Berçário Marinho em Fernando de Noronha


Atualizado em:


Uma das viagens mais lindas que fizemos esse ano, pra não dizer na vida, foi Fernando de Noronha. A ilha que tem acesso controlado de pessoas por dia por questões de preservação ambiental é inteira maravilhosa, com lugares de tirar o fôlego e passeios inesquecíveis (sem exageros ou clichês).

Olha esse lugar!!! Parece cartão postal mas fui eu que tirei!!!!

No entanto, teve um passeio que fizemos que foi muito especial e diferente. Foi a visita à praia da Atalaia. Essa praia fica no chamado “Mar de Fora” da ilha e é a única controlada pelo IBAMA. Isso porque lá existe uma piscina natural que é considerada o ambiente ideal pra animais marinhos recém nascidos crescerem, ou seja, é um berçário natural.

O que acontece é que a maré cheia traz esses animais até a piscina, e eles ficam lá, seguros. Quando a maré está baixa é possível visitar a piscina. A gente viu de tudo por lá, até um tubarão bebê.

Restrições

  • 100 pessoas por dia, sendo que 4 grupos de 25 pessoas
  • permanencia maxima de 20 minutos na praia
  • não pode estar com protetor solar nem creme no cabelo pra entrar na água
  • Proibido o uso de nadadeiras, só snorkel, e tem que evitar ao máximo pisar no chão quando estiver na piscina, nadando bem devagarinho

Como visitar o Berçário Marinho?

Pegamos uma senha com o pessoal do Ibama na praia do Sueste e fomos por uma trilha (cheia de mutucas) não muito longa, mas fiquei sabendo que existem duas opções de trilha, uma mais longa que não pegamos, e a curta que foi a nossa.

É bom chegar cedo pra pegar sua senha do dia e tem que pagar pra entrar (R$50,00 a trilha curta e R$70,00 a longa).

Voce pode reservar sua senha com antecedencia na sede do ICMBio, que fica na Vila Boldro. E possivel reservar com ate 5 dias de antecedencia. Basta levar o ingresso do parque, cópia do voucher ou o número de CPF do visitante. Cada pessoa pode agendar um máximo de 6 ingressos.

A partir dessas pedras no chão já começa o espaço do “berçário”

Aqui dá pra ver bem o mar aberto mais escuro atrás e o “berçário” separado pela parede de pedras mais clarinho e raso

Vista da praia da Atalaia

A trilha vem de lá de trás desse morrinho verde

Uma parte da trilha

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe seu comentário

  • Tina calado

    Amando essas dicas! A senha só consegue no dia? Não agenda com antecedência?! Quanto tempo dura a trilha curta? Obrigada.

    • Oi Tina, voce pode agendar com antecedencia sim (e’ inclusive uma otima dica que alguns leitores nos deram depois)! O problema e’ que nao e’ possivel agendar pela internet. Voce deve ir pessoalmente na sede do ICMBIO (na Vila Boldro) com ate 5 dias de antecedencia da sua visita. A trilha curta dura cerca de 30min caminhando!
      Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.