Comidas típicas da Malásia e dicas de onde comer em Kuala Lumpur


Atualizado em:


Acreditamos que antes de uma viagem, estudar a culinária de um destino é tão importante quanto estudar as atrações turísticas. Uma cidade cosmopolita que reúne diversas nacionalidades também expressa essa mistura cultural quando o assunto é comida. Nesse post vamos te ajudar a entender um pouquinho melhor a gastronomia da Malásia, além de dar dicas de onde comer em Kuala Lumpur.

Alguns pratos são extremamente típicos da Malásia como o seu prato mais popular: Nasi Lemak que, basicamente é arroz cozido com leite de coco e alguns acompanhamentos como ovo cozido, fatias de pepino, amendoim e o inseparável Sambal, que é o molho apimentado (muito apimentado) feito com vários tipos de pimenta, peixe desidratado, pasta de camarão e alho.

A base da alimentação carnívora malasiana é frango, pato e peixe. Apesar de Kuala Lumpur ser próxima ao mar, dê preferência ao frango (as condições de armazenamento podem não ser das melhores) escolhendo, assim, um prato típico chamado Kai Fan ou Chicken rice ou arroz com frango mesmo. É um prato saboroso e suculento já que tradicionalmente deixam a carne marinando para depois assar. Como quase todos os pratos, vem com arroz e rodelas de pepino como acompanhamento .

Kai Fan no Central Market

Esses pratos, por serem tradicionais, existem em quase todos os restaurantes malasianos e os preços podem variar muito também. Em todos os lugares que experimentamos, independente da variação do preço, achamos o sabor muito similar. Você pode explorar os restaurantes ou, se preferir, comer um desses pratos no Central Market.

Central Market

O Mercado Central é aquele tipo de lugar que vamos mais para olhar e comer do que comprar alguma coisa, já que o preço dos produtos é mais alto do que a média. Apesar disso, é um lugar muito agradável para comer enquanto dá aquela descansada. São inúmeras as opções de comida, indiana, chinesa, árabe e, principalmente, os pratos tradicionais malasianos.

Endereço: Jalan Hang Kasturi, pertinho de Chinatown

Como chegar via transporte público: Estação do metrô Pasar Seni ou Masjid Jamek.

Melhor Roti Canai da cidade: Selera Ampang

Sabe aqueles lugares que são simples e você tem a certeza que a comida é boa? Estou falando de um deles quando recomendo o restaurante Selera Ampang, e é no meio dessa simplicidade que você vai encontrar o melhor Roti Canai da cidade!

O tal Roti Canai

Mas afinal, o que é Roti Canai? É um prato típico indiano que a cultura malasiana absorveu. Consiste num pão que lembra o chapati, porém, um chapati folhado. E para comer o Roti (pão) vários molhos a base de curry e/ou chutney são servidos e eles variam em intensidade na pimenta. Então vai com calma, experimente um pouquinho de cada antes de já afogar o pão no molho.

Endereço: Rua Jalan Ampang Lote 1.03-1.04, Tingkat Bawah, Wisma Central,.

Como chegar via transporte público: Saída da estação de metro KLCC

Jalan Alor

Jalan Alor é praticamente um sinônimo de comida em Kuala Lumpur. Essa rua é completamente cheia de restaurantes, barraquinhas e pessoas. Em sua maioria os restaurantes servem frutos do mar e pratos derivados.

Jalan Alor: By Azreey (Own work), via Wikimedia Commons

Eu não como muita pimenta (antes não comia nada mas estou mudando isso morando aqui na Ásia) então os restaurantes de cozinha chinesa entraram na minha lista de favoritos em KL. Em particular o Dragon View em Jalan Alor deixavam minhas noites mais felizes. Recomendo o fried noodles (nosso yakissoba) de frutos do mar. Nesse prato gastei em torno de U$5. Mas não deixe de andar por toda a extensão da rua, você vai se surpreender com as comidas diferentes e coloridas que encontra por lá.

Comidas típicas da Malásia. Onde comer em Kuala Lumpur

Fico com água na boca só de olhar…

Endereço: Rua Jalam Alor

Como chegar via transporte público: Estação de metrô Huang Tuah

U-Village

É um restaurante onde se encontra um pouco de tudo. O viés desse restaurante é a culinária de Hong Kong. O que eu comi e recomendo é um prato típico de lá chamado Chan Chan Teng, uma sopa muito saborosa com noodle e guioza (foi o mais gostoso que comi na malásia!). Gastei cerca de U$6.

No U-Village

Endereço: Jalan Sultan Ismail, Bukit Bintang. Fica próximo do centro na região de Bukit Bintang.

Heli Lounge Bar

É fácil notar que os malasianos têm algumas preferências culturais e, altura é uma delas. Eles adoram prédios altos e vistas panorâmicas da cidade e é no Heli Lounge Bar que você pode ter essas duas coisas e ainda desfrutar de um jantar maravilhoso.

No 34º andar do prédio Menara KH funciona, durante o dia, um heliporto e, durante a noite ele é transformado nesse bar nas alturas. Se não quiser ficar na cobertura, um lounge maravilhoso estará apenas à 1 andar de distância.

Endereço: Jalan Sultan Ismail, 50450

Como chegar via transporte público: Estação de trem Raja Chulan


Por fim, vá para a Malásia (e para toda a Ásia, na verdade) de peito aberto e disposto a provar novos sabores e ingredientes. A gastronomia faz parte da identidade e história de um povo e é uma parte deliciosa de todas as viagens. =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Boa tarde obrigada pelas suas dicas e comentarios vou daqui a 20 dias para KL a trabalho mas vou ter cerca de 4 dias para explorar agradeco de coracao todo o seu roteiro.

    Um bem haja de uma portuguesa a residir no Egito e apaixonada tambem por viagens e especialmente pelo sudeste asiatico!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese