Chicago Blues – voce precisa ouvir!
Atualizado em:
O Blues de Chicago não é o blues comum. Ele é uma variação do blues original que surgiu quando, na época da Grande Depressão, os trabalhadores negros começaram a migrar da região sul dos EUA para as áreas industriais do pais (como Chicago) em busca de trabalho. É, portanto, uma versão mais urbana do blues.
A grande diferença do blues urbano para o blues tradicional reside no uso de amplificadores, ao invés de fazer a música acústica. Além disso, o Chicago blues pode contar com bandas de instrumentos que vão além do blues tradicional, como a guitarra e a harmônica. Algumas bandas incluem até saxofone, dando um toque mais animado e “jaazy” para o blues original.
Existem diversos lugares para ouvir um bom Chicago Blues em Chicago. A mais famosa é a “House of Blues” mas ela não é autêntica e já virou uma casa de show super comercial onde só turistas acabam indo. É claro que por todas as partes você vai se deparar com turistas, mas recomendamos algo mais tradicional, como o Blue Chicago, que visitamos como recomendação de amigos locais.
O Blue Chicago é um bar minúsculo e com número contado de pessoas que podem entrar, já que não cabe muita gente. Por isso, se você não chega cedo (no máximo as 20h), corre o risco de ficar numa fila em esquema de “rodízio”, no qual só entra alguém quando outra pessoa sai. A bebida é barata e não há comida, mas a música e espetacular. Fomos em um sábado e a banda tinha uma vocalista mulher que arrasava no vozeirão. Ah, e a maioria do público era bem local e fiel.
Além do Blue Chicago, ouvimos falar muito bem do B.L.U.E.S, do Rosa’s Lounge e do Buddy Guy’s Legends. Alguém já foi em algum deles e pode nos contar mais sobre esses lugares?
Não deixe de viver a experiência do blues em Chicago, é parte da cultura americana e da região “mid west” (meio-oeste), além de ser um programa super legal.
Ludmila
Oi, Chicago é realmente uma cidade sensacional!! Já fui ao Buddy Guy’s Legends e lá toca um tipo diferente de blues do que o que toca no Blue Chicago. É um blues mais triste, mais tradicional. Outro lugar de blues muito bom é o Kingston Mines, fica um pouco afastado do “centrinho” de Chicago mas é excelente! O Blue Chicago é o meu preferido!