Cidades Incríveis: Mostar – a capital cultural da Bósnia-Herzegovina


Atualizado em:


Este é o sétimo post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!

______________________________________________

História

Mostar é uma cidade ao sul da Bósnia-Herzegovina que, antes da unificação dos dois países, era a cidade mais importante da Herzegovina. Ainda hoje, a cidade é uma das principais do pequeno país. Você pode achar estranho uma cidade de apenas 100 mil habitantes estar nessa lista junto com lugares como Melbourne ou Medellín, mas a verdade é que mesmo as cidades pequenas podem ser incríveis- e este é o caso em Mostar!

Até 1991, Bósnia, Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Macedônia e Croácia eram um só país, a Iugoslávia. A partir deste ano, como resultado de diversas crises internas, o país começou a se dividir. A Sérvia deu o pontapé inicial e conseguiu sua independência, seguida pelos outros nos anos seguintes. O problema foi que estas divisões englobavam vários povos e religiões diferentes, o que causou diversos conflitos violentos que dizimaram algumas cidades e populações, entre elas Mostar.

A ponte Stari Most quando foi destruída pela guerra (Foto: vavel.com)

A ponte Stari Most quando foi destruída pela guerra (Foto: vavel.com)

A Bósnia-Herzegovina é composta de três etnias principais: os Bósnios (muçulmanos), os Sérvios (ortodoxos) e os Croatas (católicos). de 1991 a 1993 o país esteve em guerra entre as três etnias, sendo que Sérvia e Croácia financiavam os dois últimos povos. Mostar foi a cidade mais bombardeada pela guerra, e ficou sitiada por 9 meses em 1993, que foi o ano em que o cartão postal da cidade – a ponte Stari Most, foi destruída. Em 1995 foram assinados acordos de paz e o país (e Mostar) foram, lentamente, se reconstruindo.

Por quê Mostar é incrível

A história de guerra de Mostar não tirou sua beleza. Uma cidade que parece saída de um conto de fadas por causa do rio azul turquesa que cruza a cidade e da vegetação ao redor, Mostar se reconstruiu, sem se esquecer das feridas da guerra. Uma cidade com traços medievais na parte antiga, mesquitas e igrejas no meio de tudo isso, edifícios abandonados e cravejados de balas compõem o cenário de um lugar mágico. História, paisagens naturais, arquitetura e um povo receptivo são a combinação que faz de Mostar uma cidade incrível!

Informações Úteis

Principais atrações

  • Old Town: o principal centrinho da cidade, onde estão localizados os cafés e restaurantes, e é possível sentir a “vibe”medieval da cidade.
Old Town (Foto: thousandwonders.net)

Old Town (Foto: thousandwonders.net)

  • Stari Most: a ponte velha que é o principal cartão postal da cidade e cruza o rio Neretva ligando os dois lados da cidade. A ponte tem mais de 400 anos e foi destruída durante a Guerra da Bósnia, nos anos 90, mas foi reconstruída em 2004.
Stari Most renovada (Foto: albanianeagletours.com)

Stari Most renovada (Foto: albanianeagletours.com)

  • Mesquita de Koski Mehmed Paša: Foi construída em 1618 e, apesar de ser simples se comparada às grandes mesquitas da Turquia e dos Emirados Árabes, ela é muito bonita. Mas a atração principal é a vista que ela tem da cidade e, principalmente da Stari Most.
Do minarete da mesquita é possível ter uma visão panorâmica da cidade (Foto: panoramio.com)

Do minarete da mesquita é possível ter uma visão panorâmica da cidade (Foto: panoramio.com)

  • Cachoeira de Kravice: Localizado a 40km de Mostar, esse lugar parece um pequeno paraíso! Tratam-se de cachoeiras que desaguam em uma lagoa de águas turquesas cristalinas (e frias) e que são um destino certo dos Bósnios e turistas no verão.
Cachoeiras de Kravice (Foto: fitfabandforeign.com)

Cachoeiras de Kravice (Foto: fitfabandforeign.com)

  • Blagaj Tekke: Este é um monastério da religião Derviche e considerado um dos lugares mais sagrados da Bósnia. A região é linda e cerca o rio Neretva.
O monastério Derviche (Foto: amazingplacesonearth.com )

O monastério Derviche (Foto: amazingplacesonearth.com)

  • Pocitelj: Uma cidade medieval a cerca de 30km de Mostar, à beira do rio Neretva. Vale pela história e pela arquitetura das construções locais.
A vista da cidade medieval de Pocitelj (Foto: naokolii.si)

A vista da cidade medieval de Pocitelj (Foto: naokolii.si)

Como ir e quantos dias ficar

Mostar é pequena e há quem a visite em apenas um dia. Realmente, você pode ver a ponte, o centro antigo e a mesquita em um dia, mas para conhecer Pocitelj e as Cachoeiras de Kravice, você precisaria de mais 2 dias. 3 dias em Mostar é bom para conhecer bem, 4 dias dá pra curtir melhor. Mas se você só tiver 1 dia, não deixe de ir mesmo assim.

Para ir pra Mostar é legal combinar com viagens pelo leste Europeu como Croácia, Montenegro ou Sérvia. É comum que as pessoas passem antes por Sarajevo, pois de lá sai um trem que vai para a cidade e passa por paisagens de tirar o fôlego. Há um pequeno aeroporto que recebe vôos mais locais, mas o melhor mesmo é fazer a rota de carro, ônibus ou trem.

Também dá pra ir pra Mostar saindo de Dubrovnik, na Croácia. De carro a viagem dura cerca de 2h30min e há agências croatas que façam esse passeio como bate-volta.

Onde se hospedar

A cidade é pequena e é fácil se locomover a pé ou com os taxis locais, então não existe uma localização que seja ruim por la. No entanto, os melhores hoteis/pousadas (bed & breakfast) estão localizados bem perto ou dentro de Old Town. Aqui no Booking.com há uma seleção com as melhores opções.

______________________________________________

Para ler mais: 

A Adriana, do Blog Dri Everywhere já foi para Mostar na sua viagem pela costa do Adriático, e contou a experiência dela AQUI.

A Cláudia do Blog Felipe, o pequeno viajante, passou por Mostar na sua viagem de motorhome com a família e contou tudo AQUI.

_______________________________________________

E aí, gostou de conhecer essa cidade incrível?

Continue nos acompanhando que semana que vem tem mais uma cidade incrível pra você conhecer através das páginas do Segredos de Viagem!

Saiba mais sobre a série CIDADES INCRÍVEIS aqui!

Cidades Incríveis LOGO

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese