Comida típica da Inglaterra: dicas de pratos que valem a pena


Atualizado em:


Nem só de feijão enlatado vive a comida típica da Inglaterra. É verdade que a culinária inglesa não é de grande destaque, mas para sua experiência gastronômica no país não ser completamente frustrada, trouxe algumas opções de pratos que vale a pena experimentar.

Eu já tinha vindo para a Inglaterra algumas vezes antes de me mudar para cá, mas meu conhecimento de comida típica da Inglaterra parava no café da manhã extremamente pesado e um pouco duvidoso (que confesso que não encarei experimentar até hoje).

Agora, mais de oito meses depois, já experimentei mais coisas e aprendi a selecionar o que eles fazem bem e o que vale mais a pena entre os pratos típicos daqui. Vem comigo que eu te conto quais os meus favoritos:

Foto: Andy Wang/Unsplash

Comida típica da Inglaterra para almoçar ou jantar

Fish and Chips

Não podia começar essa lista com outra coisa que não o fish and chips, o mais tradicional dos pratos ingleses. Ele nada mais é do que peixe com batata, ambos fritos. Pelo país, você encontra ele em todo lugar e de qualidades diversas. 

Vale se informar bem antes de escolher um lugar para provar, já que para valer a pena a fritura tem que ser muito bem feita. Outra coisa a se atentar que descobri recentemente é que a maioria dos lugares serve um filé de peixe frito, que eu já gosto, mas a comida pode ficar mais interessante se o peixe for servido em iscas, chamadas de “fingers”.

Em bons lugares o prato geralmente vem ainda com um purê de ervilhas. Eu, que sequer gosto de ervilhas, achei o purê um complemento bem gostosinho, deu um up em um prato simples e por vezes gorduroso até demais.

Sunday Roast

Foto: Lisa Baker/Unsplash

Este entra logo depois do fish and chips porque, além de quase tão tradicional quanto, é meu favorito de todos. Por mim, comeria sunday roast toda semana! Essa é a comida típica inglesa oficial dos domingos no Reino Unido e é geralmente servido em pubs bem tradicionais.

O prato consiste em umas fatias de rosbife acompanhado de uma série de legumes (batatas e cenouras sempre estão presentes, ao lado de mais algumas coisas que variam) e yorkshire pudding (que já explico melhor o que é). Tudo isso é coberto com gravy, que é um molho de carne, também conhecido como molho castanho.

Fique atento ao escolher onde experimentar essa iguaria, porque uma carne ruim, por exemplo, pode arruinar a experiência. Nos bons restaurantes, o rosbife é assado por horas e horas e a carne chega bem suculenta.

Yorkshire pudding

O yorkshire pudding é, como o nome indica, originário da região de Yorkshire, onde fica York, no norte da Inglaterra. Ele é uma massinha em formato de torta, mas que geralmente se come de acompanhamento, como no Sunday Roast.

Mas o Yorkshire Pudding entrou na lista porque durante os mercados de natal no norte do país, há também uma outra forma de comê-lo. Na versão natalina, a tal massinha vem recheada com diversos toppings, como carne, gravy e ervilhas, como se fosse um wrap. 

Meat and ale pie

Na verdade, tortas em geral são um ponto alto aqui da Inglaterra. Até as que se compra congeladas no mercado são bem decentes, apesar de nada incríveis. Agora, todo pub que se preste tem uma boa torta de carne, feita na cerveja preta. Ela ainda vem acompanhada de purê de batata.

A combinação de torta e purê pode parecer absurda, mas juro que é deliciosa. A carne vem com um molhinho gostoso que combina perfeitamente com o purê. Para completar, a massa da torta geralmente é mais crocante e adiciona uma textura. Refeição de qualidade garantida!

Bife Wellington

Foto: Loija Nguyen/Unsplash

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o bife wellington, mas sabia que se tratava de uma comida típica da Inglaterra? Pois é, o prato de bife envolto em patê e massa folhada é original daqui e costuma ser consumido no Natal. 

Essa é uma boa opção para quem quer fazer uma refeição mais refinada, mas ainda dentro do escopo de pratos típicos.

Para um lanche

Hash browns

A internet me diz que hash browns são um prato originalmente americano. Não achei uma fonte que me confirmasse isso com segurança, mas de toda forma, hash browns são extremamente comuns por aqui e parte do famoso english breakfast.

Hash browns são nada mais do que bolinhos de batata. Eles lembram também o rosti suico, já que essencialmente as batatas cozidas são raladas e depois fritas. Não vou adentrar a receita aqui, mas acho que deu para ter uma ideia do que esperar né?

Como eu disse, na Inglaterra você costuma encontrar hash browns como parte do english breakfast, mas também dá para achar separadamente e comer como um lanchinho. No mercado, vende congelado igual nuggets. Eu adoro! 

Sausage rolls

E por falar em snack, o salgado mais tradicional e disseminado no país são os sausage rolls. Eles ocupam o mesmo lugar social da nossa coxinha. O sausage roll é um pão folhado recheado de salsicha. Mas não espere um cachorro quente, porque a salsicha vem desfeita, como que formando uma pasta. 

Você pode encontrar sausage rolls bem facilmente, mas os mais reconhecidos do país são do Greggs, que é uma rede de café que está espalhada por todos os lados.

Cornish pasty

Parece uma empanada, não? – Foto: Scott Eckersley/Unsplash

Outro salgado que se encontra bastante por aqui são os cornish pasties. Eles são salgados assados, com a aparência de uma empanada e recheados de carne e vegetais.

O cornish pasty é originário da região de Cornwall, daí o nome, mas se espalharam por todo o Reino Unido e são uma opção bem decente para aquela fominha do meio da tarde.

Cheese and onion rolls

Vou rapidamente fazer menção ao cheese and onion rolls, porque se você, como eu, não for o maior fã de salgados de carne, pode ficar muito bem servido com essa versão. Esse salgado é exatamente como um sausage roll, mas ao invés de linguiça, o recheio é de queijo e cebola (combinação bem popular por aqui, diga-se).

Para beber

Cidra

O inglês é muito cervejeiro, mas além disso, a cidra também é uma bebida extremamente popular por aqui. E se você pensa em cidra e lembra de Cereser, pode esquecer, porque não é nada daquilo. A cidra inglesa parece mais com uma cerveja docinha do que com um espumante.

Além da tradicional cidra de maçã, há também diversos sabores com frutas vermelhas. Eu particularmente adoro a de morango e limão, que até parece um refrigerante. Outras que fazem sucesso são Strongbow dark fruit e Old Mout berries and cherries.

English Breakfast tea

Quem vem à Inglaterra não pode deixar de tomar um chazinho, não é mesmo? O chá com certeza é parte dos hábitos ingleses, mas para ser sincera, na maior parte dos cafés e restaurantes por aí a lista de opções não é muito extensa.

De longe, o chá mais popular na Inglaterra é o English Breakfast tea. O nome não diz muito sobre o que esperar dele, que é uma mistura de chás pretos. Eu particularmente acho o sabor bem parecido com o chá de rooibos, comum na África do Sul.

Esse chá é comumente tomado com leite por aqui – uma mistura que eu detesto, confesso. Alerto também que quem prefere sabores mais herbais, talvez não curta muito este daqui.

Comida típica da Inglaterra: um docinho para arrematar

Cadbury

Cadbury não é nenhum chocolate suíço ou belga, é verdade, mas a marca de chocolates mais popular aqui da Inglaterra é bem gostosinha. Eu amo os chocolates ao leite, o buttons, o twirl, o wholenut e, principalmente, os mini eggs – opção incontornável para quem vem no período da páscoa.

Tony’s Chocolonely

Já quem quer investir um pouco mais no chocolate, vai de Tony’s Chocolonely. O chocolate desta marca é de uma categoria superior e é bem aclamado aqui na Inglaterra. Além disso, a marca é conhecida por ter uma cadeia de produção sustentável.

Shortbread

Olhando a gente não dá nada, mas o shortbread é uma delícia – Foto: Wikimedia Commons

Para finalizar a lista de comida típica na Inglaterra, uma opção escocesa! Hahaha. Apesar de o shortbread ser de fato originário da Escócia, ele é muito difundido na Inglaterra e é um biscoitinho perfeito para tomar com café e depois levar de souvenir para o Brasil. Minhas amigas para quem já dei de presente amaram!

Bônus

Comida asiática

Sim, eu sei, aqui eu roubei. Não estou falando de nada original do Reino Unido, mas a imigracao asiática é fortíssima por aqui e com ela uma série de novas gastronomias foi introduzida na Inglaterra e hoje fazem totalmente parte da alimentação dos ingleses.

E se ressaltamos tanto positivamente que Londres é uma cidade cosmopolita, quem visita a cidade deve aproveitar para conhecer como outras culturas estão integradas nela (e também em outras grandes cidades do Reino Unido).

Escrevi assim generalizado mesmo, porque se tem uma coisa que é fácil de encontrar variedade por aqui são comidas originárias de países asiáticos. Chinês, tailandês, vietnamita, coreano, indiano… Escolha seu preferido e se jogue!

Veja também: Turismo cultural: onde encontrar o melhor de Banksy na Europa


Espero que com essas dicas você consiga ter uma experiência gastronômica inglesa bem sucedida. E lembre-se que além dos pratos típicos, por aqui você pode aproveitar o melhor da culinária de muitos lugares do mundo.

Conta pra gente, você esperava tantas opções? E qual a sua comida típica da Inglaterra preferida?

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *