Cidades Incríveis: Manaus – uma jóia cercada de Amazônia
Atualizado em:
Este é o nono post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!
História
O nome Manaus vem dos Índios Manaós, que habitavam a região quando a cidade começou a ser povoada pelos colonizadores, no século XVII. Hoje, mais de dois milhões de habitantes vivem nessa jóia de cidade que nasce onde o Rio Negro e o Rio Solimões se encontram, e é a principal porta de entrada para quem quer conhecer a Floresta Amazônica – praticamente o jardim da casa de Manaus!
A cidade cresceu muito, primeiramente, devido ao ciclo da borracha no século XIX, que trouxe muito dinheiro para a região, e marcou Manaus com a influência européia vista até hoje nos principais prédios da cidade. Mais tarde, o porto e a Zona Franca de Manaus se tornaram o principal motor da economia da cidade, mas as atrações e o encanto dos prédios da Belle Époque com o cenário da floresta continuam.
Por quê Manaus é incrível
Manaus é uma cidade cosmopolita (tem o maior bairro da América Latina- Cidade Nova, casa de quase 300 mil habitantes) e cultural. As pessoas são amigáveis e a proximidade e afinidade com a floresta Amazônica fazem com que a gastronomia Manauara seja daquelas inesquecíveis.
Em Manaus há espaço para quem busca contato com uma fauna e flora que só existem ali, para quem vai a trabalho, para quem quer sentir de perto a cultura nativa brasileira, e para quem tem o paladar apurado e quer experimentar em gastronomia. Que tal?
Informações Úteis
Principais Atrações
- Teatro Amazonas: Inaugurado no último dia do ano de 1896, esse teatro tem as características da Belle Époque Europeia, que podem ser vistas até hoje tanto por fora, como por dentro- em algumas das suas apresentações de música clássica.
- Mercado Municipal Adolfo Lisboa: As estruturas desse mercado construído em 1880 chegaram de navio vindas de Paris, e o prédio foi inspirado no mercado Parisiense Les Halles.
- Igreja São Sebastião: Pertinho do Teatro Amazonas está a Paróquia de São Sebastião. É uma igreja que foi construída também no ciclo da borracha (1888) e possui diversos estilos misturados inspirados na Europa.
- Palacete Provincial: Este prédio que já foi quartel da PM do Amazonas e também foi construída no século XIX, época do ciclo da borracha, hoje abriga a Pinacoteca do estado do AM.
- Parque do Mindú: Este parque municipal proporciona uma pequena amostra da biodiversidade da floresta Amazônica.
- Praia da Lua: O Lonely Planet elegeu essa praia do Rio Negro como a melhor de Manaus. Acessada de barco, ela é sempre procurada por locais e turistas.
- Floresta Amazônica: Existem diversas formas para conhecer a floresta, e pacotes oferecidos por hotéis e agências, Escolhe o que melhor se adequa a você entre barco, safari, caminhada, etc.
Como chegar/ Quantos dias ficar
O aeroporto de Manaus recebe vôos diários das principais capitais do Brasil. Você pode procurar promoções legais e passar um final de semana prolongado por lá para conhecer o básico, ou mesmo passar uma semana ou duas para conhecer bem!
Onde se hospedar
O centro de Manaus concentra a maioria dos melhores hotéis da cidade e é também a localização ideal para ter acesso a todos os pontos turísticos. No entanto, existem hotéis mais afastados que te deixam mais em contato com a Natureza, como por exemplo o Anavilhanas, de frente para o Rio Amazonas.
Veja mais opções de hotéis em Manaus.
______________________________________________
Para saber mais:
Alguns amigos blogueiros já fizeram posts bem legais sobre Manaus. o Carpe Diem Blog tem uma seleção de posts aqui; o Eu Viajo com Meus Filhos fala de Manaus para crianças aqui; e a Viajante Solo reuniu seus posts de Manaus aqui. Confiram!
______________________________________________
E aí, gostou de conhecer essa cidade incrível?
Continue nos acompanhando que semana que vem tem mais uma cidade incrível pra você conhecer através das páginas do Segredos de Viagem!
Leo
Incrível, a arquitetura do teatro é muito bonita.
Denise Tonin
Adorei o formato do post! Resumido e com tudo que interessa! Muito legal! Obrigada por mencionar o Viajante! Beijo grande