção de hospedagem para um orçamento mais enxuto.
Dicas de hotéis na região do Louvre: por aqui que estão os hotéis mais luxuosos de Paris como o Le Meurice, Mandarin Oriental, Ritz e Costes. Mas há também opções ligeiramente mais em conta como o Hotel Lumen. Veja preços e reserve seu hotel aqui.
Opéra Richepanse
Clique aqui e veja outras opções de hotéis na região do Louvre.
Le Marais (3ème e 4ème) – bairro descolado e lgbt friendly
Eu adoro o bairro do Marais. Ele é sempre muito animado até altas horas da madrugada, onde estão os estabelecimentos mais vanguardistas e interessantes, desses que acolhem todo mundo. Inclusive o bairro é tido como o reduto gay de Paris.
Le Marais está perto da Ilê Saint Louis e, como comentamos no inicio do post, é bem central. É aqui que está o Centre Georges Pompidou, museu de arte moderna e contemporânea, além de vários restaurantes bons e descolados. Eu adoro o Les Philosophes e o Breizh Café tem o crepe que praticamente já virou ponto turístico.
Dicas de onde ficar no Le Marais:
Foi na divisa entre o Louvre e o Marais (uma localização mega privilegiada) que ficamos em um apartamento bem descolado e fofo, do lado da agitada rue Rambuteau. Veja como foi nossa experiência nesse link: apartamento para alugar em Paris no Marais. Ou veja aqui outros 3 espaços no Marais que são da mesma dona do apartamento que ficamos, e veja como fazer a sua reserva. Se você entrar nos destaques do insta @segredosdeviagem e voltar um tantinho no tempo (mais precisamente em 2019), verá o tour que fizemos em dois desses apês quando estivemos lá.
Para quem prefere a exeriência de se hospedar em algum hotel em Paris, um dos meus queridinhos e sonho de consumo é o Hotel du Petit Moulin, com decoração de Christian Lacroix. Veja preços e reserve aqui. Uma outra boa dica de hotel é o 1K Hotel.
Clique aqui e veja outras opções de hotéis no Marais
Quartier Latin (5ème) – bairro dos estudantes
Bairro que tem uma alta concentração de estudantes, pois abriga a Universidade Sorbonne (tanto que tem esse nome porque antigamente as aulas eram ministradas em Latin).
Fica no Quartier Latin, atrás da Sorbonne, uma das minhas ruas preferidas de Paris: a Rue Mouffetard. A “Mouffe” é uma animada e charmosa rua cheia de pequenos restaurantes e barzinhos cheios jovens. Essa região possui muitas residências estudantis e é bem prática para quem quer passar uma temporada de estudos na cidade.
Quem procura hotel pode checar o Observatoire de Luxembourg que tem uma vista linda para o parque.
Clique aqui e veja outras opções de hotéis no Quartier Latin
Leia mais: Moradia Estudantil em Paris
Saint Germain de Prés (6ème) – bairro que traduz o estilo parisiense
Uma das minhas regiões preferidas de Paris. Esse é o bairro ideal para quem gosta de andar a pé sem rumo pelas ruas e vielas da cidade, e descobrir lojas de novos designers e galerias de arte ou conversar sentado em mesas na calçada de algum belo bistrô ou café da região.
É também uma das regiões mais caras e sofisticadas de Paris. É na principal rua do bairro, o Boulevard Saint Germain, onde há o cruzamento das famosas esquinas de Paris que abrigam o Café de Flore, Café Deux Magots, Armani Café, Brasserie Lipp e o Ralph’s, restaurante da Ralph Lauren.
Em Saint Germain de Prés, é possível encontrar muitos hotéis boutique e hotéis de charme. Ótimas dicas são: Le Madison, Hotel Bel Ami, Hôtel L’Abbaye e L’Hôtel.
Clique aqui e veja outras opções de hotéis em Saint Germain
Leia mais: Nossa review do hotel “Le Madison”, onde nos hospedamos no Boulevard Saint Germain.
