Como tirar o visto de estudante F-1 para os Estados Unidos


Atualizado em:


Veja abaixo, de um jeito simples e resumido, as etapas necessárias para tirar o visto de estudante da categoria F-1, aquele para quem vai estudar nos Estados Unidos. Você precisará desse visto se for fazer um curso que tem mais do que 18 horas semanais de aula.

Passo 1– Entrar/ Ser aprovado em uma instituição de ensino nos EUA.
Pode ser universidade, mestrado, high-school, curso de línguas, curso específico e etc.

Passo 2– Após sua aprovação, a escola irá lhe mandar o formulário I-20 (algumas escolas arcam com os custos do envio, outras não – e dai é você quem tem que pagar). Você não conseguirá adiantar muita coisa do processo sem antes ter esse documento.
Certifique-se de que todas as informações no I-20 estão corretas, e escreva essas informações do mesmo jeito e com a mesma grafia em todos os próximos formulários.
Neste documento há um código de barras do lado direito no canto superior que tem o número do SEVIS, que você terá que utilizar para preencher os formulários do passo 3 e 4.

Passo 3– Preencha o formulário DS-160, disponível nesse site aqui. Todos que tiram visto precisam preencher esse formulário, a diferença pro visto de estudante é que você terá que preencher alguns campos específicos como o seu número do SEVIS e informações sobre a escola e comprovante de renda.
Nessa etapa, você terá que pagar  uma taxa de solicitação de visto no valor de $160 (sempre bom guardar e imprimir uma cópia do recibo ou comprovante de pagamento, mas esse não é um dos documentos obrigatórios).
Finalizado tudo isso, imprima uma cópia da página de confirmação desse formulário.

Passo 4 Preencha o formulário I-901, e pague a taxa SEVIS que custa $200. Essa etapa é online e é feita nesse site aqui.
Certifique-se de escrever todos os dados exatamente como estão no formulário I-20, dados como nome, país, endereço, data de nascimento e etc.
Faça isso pelo menos 3 dias antes da data da sua entrevista (prazo mínimo), e não esqueça de imprimir a cópia do seu recibo para levar ao CASV e ao Consulado.

Passo 5– Vá até o esse site e agende dois horários: um para ir primeiro no CASV tirar foto e registrar suas digitais, e outra data para sua entrevista no consulado americano. É nessa opção que você escolhe a opção de entrega do visto: pelo correio ou retirada no CASV.
Imprima uma cópia do agendamento.

Passo 6– Vá ao CASV na data e horário agendados. Tenha em mãos o passaporte (se tiver visto antigo em outro passaporte, leve-o também), o I-20, o DS-160, o recibo do pagamento do SEVIS (também chamado de taxa I-901) e uma cópia da página do agendamento.

Passo 7– Vá ao consulado no horário agendado. Leve todos os documentos que você já levou ao CASV, e leve também comprovantes de que você tem vínculos no Brasil e tem intenção de voltar para cá quando o curso acabar, além de comprovantes de renda para todo o período em que for ficar nos EUA. Veja dicas para a entrevista no final desse post.

Passo 8 – Espere seu visto chegar pelo correio (geralmente em até 10 dias úteis), ou aguarde um e-mail informando quando ele estará pronto para retirada no CASV (essa opção normalmente é mais rápida).
Confira todos os seus dados e certifique-se de que esteja estampada a categoria F-1 em seu visto.

Pronto! Agora basta comprar sua passagem e ir ao aeroporto com o passaporte com o visto, o formulário I-20, o recibo do SEVIS, comprovantes de renda e endereço que ficará nos Estados Unidos.

——————————————————————————————————————————————————————
Dica 1 para a entrevista no consulado americano
– por precaução, leve uma foto 5X7 impressa. Quando eu fui aconteceu algo atípico: o sistema travou e todo mundo teve que tirar fotos nas lojinhas na frente do consulado, lugares que cobravam super caro por uma fotinho de má qualidade (20 reais) e claro que tinham filas enormes em cada um deles, afinal, todo mundo estava na mesma situação.

Dica 2 para a entrevista no consulado americano– vá bem vestido e não leve celular ou bolsas/ mochilas grandes. Seja sério e profissional na sua conduta e respostas, pois eles observam o seu comportamento também.

Dica 3 para a entrevista no consulado americano– se seu curso é de línguas, não chegue na entrevista já falando inglês, pois seu objetivo ao ir para os EUA é aprender a língua e isso pode gerar alguma desconfiança no entrevistador. Mesmo se você já souber inglês e estiver buscando aprimorar o idioma, é sempre bom evitar fadiga e esperar ele pedir para falar com você em inglês (isso pode acontecer nos casos de cursos de outras áreas e que exigem proficiência no idioma, como um curso de atuação por exemplo, por mais que você tenha Toefl).

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

    • Oi Juliano,
      Como os prazos no Consulado podem mudar (e sem aviso prévio algumas vezes), o melhor nesse caso é entrar em contato diretamente com eles para averiguar o tempo de espera.
      Desculpe não conseguir ajudar nesse caso.

  • Mary Anne Oliveira

    Qual a melhor forma de conseguir moraradia em Boston enquanto estudante brasileiro. Uma família pode ajudar cedendo um quarto cobrando um valor acessível a condição do estudante estrangeiro?

    • Mary Anne, o melhor nesse caso é procurar ajuda para ver moradia com a própria escola ou mesmo em grupos e fóruns de estudantes brasileiros em Boston. =)

  • Janaina Caetano

    Olá Marcela, tenho uma dúvida já tirei o meu visto como faço para transferir para visto de estudante ou vou ter que fazer o processo de novo do visto.

    • Olá Janaina,
      Quando fui estudar em NY em 2015 eu tive que tirar um novo visto de estudante, mesmo já tendo o visto de turista. São duas coisas diferentes e processos diferentes, e muito provavelmente você terá que fazer o mesmo e tirar um novo.
      Abs, Marcella

  • Olá Marcela, tudo bem? Minha esposa irá aplicar pro visto F1 e eu e nossa filha menor para F2. Eu serei o sponsor. Sou executivo de uma multinacional americana no Brasil e só pretendo me desligar da mesma quando ela obtiver o visto. Temos imoveis e bens no Brasil e minha esposa tem ainda 3 filhos ( 2 maiores de 21 anos). Minha principal duvida aqui é: Durante a entrevista para o F1, posso ser questionado se continuarei trabalhando aqui ou se mudarei definitivamente pros EUA. Se isso acontecer, o que responder?

    • Oi Jeff,
      Primeiro de tudo, gostaria de dizer que nao somos especialistas em visto e nao temos informacoes sobre as entrevistas consulares alem das nossas proprias experiencias. Por isso, tudo o que falamos aqui sao sugestoes que nao podem ser tomadas como verdade.
      Dito isso, no seu caso, me parece que vao perguntar como voces irao se sustentar nos EUA, visto que voce deixara o seu emprego. Essa e’ uma pergunta muito comum para visto F1 (pelo que vivenciamos) e valeria a pena voce ter isso em mente. Mais do que te questionar sobre a sua saida do trabalho (acredito que basta voce dizer que esta esperando a confirmacao do visto para se desligar), e’ importante ter provas de que voces tem meios para se sustentar.
      Espero ter ajudado e que tudo de certo na entrevista!
      Marianna

  • denise campolina canabrava

    Ola Marcella!!
    Já conversamos varias vezes quando estava indo para Paris, 2017!!

    Agora estou buscando meu visto de estudante, para os EUA, vou morar em Boston!

    Você me indicaria alguma empresa que tenha a experiencia em preencher essa documentação?
    Eu mesma estou em contato com a minha escola, inclusive estudei lá por 30 dias agora em outubro 2018, mas quero voltar em abril 2019, para ficar por mais tempo porém com o visto de estudante !
    Aguardo obrigada querida, até, bjos

    • Oi Denise, me lembro muito bem de você, claro!!! Conversamos bastante sobre os cursos da Sorbonne né? =)
      Olha, fizemos os nossos vistos de estudante por conta própria, por isso não consigo indicar uma empresa que eu tenha usado, nesse caso. =(
      Mas se precisar de qualquer outra dica, pode contar com a gente!
      Beijos e boa viagem! Aproveita que esse mundo é seu!

  • Olá … gostaria de saber se o I 20 e a carta de chamada do College facilita na aprovação do visto?

    • Com certeza! O I-20 e’ necessário para conseguir o visto. Mas lembre-se que não e’ garantia, já que os agentes consulares podem fazer outras perguntas e pedir outros documentos.
      Boa sorte!

  • Olá Marcela, fazem 6 meses que voltei dos EUA após 2 anos de intercâmbio. Já estou com tudo pronto pra tentar o visto F-1 porém estou com receio. Tenho dois fiadores; um brasileiro e outro americano. Você acha que eu teria problema quando ao fiador americano? E eu não tenho vínculos com o Brasil.

    • Oi Larissa,
      Acho que o problema maior e’ a falta de vinculo com o Brasil, ja que eles costumam observar esse ponto para ver se a pessoa nao tentara “overstay” o visto e ficar pelos EUA.
      Claro que isso depende muito de cada caso, mas as vezes vale a pena voce verificar esse ponto.
      Infelizmente, nao podemos dar mais que nossa opiniao, ja que nao somos despachantes ou especialistas em visto, mas esperamos que corra tudo bem com voce!
      Boa sorte!

  • Olá não tenho o ensino médio completo mais quero tirar o visto de estudante par a aprender inglês. isso é possível mesmo não tendo o ensino médio completo ?

    • Oi Thais,
      E’ possivel se voce estiver matriculada em um curso que te ajude com a documentacao para o visto – isso depende de escola pra escola, tem que evr direitinho onde voce vai estudar e perguntar se eles dao a documentacao.
      O visto sera valido enquanto voce estiver fazendo o curso.
      Boa sorte!

  • Ola, gostaria de saber como fazer o High School numa escola publica. Qual o visto e os procedimentos necessarios?

    • Ja tenho um lugar para ficar, so preciso realmente saber os procedimentos para entrar num High School publico. Obrigada (;

      • Olá Jade, não temos essas informações e nem temos como fornecê-las pois não somos especialistas no assunto.
        Lamento não conseguir ajudar nesse caso. =(

  • Roberto Quintal

    Parabéns pelo o texto, muito claro!
    Um ponto que não comenta e que vi em alguns outros sites é que é preciso comprovar US$16 mil para curso de um ano.
    Isso é verdade? Mesmo para colegial?
    Eu moro nos EUA e quero trazer minha sobrinha para um ano de intercâmbio, posso eu comprovar a renda ou tem que ser os pais?

    • Oi Roberto,
      Confesso que nao sei te dizer com certeza sobre a comprovacao de renda- seria melhor entrar em contato direto com o consulado para isso. Mas em geral, se voce atestar que vai ser responsavel pelas despesas dela, sua comprovacao de renda pode funcionar (ao inves das dos pais).
      Boa sorte e espero que de tudo certo!

    • Oi Roberto, tenho 16 anos e quero fazer o High School, acredito que seria o mesmo caso da sua sobrinha, porque assim como ela, eu tambem iria morar com meu tio. Nao consegui achar muitas informacoes de como fazer isso, mas voce poderia me dizer como conseguiu para ela? Como ela conseguiu um High School?

  • Giselle Cyríaco

    Olá, boa noite
    Me tira uma dúvida por favor, vou aplicar agora o visto de estudante. Vou como F1 e vou levar minha filha e meu marido como F2. Gostaria de saber se eu teria que pagar a taxa Sevis só para mim, ou seria para os 3?? Pode me ajudar em questão do F2.
    Desde já agradeço.

  • Opa , tudo bem ? Então brother pretendo ir para Califórnia para com visto de estudante, vou pagar U$$ 200 dólares mês, a escola fala que eu preciso comprovar no minimo U$$1.500 dólares,para eles emitirem o I-20, vou comprovar de U$$6.000 a U$$7.000 dólares tu acha que consigo o visto ?

    • Oi Paulo, essa questao do visto depende muito de caso a caso. Nao temos como te garantir se isso vai ser suficiente, mas geralmente se voce faz tudo direitinho de acordo com o recomendado, nao ha porque ter problemas.
      Boa sorte!

    • Oi Paulo, tudo bem ?
      Qual é a escola que você vai estudar na Califórnia? Achei o preço bem bom. Se puder me falar, eu agradeço.

  • Marcella,

    Estou indo fazer minha entrevista de visto F1 na próxima semana para mestrado. Não tenho bens no meu nome, moro na casa da minha mãe, e já tive um visto J1 em 2015 -2016. O que eu poderia usar como prova de vinculo?

    Muito Obrigada!

