Bate e volta de Londres para Oxford
Atualizado em:
Um bate e volta de Londres para Oxford é suficiente para conhecer as melhores atrações da cidade. É possível ir de trem pela manhã, e voltar a tardezinha, e foi exatemnte isso que fizemos. Nesse post, contaremos para vocês nosso roteiro de 1 dia em Oxford, e todos os detalhes.
A cidade de Oxford ficou famosa por abrigar uma das universidades mais antigas do mundo: a Universidade de Oxford, aberta no século XII. Com certeza, visitar a cidade significa se aventurar pelos belíssimos prédios e jardins da Universidade, muitas vezes cenários de filmes como Harry Potter, e também se aventurar pelos museus e lojas fofas ao redor da Broad Street.
Como ir de Londres para Oxford
Trem é a maneira mais rápida de se chegar a Oxford partindo de Londres, uma viagem de 80km, feita em mais ou menos 1h. Os trens saem da estação de Paddington em Londres, e param na única estação de trem de Oxford. Bilhetes antecipados podem ser comprados pelo site Train Line, e custam entre 10 e 45 libras cada pernada. Nós pegamos o trem das 10h da manhã, e voltamos no das 17h10min, o que nos deu umas boas 6h pra explorar a cidade, e achamos suficiente!
Se quiser fazer um tour guiado em português, daqueles com os passeios e transportes todos pré definidos, em que você só tem que aparecer no local e horário combinado e não precisa se preocupar com mais nada, nós recomendamos esse tour aqui, que passa pelo castelo de Warwick e pelas paisagens de Cotswolds, por Oxford e Stratford (cidade de Shakespeare).
Roteiro a pé para 1 dia em Oxford: confira os passeios imperdíveis
A estação de trem de Oxford é super central, e a partir dela é possível andar para os principais pontos da cidade. Eu fiz (e recomendo) o seguinte roteiro, nessa ordem:
1- Oxford Castle
Castelo de mais de mil anos, está aberto para visitação de suas ruínas. Apesar de não estar entre as minhas atrações favoritas da cidade, se você tiver um tempinho, vale a visita. São 12 libras para a vista que inclui o castelo, a Torre de Saint George e a prisão. Você pode comprar seu ingresso online.
2- Ashmolean Museum
Museu de arqueologia e arte, completamente gratuito. É um museu bem grande com bastante informação, então o tempo que você fica lá depende do seu interesse e do quanto você vai se aprofundar. Eu, por exemplo, fiquei um tempinho nas galerias sobre os impérios Persa e Babilônia, mas pulei outras coisas como arte sacra. Vai do gosto de cada um.
3- Broad Street
Principal rua da cidade, a Broad Street é vibrante e movimentada. Lá estão cafés, lojas e restaurantes (incluindo redes de fast food). Ela acaba sendo o caminho pra quase tudo que se vê na cidade. Nesse roteiro, você pode aproveitar sua passagem pela Broad Street para almoçar em algum dos restaurantes da rua, ou em algum dos estandes de comida do Covered Market.
4- Covered Market
A versão inglesa dos nossos mercados centrais nem se compara com os mercados brasileiros, mas vale passar por lá e quem sabe pegar alguma coisinha rápida para comer, ou até mesmo comprar alguns queijos locais.
5- University of Oxford
A principal atracão da cidade é a Universidade, com suas 38 escolas. O destaque fica para a Radcliffe Camera, e a Bodleian Library, que parecem saídos de um filme do Harry Potter. É importante notar que há um número limite de visitas para a Bodleian Library, já que só se pode entrar com algum tour, e durante a alta temporada eles esgotam bem rápido. Se quiser, você pode garantir o seu comprando online no site da universidade, ou chegando bem cedo para agendar para o mesmo dia.
Bem em frente à Radcliffe Camera está a University Church, que seria uma igreja comum, não fosse a possibilidade de subir na torre e ter a melhor vista panorâmica de Oxford. Para subir, você precisa comprar o ingresso de 4 libras e esperar na fila (não há como comprar antecipadamente). Vale notar que são vários degraus e a escada é bem estreita, então não é muito recomendado subir se você for um pouco claustrofóbico ou tiver dificuldades de se locomover.
6- Christ Church
Essa universidade ficou famosa por ter sido cenário de diversas cenas dos filmes da franquia Harry Potter. O destaque fica por conta do “Dining Hall” e suas longas mesas, usadas como cenário para os jantares das casas de Hogwarts, e para a cena da escolha do chapéu seletor. Para entrar na universidade é preciso pagar 7 libras, e sempre há uma fia do lado de fora (não tão grande). Mas se quiser garantir, dá pra comprar online e agendar seu horário.
Mas o melhor mesmo, sem duvidas, e o dining hall, que te faz sentir em um filme do Harry Potter. Veja se você concorda:
E ai? Se animou para conhecer Oxford em sua próxima visita a Londres? Já foi e tem alguma dica que acha que esquecemos de mencionar? Deixa seu comentário aqui pra gente, e quem sabe você não ajuda outros viajantes também. =)
Adailton Batista
Muito bom o texto e a universidade