Champs Elysées (8ème) – bairro das ruas de compras e hotéis luxuosos
O oitavo arrondissement tem avenidas famosas de compras, como a eterna Champs Elysées, a Avenida Montaigne com várias lojas de marcas de luxo e a agradável Faubourg Saint-Honoré. É aqui que estão os hotéis mais luxuosos e caros de Paris, como o Plaza Athenée e o Four Seasons George V. É aqui também que está a Gare Saint Lazare, estação ferroviária de onde saem a maioria dos trens para fora da França e atrações como o Arco do Triunfo, Grand e Petit Palais e a Place de la Madeleine.
No 8ème arrondissement, veja os hotéis West End, o Le Maison Champs Elysées e Hotel Vernet.
Clique aqui e veja outras opções de hotéis na Champs Elysées
Basttille (11ème) – bairro mais em conta e com boas opções
O 11º bairro é mais simples e afastado da região central, mas vale destaque nesse post pois acolhe cada vez mais turistas por oferecer opções justas de hospedagem, ideais para quem quer gastar um pouco menos, mas sem abrir mão do conforto. Também vem ganhando cada vez mais notoriedade na noite parisiense, com diversas opções de baladas pela região.
Uma charmosa opção e mais em conta é o Bastille de Launay. Veja preços e reserve aqui.
Outras boas opções: Auberge Flora e Hotel Alhambra.
Clique aqui e veja outras opções de hotéis na Bastille
Montmartre (18ème) – bairro animado, mas afastado do centro
Montmartre parece uma cidadezinha de vila dentro da cidade grande. Localizado no topo de uma colina, tem uma bela vista geral de Paris, mas, em contrapartida, tem muitas escadas e vielas. É o bairro da boemia jovem e tem um circuito turístico forte, com a Sacre Coeur e a place du Tertre. É, na minha opinião, um bairro muito afastado da cidade e, por esse motivo, pode gerar alguns inconvenientes para o visitante como ter que levar muito tempo para se locomover ou pagar mais caro nos taxis.
Se quiser ficar em Montmartre, veja o Kube Hotel. Confira os preços e reserve seu hotel por aqui.
Outra opção mais perto da Sacre Coeur e igualmente boa é o Hotel Particulier.
Clique aqui e veja outras opções de hotéis em Montmartre
Agora que você já decidiu em que região se hospedar em Paris e reservou seu hotel, que tal conferir todas as nossas dicas da cidade-luz?
Aqui nesse link estão os posts que já publicamos sobre a cidade, com dicas de passeios, os melhores restaurantes, e alguns segredos de viagem!
*Reservando pelos links acima você ajuda o SV (porque ganhamos uma comissão) e não paga nada a mais na reserva, além de ter sempre preços atualizados e promocionais da Booking.com!
Eliane
Oi Marcella, adorei a matéria !! Dicas muito boas, principalmente para quem, como eu, não conhece nada de Paris. Agora já tenho uma ideia e dá para saber os bairros e regiões
Isabela
Nossa que show essa matéria,
Excelentes dicas, super explicativa.
Ameeeeei
Rafael
Gostei das suas dicas, já me deram uma ajuda boa 🙂
derli coutinho
Eu e meu esposo vamos a paris em junho de 2016 e ficaremos 3 dias. Vamos nos hospedar no 9ºarr. Essa região é boa e segura para sairmos a noite? Atenciosamente Derli
Marcella
Olá Derli,
eu sempre digo que é bom ficar atento em qualquer lugar e em qualquer hora, mas, no geral, o 9 arrondsement é bem tranquilo.
É um bairro mais residencial, e tem ainda o trecho super bonito com lojas e teatros famosos. Bem charmoso!
Olivia correa
Super indico o Airbnb!!! Minha ultima viagem fechei tudo por lá, os preços foram bons e as localizações também! Experimentem meninas! ;D beijos