    • Oi Izabela,
      a prova de vínculo não era exatamente uma obrigatoriedade na minha época, era só algo que poderia deixar mais fácil a aprovação do visto em casos de cursos de curta duração, por exemplo (como era o meu caso).
      Eu acho difícil negarem um visto para mestrado se você já tiver a carta de aceitação da escola e todos os documentos direitinho (matrícula talvez, comprovante de meios financeiros para se sustentar e morar lá, e outros documentos pertinentes…).
      Eu sou a favor de levar documentos a mais do que a menos. As vezes eles nem pedem para ver nada e já te aprovam, mas é bom para ficar mais segura.
      Porém, eu não sou especialista em visto, e aqui eu compartilho minhas experiências pessoais da vez que tirei o meu F-1 há dois anos.
      Se estiver insegura ou com dúvidas, o melhor a fazer e procurar um especialista no assunto ou pegar as informações direto no consulado, que é a fonte mais confiável para isso! 😉

  • Olá, bom dia.
    Minhas filhas tiveram o visto de estudante negado e estamos querendo aplicar novamente. Vc saberia informar se precisa pagar novamente também a taxa sevis, ou basta pagar novamente a taxa do consulado de 160 dólares?
    Obrigada!

  • Olá, sobre essa informação financeira em conta corrente deve ser em conta brasileira ou só americana? E qual o minimo exigido para um curso de 6 meses ou 1 ano? alguém pode ajudar??

    • Kleber, eu apresentei recursos da minha conta aqui do Brasil (até porque eu não tinha conta aberta nos EUA e acho que esse é o caso de muitos brasileiros também).
      Já faz um tempinho que tirei e não lembro dessa informação do mínimo exigido. Tomara que alguém aqui saiba responder! =)
      Boa sorte!

  • Sandra Costa

    Boa tarde!
    Gostaria muito se possível de dua ajuda.
    Fiquei 1 ano en NY como F1 student. Terminado meu 1° ano de permissão, decidi voltar p o Brasil.
    Sóque fui como turista ecfiz a mudança de status lá em New York. Agora queri voltar, mas como turista
    E não sei se terri problemas com a emigração, pois nao sei como está minha situaçao no sistema.
    Como faço para saber?
    Obrigads pela atenção

    • Sandra,
      geralmente acabado o prazo limite que está no seu visto de estudante, ele não tem mais valor e você pode voltar a usar o de turista.
      Mas, de todo modo, não sabemos especificações sobre o processo de troca de visto e nem detalhes do seu caso.
      Para confirmar se essa informação procede, o melhor é ligar ou checar as informações diretamente com o consulado.
      Att,
      Marcella

  • Olá, estou para iniciar o processo do meu visto de estudante mês que vem… Uma dúvida, durante a entrevista, já se é sabido na hora se tivemos o visto aprovado ou negado, igual ao de turista? Att, Aurora.

  • Olá,

    Gostaria de saber se uma vez que eu consiga o visto de estudante por meio de uma escola que emitiu para mim o i20, esse visto me dá o direto de estudar simultaneamente em outra escola sem que eu tenha que solicitar um i20 da segunda escola.

    Obrigada,
    Teresa

    • Teresa, não sei te responder essa questão.
      Nesse caso, melhor falar direto com um responsável no consulado.
      Att, Marcella

  • Olá!
    Estou nos EUA com visto de Turista, e pretendo ficar para aplicar o visto de Estudante, sou empresária, você pode me explicar como faço: procedimento do curso, comprovação financeira, etc.
    Desde já agradeço!

    • Olá Cybelle,
      nós aplicamos para o visto de estudante quando estávamos no Brasil.
      Não temos informação de como proceder para aplicar já estando nos EUA.
      Nesse caso, o melhor é procurar as informações no site oficial do Consulado ou entrar em contato com um especialista no assunto.
      Atenciosamente.

      • Obrigada!
        Então, você pode explicar como é o processo feito pelo Brasil, se for o caso, retorno e dou início no Brasil mesmo.

  • João Filipe

    Quanto tempo mais ou menos demora para agendar a entrevista para retirada do visto f-1 no Rio de Janeiro assim que eu tenha recebido o I-20, existe a possibilidade de me enviarem a numeração do I-20 para realizar o agendamento logo enquanto aguardo a chegada do certificado por carta?

    • Joao Filipe,
      Nao sei te dizer o prazo exato que o consulado do RJ leva – seria melhor voce entrar em contato direto com eles.
      Quanto ao I-20, voce pode pedir pra te enviarem escaneado antes de mandar por carta, mas geralmente chega bem rapido, e nao sei se eles aceitarao a copia.
      Boa sorte

  • Boa tarde.
    Meu visto f1 e f2 foram negados agora em dezembro no Rj, não me pediram nenhum documento e tenho todos em mãos, sera que posso fazer outra entrevista em Brasilia agora em janeiro só com o meu f1 sem o f2? pois meu curso começa em fevereiro e talvez outro entrevistador veja com mais cautela meu documentos… Obrigada!

    • Oi Thais,
      Esse seu caso e’ bem especifico entao eu nao sei te responder essa pergunta. Recomendamos que voce fale com alguem mais especializado no tema, como um despachante, ou mesmo alguem do proprio consulado.
      Boa sorte!

  • Marcela, boa tarde!

    Você sabe qual o valor necessário em conta para o visto F1? Irei morar com uma família então reduz o valor que preciso ter em conta, certo!? Lembro que é em torno de 23mil doláres no total, mas não encontro mais a informação.. obrigada!!!

    • Thainá, isso é algo que não sei te dizer com certeza.
      Recomendamos checar esses detalhes diretamente com o Consulado Americano.
      Obrigada!

  • Leonardo tomasi

    Ola marcela,
    Eu ganhei uma bolsa parcial para estudar me um community college, quem ira custear meus estudos la seria meu tio, oq eu devo levar no consulado para provar que ele ira pagar minhas despesas? Me falaram que tenho que levar o extrato da conta dele dos ultimos 3 meses com a assinatura do grrente e ter um valor parecido nesses meses, me falaram tb que tem q traduzir esse extrato e fazer uma carta custeio tb? Poderia me ajudar nessa questão? O que eu realmente devo levar e seria o suficiente?

    • Oi Leonardo,
      O mais importante e’ voce ter algum comprovante de renda do seu tio em maos. Extrato bancario, holerite, imposto de renda, etc, sao documentos que podem te ajudar. Nao existe uma regra especifica de qual voce precisa levar, e na minha opiniao quanto mais claro voce for, melhor. Eu levei varios documentos e no fim nao me pediram nenhum, mas e’ importante voce estar preparado. Uma carta do seu tio declarando a intencao de te custear tambem eh importante.
      Boa sorte!

  • Tainara Freitas Coimbra

    Olá, Marcella
    Eu tenho dúvidas de como faço para obter meu visto de estudante F-1. Eu atualmente estou fazendo faculdade aqui no Brasil, mas quero fazer um curso de inglês nos EUA, eu moro com meu pai e não tenho nenhuma renda, e quem irá custear minha viagem, será meu pai mas ele é autônomo, o que devo fazer?

    • Olá Tainara,
      para esses casos específicos, a melhor coisa é conversar direto com o Consulado.
      Acredito que um comprovante do banco mostrando que há renda para custear o curso e as despesas de moradia possam ser suficientes.
      Beijos e obrigada pelo comentário

  • Olá Mardella, tenho a seguinte dúvida. Meu filho vai fazer um curso intensivo de inglês em Junho que vem. Ele possui o visto de turista B1/B2, valido. Sendo assim eu preciso preencher o formulário DS-160 ? Não posso iniciar o processo pelos I 901 – SEVIS e dar continuidade ?
    Obrigado pela ajuda

    • Olá Artur,
      como ele vai estudar, o visto correto é o de estudante.
      Ano passado eu fiz um curso em NY de somente um mês também e a recomendação que recebi do Consulado foi de tirar o visto de estudante, por mais que eu já tivesse o de turista.
      Por via das dúvidas, é melhor buscar essa informação direto com o Consulado para evitar problemas.
      Espero ter ajudado!

  • Boa noite, meu nome é Joyce, estou no 1º ano do ensino médio aqui no Brasil e ano que vem gostaria de fazer o ensino médio nos USA. Depois que eu tirar o visto de estudante e terminar tudo lá não posso começar a faculdade? Mesmo tendo todas as notas lá

    • Olá Joyce,
      para casos específicos, a melhor indicação é procurar alguém do próprio consulado para ver como você pode estender o seu visto.
      Beijos e obrigada pelo comentário!

  • oi …Estou com uma duvida,poderia me ajudar please….estou com o i20 em maos já paguei as taxas ..ja terminei o ds160 agora preciso agendar ..a dúvida….meus acompanhantes q tem F 2 preciso agendar eles separadamente …p tirar impressões e entrevista ou já será incluso no meu agendamento …pois qdo coloco o número p incluir eles aparece q já tem usuário usando o mesmo número do ds que no caso sou eu …obrigado

    • Olá João,
      não sei responder essa sua dúvida.
      Entre em contato diretamente com o CASV que eles podem te ajudar com essa questão.

  • Boa noite! Tenho 15 anos e estou cursando o primeiro ano do ensino médio aqui no Brasil.
    Meu intercâmbio em janeiro já está fechado, meu visto de estudante tem duração de 1 ano, gostaria de saber se após o vencimento será possível fazer a renovação, talvez até com um prazo maior, com intenção de terminar o high school nos EUA … Obrigado pela atenção!

    • Oi Pedro, tudo bem?
      Se você tiver indo para uma escola pública, alguma instituição está patrocinando o seu visto (é o caso dos intercambistas do Rotary, por exemplo).
      Se a escola for privada, a própria escola patrocina seu visto (ou você paga uma quantia para que a escola patrocine seu visto).
      Então, no caso de você decidir ficar mais tempo, você terá que ver isso direto com a instituição de ensino que estiver estudando ou que for estudar.
      Basicamente é o seguinte: se você tiver indo por escola pública, ficará no máximo 12 meses e será mais difícil conseguir prolongar sua estadia. Se for pra escola particular, poderá ver com eles de pagar pra ficar mais tempo depois que os 12 meses terminarem (não sei se você teria que voltar pro Brasil pra renovar ou poderia fazer tudo direto nos EUA, o consulado pode te responder com mais precisão).
      Acho que esse link pode te ajudar: https://travel.state.gov/content/visas/en/study-exchange/student/foreign-students-in-public-schools.html

  • DORIVAL NETO

    Boa noite.
    Tenho uma dúvida sobre o visto F1. Estou no aguardo da chegada do I20, mas minha dúvida é a seguinte. Minha esposa é estudante e não tem renda. A renda da família é a minha. O fato dela não ter renda pode ser problema para obtenção do visto? Eu como vou tentar o visto F2(dependente), como fica já que ela não tem renda?

    • Olá Dorival,
      Pelo que eu entendi você vai pegar F1 e sua esposa o F2 certo? Nesse caso, sua esposa configura como sua dependente no seu visto.
      Vocês só precisam provar que tem dinheiro suficiente para cobrir todos os gastos durante todo o período que estiverem no país.
      Essa é a prática comum. Mas, como cada caso é um caso, aconselhamos nossos leitores a sempre buscarem mais informações diretamente com o CASV.

  • Olá Marcela, boa tarde. Estou com uma dúvida na qual ainda não encontrei uma resposta procurando pelo google.. Seguinte: Já pesquisei bem a respeito de troca de status B1/B2 para F1 quando o interessado em fazer essa mudança já se encontra nos EUA e sei como funciana a base desse processo. Um dos pontos notados é a necessidade de solicitar um novo visto de turista quando se retorna ao Brasil e queira ir novamente para os EUA em caso de turismo. Pois bem, no meu caso, eu já possuo o visto de turista (B1/B2) e agora tenho planos de obter o visto de estudante (F1) para poder estudar por um tempo nos EUA maior que 6 meses. A minha dúvida é a seguinte: Se eu obter um visto de estudante ainda estando aqui no Brasil, você saberia me informar se interferiria em alguma coisa em meu visto de turista? Digo, será que ao terminar meu curso nos EUA, voltar para o Brasil e caso depois eu queira ir novamente para os EUA, mas como turista, devo iniciar um processo de solicitação de visto de turista novamente? Ou o meu “antigo” B1/B2 ainda permaneceria válido? Obrigado pela atenção!

    • Marlon, tudo bem?
      Aonde você viu essa informação de que o visto de estudante invalida o de turista?
      O que eu já ouvi são situações em que o contrário poderia ter acontecido… um estudante está nos EUA com o visto F1, depois sai do país e volta com o visto de turista, pode ter o seu visto de estudante invalidado (e também isso depende de cada caso, não saberia dizer com certeza se é uma regra geral).
      São muitos poréns e casos diferentes, por isso, sempre recomendamos que os leitores tirem essas dúvidas específicas com órgãos oficias como o Consulado Americano.
      O que nós podemos fazer é contar nossa experiência, e mesmo assim as regras podem mudar, mas vamos lá:
      Eu já tinha meu visto de turista e fui pra NYC estudar por 1 mês em julho do ano passado e entrei com o visto de estudante. Voltei em março desse ano com o meu visto de turista “antigo” (mas que ainda estava dentro do prazo de validade, claro) e não tive problema nenhum pra entrar.
      Então sugiro checar direitinho essa informação com o Consulado, e espero ter ajudado! =)

  • Olá, tudo bem? Vc sabe me dizer o que o consulado leva em conta para definir o tempo de validade do visto? Tenho um amigo que conseguiu 4 anos e outro somente 1. Desde já obrigado!

    • Olá Bruno,
      não sei te responder qual o critério utilizado pelo Consulado. Para essas perguntas mais específicas, recomendamos entrar em contato direto com eles.
      Quando fui estudar um mês, recebi o visto por um ano, e quando minha irmã foi fazer o Mestrado de 2 anos, recebeu para 4 anos. Mas não é porque você recebeu um visto para 4 anos que você poderá ficar 4 anos lá, por exemplo.
      São muitas variáveis e cada caso é um caso. Então sugerimos entrar em contato com o Consulado para sanar essas dúvidas.

  • Boa tarde Marcela eu ainda não entende muito sobre o visto de estudante gostaria muito de estudar nos EUA,eu conseguiria um visto desse sem fala ingles?

    • Olá Jucilene,
      depende do tipo de curso que você vai fazer fora.
      Se for um curso para aprender inglês, você não precisa falar inglês (afinal, irá aprender nos Estados Unidos).
      Outro cursos como faculdade ou mestrado, exigem fluência e certificados.

  • Olá, gostaria de saber qual visto de estudante devo ter para terminar o 3º colegial e fazer o 4º nos EUA ? Meus pais podem ir com visto de trabalho os dois ? Para enquanto eu estudo eles trabalham ? Após os anos do visto poderia pedir um green Card? Porque tecnicamente estaríamos legalizados no país. Aguardo uma resposta 🙂

    • Olá Sarah, para esse tipo de pergunta específica o melhor é entrar em contato com o Consulado Americano, pois eles conseguem te ajudar melhor.
      Sei que, geralmente, para ter um visto de trabalho você necessita conseguir um trabalho antes de ir para os EUA e acho difícil eles conseguirem um visto por causa da sua estadia lá (o mais comum seria você ir sozinha terminar seus estudos). Mas, mais uma vez, esse tipo de pergunta pode ser esclarecida por pessoas que possuem mais informações e experiência. =)

  • Hiago Tomz

    Boa tarde, obrigado pelas informações, grande trabalho. Tenho 23 anos e sou representante legal de uma empresa registrada desde 2011, é a minha empresa que vai bancar os custos da viagem, minha escola la em Boston ja aceitou como comprovante de renda uma carta do banco e o historico de transações bancarias da empresa, sendo que eu tenho que colocar a empresa como responsável, até ai tudo bem, NOCONSULADO o que eu devo levar? comprovação do banco e extrato mensal, saldo atual? Porque a empresa vai custear as despesas mas EU sou a empresa, fiquei sem saber, se puder ajudar, agradeço.

    • Hiago, é sempre bom levar o maximo de comprovantes possiveis, mesmo que na hora eles não peçam. Voce tendo como provar que a empresa é você e a empresa tem o dinheiro necessário, acredito que não terá problemas com isso.
      Boa sorte!

  • Olá, parabéns pelo site.
    Gostaria de tirar uma dúvida, posso me matricular em uma escola de inglês e tirar o visto F-1, entretanto, se eu não gostar da escola durante as aulas, eu posso mudar de escola?
    Outra dúvida, pretendo fazer um curso por 6 meses, quando estiver para acabar esse período, posso renovar a matrícula e como fica meu visto F-1 e meu I-20?

    • Oi Luciano,
      Quando você muda de escola, você precisa mudar o I-20, e o visto não vale nada sem o I-20. No entanto, recomendamos que você tire esse tipo de dúvida diretamente com o consulado, já que essas burocracias sempre tem muitos detalhes que precisamos prestar atencao.
      Boa sorte!

  • Olá por favor. Eu estou aqui nos EUA vim a passeio e decidi fazer uma segunda faculdade (já fiz mestrado aqui de 2009-11) mas agora gostaria de fazer um outro bach. Será que vou ter problemas pra tirar o visto? Será meu segundo visto de estudante… Me falaram que também posso pedir um change of status, mas estou com receio de ficar “fora de status” enquanto aguardo aqui.
    O curso teoricamente começa no verão dia 6 de maio. Estou aguardando o 1-20 que falaram que deve chegar até o final do mês de março. Iria para o Brasil em abril pra aicar tudo rápido. Será que da tempo? Ou já peço esse change of status por aqui mesmo? Obrigada

    • Hevelyn,
      Voce tentou ligar no consulado do Brasil? Geralmente é mais facil fazer um change of status mas nao sei como seria no seu caso. Melhor voce confirmar direto no consulado pois esses assuntos de visto sao muito delicados e um errinho pode te prejudicar.
      Boa sorte!
      Mari

  • Marcelo Rodrigues

    olá, eu tenho 17 anos e estou fazendo intercâmbio aqui nos Estados Unidos, estou na série que equivale o segundo ano, e meus pais querem que eu volte para completar o ensino médio aqui, meu intercâmbio assim como o meu visto J1 acabem em Junho, e eu queria voltar em agosto para completar o ensino médio, minha host family já aceitou ficar comigo mas estou em duvida do que eu preciso para ou renovar o J1 or se eu preciso do F1 para continuar os estudos aqui,estou voltando para o Brasil em junho, também queria saber se eu preciso confirmar residência, deus já agradecido

    • Marcelo,
      Mudar de J1 pra F1 pode ser um processo complicadinho pois o J1 tem alguns requirements (que voce volte para o seu pais, por exemplo) em alguns casos. A sua melhor opcao é ligar para o Consulado do Brasil mais proximo e perguntar especificamente sobre o seu caso. Ou ate mesmo ir ate o consulado e ver isso. Nós, infelizmente, não temos como te ajudar com isso. O melhor é falar diretamente com eles mesmo!
      Boa sorte!!

  • olá, estou tirando o visto F-1 e meu filho irá comigo para lá. Preciso tirar visto F-1 para ele, ou o visto F2 dele já valerá para ele estudar? Ele tem 7 anos. Obrigada,

    • Patricia,
      Acho melhor você se informar diretamente com o Consulado sobre essa questão. Eles são muito exigentes com vistos então todo detalhe é pouco.
      Boa sorte!

  • Olá, ainda pretendo solicitar meu i-20 em quanto tempo mais ou menos eu consigo fazer todos os passos ?

    • Olá Gabi,
      é sempre bom fazer com a maior antecedência possível.
      Depois que você já foi aprovada e a escola já enviou seu I-20, o processo pode ser bem rápido, dependendo da disponibilidade de horários para marcar sua entrevista no formulário (se estiver em um mês/semana tranquila pode ficar pronto em até duas semanas depois de você preencher os formulários DS-160 e I-901 e pagar a taxa SEVIS).
      Mas, é sempre bom contar com imprevistos. No meu caso, eu fui tirar o visto bem na semana que um hacker chinês invadiu o sistema americano (em junho do ano passado), foi o maior caos e eu quase não consegui ir porque estava com as semanas super contadas e sem margem para erros. No final isso atrasou uns dez dias meu processo, cheguei um dia antes do curso, mas tive que alterar minha passagem aérea.
      Então tente começar com o processo de papelada e documentação com pelo menos dois meses de antecedência da sua ida.

  • No caso o comprovante de renda do período que eu ficaria fora, teria que ser por exemplo a anuidade (todas as parcelas) da minha escola aqui do brasil? Quero fazer high school .

    • Luiza,
      Geralmente é anuidade da escola + custo de vida estimado. Isso geralmente é o comprovante de renda (extrato, Imposto de Renda, etc) da pessoa que vai pagar isso ou o comprovante de que você tem uma bolsa de estudos que vai pagar isso. O bom é você estar preparada. Dependendo do agente que você pegar no consulado, eles podem pedir varios documentos diferentes (o extrato, o IR, bolsa, emprego de quem vai pagar, holerite, etc). Pode ser que eles não peçam e uma coisa só basta, mas eu vi gente na minha frente que não estava preparada e teve uma advertencia pra voltar outro dia com mais documentos!
      Boa sorte

  • Olá, gostei muito das informações, mas quero saber como me matricular em um curso de idiomas ou técnico, se possível,Obrigada.

    • Olá Vera, cada escola tem uma exigência e pedem por determinados documentos dependendo do tipo de curso ou especialização que você deseja cursar.
      O ideal é entrar no site da escola e ver os pré requisitos para matrícula.

  • Rafael batista

    Ola, estou matriculado em uma universidade americana, mas estou esperando o i-20 para tirar o visto, a faculdade pediu pra eu me apresentar no dia 9 de Janeiro, da tempo de tirar o visto?

    • Rafael, não sei te dizer. Depende de quando chegar o seu I-20. Envie um e-mail para a faculdade e diga que, devido ao fato do I-20 não ter chegado ainda, você não pode garantir que vai estar la dia 9. Geralmente não tem problema voce chegar depois desde que voce avise.
      Boa sorte!

      • Olá!

        Estou com o mesmo problema do Rafael Batista. Eu preciso me apresentar no dia 11 de julho e ainda não recebi o i20.

        É possível dar tempo? Eu tenho, praticamente, 1 mês e meio, o que é metade do recomendável.

        Obrigada!

  • + Ver mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *