Liverpool, a cidade dos Beatles na Inglaterra – e muito mais do que isso


Atualizado em:


Liverpool, na Inglaterra, é mundialmente conhecida como o lugar onde nasceram os Beatles e na minha opinião, soube explorar isso muito bem. Mesmo quem não é fã de carteirinha do quarteto pode curtir muito as atrações mais beatlemaníacas de Liverpool, porque são muito bem organizadas e produzidas. Mas você sabe o que mais tem para fazer lá?

Liverpool fica no noroeste da Inglaterra e é uma das joias do norte do país. A cidade tem muito a oferecer e vai muito além dos seus filhos mais famosos, sendo capaz de encantar todos os públicos. Veja abaixo uma seleção de dicas ótimas de Liverpool para você aproveitar melhor a sua viagem.

Quando ir e como chegar a Liverpool, na Inglaterra?

Minha recomendação para a Inglaterra é sempre ir no verão, pois lá dias quentes são uma raridade e o frio pode ser pesado para quem não está acostumado. Além disso, o inverno tem dias muito curtos, o que atrapalha bastante na hora de turistar.

O verão inglês tem ainda uma vantagem que é o fato de o país não ser um destino tão procurado quanto outros como Itália ou França, então as atrações ficam um pouco mais vazias, ainda que mais cheias do que em períodos de baixa temporada. 

Liverpool é facilmente acessada de ônibus, pela National Express, ou trem vindo de Londres ou outras grandes cidades do Reino Unido, como Manchester (muito perto) ou Edimburgo, por exemplo, e é possível achar passagens muito baratas comprando com antecedência.

Também é possível chegar de avião vindo da Europa ou do Marrocos, com operação de diversas empresas low cost, como EasyJet e WizzAir. Na minha primeira visita, fui de Bristol para Liverpool, um dos únicos roteiros que não valem a pena, porque não há transporte direto e eu tive que fazer uma “escala” na rodoviária em Londres. Depois, morando em Manchester, fiz bate e volta para a cidade e foi super mega tranquilo.

Visual cinematográfico em Liverpool

Quanto tempo ficar e onde se hospedar em Liverpool?

Apesar de ser uma das maiores cidades da Inglaterra temos que lembrar que os padrões europeus são bem diferentes dos brasileiros, portanto Liverpool é uma cidade pequena em que é possível fazer quase tudo a pé. Com isso em mente, recomendo que você busque se hospedar na região mais central, para não ter que gastar com transporte. Alguns pontos de referência são: o shopping Liverpool ONE e as estações de trem Liverpool Central e Liverpool Lime Street Station.

Muitas pessoas que vieram me visitar em Manchester fizeram apenas um dia de bate e volta para Liverpool e curtiram bastante. Acho que essa opção funciona se você, como eles, estiver hospedado aqui e com outros objetivos no Reino Unido. No entanto, acho que um dia em Liverpool deixa um gostinho de quero mais e você vai ter que deixar bastante coisa de fora.

Em dois dias é possível visitar as principais atrações da cidade e sair de lá encantado. Mas ouso dizer que para curtir bem e com calma três dias seria o ideal, principalmente se você é muito fã de Beatles e vai querer conhecer cada cantinho que o quarteto pisou com muita calma.

Liverpool também é famosa pela vida noturna e se sua intenção for cair na noitada, recomendo deixar uns diazinhos a mais para garantir a recuperação no dia seguinte sem deixar de ver nada.

Liverpool: um pouquinho de história

Liverpool data de 1207 – apesar de só ter sido elevada à categoria de cidade em 1880 -, mas construções antigas não são exatamente o que mais chamam atenção no local. Mesmo assim, uma parte do centro de Liverpool foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, e é frequentemente descrita como uma das mais belas cidades inglesas.

O porto de Liverpool teve um papel fundamental no desenvolvimento da Inglaterra pois era por ali que passava a maior parte dos navios de passageiros e por onde saía grande parte da produção industrial de Manchester. O trecho Manchester-Liverpool, aliás, foi a primeira rota ferroviária do mundo! Hoje em dia a população local gira em torno de 500 mil pessoas, sendo uma das cidades mais populosas do país.

O que fazer em Liverpool? Roteiro dos Beatles

A estátua dos Beatles fica na região de Pier Head, em Liverpool

The Beatles Story

O museu dos Beatles, chamado The Beatles Story, é inteiramente dedicado à história da banda e cada sala reproduz um local que teve grande importância na trajetória dos quatro. Dos bares onde tocavam no início da carreira a cenários de clipes, o visitante vai passando pelas salas ao som dos maiores sucessos da banda, claro.

O lugar é mega bem feito e vale o investimento um pouco salgado do ingresso, que foge dos padrões britânicos de gratuidade. É emoção certeira tanto para quem já conhece a história quanto para quem está aprendendo durante a visita. Se você não é um beatlemaníaco, mas se interessou, eu recomendo começar o dia por aqui, para já estar ambientado no resto do tempo.

Penny Lane e Strawberry Field

Quem é fã conhece bem esses dois nomes. Para quem não é, explico: Penny Lane é uma rua que foi imortalizada pela canção de mesmo nome da banda. Era nela que o Paul McCartney trocava de ônibus para chegar até a casa de John Lennon. A rua em si é uma rua normal, mas você encontra algumas referências mencionadas na música, como a barbearia.

Strawberry Field, por sua vez, é o jardim de um antigo orfanato, também imortalizado em uma música dos Beatles. Até pouquíssimo tempo não se podia ver nada além dos portões vermelhos, mas a propriedade pertencente ao Exército da Salvação abriu suas portas para visitação. Atualmente, há no local um museu interativo que conta a história do local, da juventude de John Lennon e da música. Para visitar o café, o jardim e a loja não é preciso pagar, mas para o museu é necessário adquirir ingressos antecipadamente aqui.

Casas dos Beatles

As casas onde os quatro Beatles viveram na infância também são pontos turísticos dos maiores fãs da banda. A casa de John e a de Paul foram adquiridas pelo National Trust, órgão de preservação histórica, cultural e natural do Reino Unido. Mesmo assim, não é possível entrar em nenhuma delas, apenas passar em frente e tirar fotos.

Os endereços são:

  • Casa de John: 251 Menlove Avenue
  • Casa de Paul: 20 Forthlin Road
  • Casa de George: 12 Arnold Grove
  • Casa de Ringo: 10 Admiral Grove

Cavern Club

A entrada do famoso pub Cavern Club.

O Cavern Club é um misto de pub e casa de shows subterrâneo – por isso o nome – onde os Beatles tocavam frequentemente bem no comecinho da carreira, por isso é hoje conhecido como o “local de nascimento dos Beatles” e o “club mais famoso do mundo”.

O estabelecimento na verdade mudou-se para o outro lado da rua, mas a estrutura é exatamente igual a original. As paredes indicam que por lá também já passaram muitos outros ingleses famosos, como Rolling Stones e Queen, mas os Beatles são ainda hoje a principal atração e todos os dias há shows dedicados ao quarteto, de tarde e de noite, em um clima super descontraído e muito agradável.

O Cavern Club funciona todos os dias, de manhã, de tarde e de noite. Mas é bom conferir o site para ter informações sobre o valor de entrada, que varia bastante de acordo com a data e horário. Aproveite também para dar uma volta pelo Cavern Quarter, como é conhecido o entorno do Cavern Club.

Por dentro, a estrutura do Cavern Club se mantém igual ao original

Magical Mistery Tour

Se você quer fazer tudo isso que eu mencionei acima de uma forma prática e cheia de informação, o Magical Mistery Tour é a sua pedida. Esse é um tour em um ônibus de dois andares que vai te levar nas casas dos quatro integrantes da banda, na Penny Lane, no Strawberry Field e termina no Cavern Club.

Eu geralmente não sou muito fã de excursões desse tipo, principalmente se há uma forma de fazer a mesma coisa gastando menos, mas se você não abre mão de conhecer todos os pontos, acho que o Magical Mistery Tour é uma pedida bem prática. Querendo ou não, ficar indo de casa em casa vai te tomar bastante tempo e custar bastante dinheiro de deslocamento. Com o tour você fica tranquilo e ainda tem o suporte e informações dos guias.

O que fazer em Liverpool? Outras atrações

Como mencionei no começo, Liverpool, na Inglaterra, é encantadora pela história dos Beatles sim, mas também tem muito mais a oferecer. Acho Liverpool uma cidade linda e muito rica em história e cultura. Veja as principais atrações:

Docas

Como em qualquer lugar na Inglaterra, há sempre o risco de pegar chuvas e um tempo feio que muda rapidamente

Para mim, a parte mais importante de Liverpool. O Albert Dock é o coração da área e da cidade, mas as regiões de Pier Head, Salthouse Dock e Wapping Dock também devem ser incluídas no passeio – na verdade a diferença de um para o outro não fica tão clara quando você está lá, então apenas vá para as docas e divirta-se!

A região do antigo porto foi revitalizada e hoje abriga lojas, restaurantes e museus – e uma estátua dos Beatles – em um ambiente super bonito e agradável. Se você pretende entrar nos museus (que falo mais jajá), dá para reservar um dia inteiro de passeio só para essa região.

Igrejas

Quem costuma associar igrejas a países tradicionalmente católicos, vai se surpreender com Liverpool. A Catedral Anglicana da cidade é uma das igrejas mais impressionantes que eu já visitei – e olha que foram muitas! A construção do lado de fora já chama bastante a atenção por ser monumental. A catedral é a igreja mais extensa do mundo, com quase 189 metros de comprimento e uma torre de 101 metros de altura. Por dentro ela lembra muito uma igreja católica, e seus vitrais garantem que a visita valerá a pena. É possível entrar gratuitamente, mas para subir na torre e ter uma vista panorâmica da cidade é preciso pagar 7 libras.

A monumental Catedral Anglicana é a igreja mais extensa do mundo.

Liverpool tem também uma Catedral Católica, chamada de Catedral Metropolitana de Liverpool. Ela também chama a atenção pela sua construção, que lembra um misto da Catedral de Brasília e da do Rio de Janeiro. Por dentro ela passa longe da ostentação das igrejas mineiras ou italianas, e o destaque fica por conta da iluminação. A entrada também é gratuita.

Museus

Como quase toda cidade inglesa, os museus não ficam para trás na lista do que fazer em Liverpool. O primeiro destaque fica com o Tate Liverpool, museu de arte moderna, irmão do Tate Modern, de Londres, que eu considero incontornável. A galeria de Liverpool é menor do que o parente da capital, mas abriga exposições importantes e, localizado no Albert Dock, também tem uma estrutura interessante, parecida com o original. Ele fica aberto todos os dias, das 10h às 17h50 e a entrada é gratuita.

O World Museum é um daqueles museus bons para levar as crianças, mas onde a família toda se diverte, porque é repleto de interatividade. Como o nome sugere, ele é um museu histórico, com uma pegada de museu de história natural, mas um pouco menos científico. Ele também funciona todos os dias das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Por dentro a biblioteca é super moderna e suas escadas criam um desenho lindo

Logo ao lado do World Museum está a Biblioteca Central de Liverpool, uma instalação super moderna dentro de um prédio histórico que já valeria a visita. A biblioteca tem também um terraço, uma área para crianças e um café.

Liverpool tem ainda outras opções como o Museu da Cidade de Liverpool, o Museu da Escravidão (um pouco questionável, mas interessante) e o Museu Marítimo, todos ali pela região das docas, e você pode encontrar mais informações sobre eles no site dos museus nacionais da cidade.

Anfield

Liverpool tem atrações para todos os gostos, e os fãs de futebol não ficam de fora. Anfield, o estádio do time da cidade, um dos grandes do campeonato inglês e do mundo, é parada obrigatória para quem acompanha o esporte.

É possível visitar tanto em dias normais quanto em dias de jogos, mas os tours são diferentes. O visitante também pode escolher entre apenas fazer o tour, ou combiná-lo com alguma experiência, como Q&A com lendas do clube. Os ingressos custam a partir de 14 libras, dependendo da visita escolhida. Vale a pena dar uma olhada no site antes para escolher e reservar a sua.


Gostou das dicas de Liverpool, na Inglaterra? Se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar, deixe seu comentário abaixo!

E já que você está interessado em Liverpool, a Inglaterra também tem outros destinos que você pode se interessar, como Londres, ou algumas cidades que são ótimas para um bate e volta, como Bath, Oxford ou até mesmo Brighton.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *