Como viajar sem sair de casa? A gente te conta as dicas!


Atualizado em:


Nos últimos dias só se fala em coronavírus. A situação é muito triste e o isolamento, por mais que seja pelo nosso bem, não é nada fácil. Conversando com uns amigos, comentamos sobre como há muito tempo sequer conseguíamos ter uma conversa que não envolvesse a pandemia, afinal, as nossas vivências foram bastante limitadas.

Nesse cenário, viajar nem pensar. Fronteiras foram fechadas e milhares de voos cancelados. Não é tempo nem de ir passar um final de semana na praia, já que a maior parte delas está fechada e em muitas cidades litorâneas rodoviárias e hotéis também foram proibidos de funcionar.

Vista de uma sala onde se vê um sofá por trás com um homem sentado nele, de costas para a câmera
Ficar em casa no sofá não precisa ser entediante. – Foto: Unsplash

O cenário parece desesperador, e é mesmo, mas como comentamos acima, precisamos ter compreensão de que tudo isso é necessário. Vidas estão em jogo. Portanto, não seríamos irresponsáveis de vir até aqui contar para vocês segredinhos para burlar todo esse sistema e aproveitar dias incríveis fora de casa. Não. Se você não precisar sair para trabalhar ou para atividades essenciais (de verdade), fique em casa.

Mas então o que fazemos nós, viajantes incorrigíveis? Para variar os assuntos das videochamadas e acalmar as mentes inquietas de quem está sempre de olho no próximo destino, a internet pode ser uma grande aliada e vamos dar algumas dicas aqui de como viajar sem sair de casa.

Quem é assinante da newsletter do Segredos de Viagem já teve uma prévia desse conteúdo. Ainda não conhece a nossa news? Clique aqui para receber dicas, informações e segredinhos no seu e-mail!

Como viajar no Instagram?

Você já deve ter percebido que no Instagram, por exemplo, estão pipocando lives de exercícios, shows e afins. Por aqui, tenho tirado sempre um tempinho para me exercitar em casa seguindo a orientação de professores de dança e yoga. Para quem quer se sentir em outro país, a dica é buscar esses conteúdos em alguma outra língua.

Esses dias também descobri o perfil da Além, uma marca de malas que também produz muito conteúdo inspirador sobre viagem. Os produtos que eles vendem eu nunca testei, mas achei as dicas que eles têm dado nesse período muito valiosas e tem muito a ver com isso que estamos tentando fazer aqui, então acho que vale acompanhar.

E por falar na rede social, este é o momento perfeito para você tirar o atraso e assistir todos os destaques dos seus blogueiros de viagem preferidos. Lembra quando você viu que aquela pessoa estava em um destino maravilhoso que você sempre quis conhecer, mas não tinha tempo para conferir todas as dicas? Então, agora é a hora!

E por falar em destaque, lá no perfil do Segredos de Viagem temos destacadas não só as nossas viagens, mas também algumas outras coisas, como o casamento da Mari na Índia, a venda de maconha na Califórnia e um destaque só sobre livros! A Marcella adora ler livros temáticos antes de viajar, para entrar no clima e já aprender um pouco sobre o destino, e compartilha sempre boas dicas com os seguidores.

Livros

Mariana em livraria em frente a estante diferentona de livros e com um livro na mão

Isso nos leva a essa nossa próxima dica. Vamos cair na possível frase mais clichê do mundo, mas também muito real: ler é uma das melhores formas de fazer a mente viajar sem sairmos do lugar. Hora de dar andamento a sua pilha de livros pra ler que só cresce.

Se nada que você tiver em casa estiver te interessando, a New York Public Library liberou mais de 300 mil livros para download gratuito.

Lá no blog nós também já recomendamos livros para mulheres que querem viajar sozinhas. Que tal começar a se inspirar e planejar tudo para quando a vida voltar ao normal?

E ainda, a Companhia das Letras liberou no blog da editora dez e-books para download gratuito até 6 de abril. A editora Leya também está liberando um novo e-book para download gratuito a cada 48h. E a Amazon tem uma seção inteira de e-books gratuitos.

Veja também essas dicas de livros para a quarentena, do blog Viciada em Viajar.

 

Cinema em casa

Se você preferir, também pode se inspirar por meio do cinema. Como fizemos com os livros, também recomendamos aqui 10 filmes para mulheres que viajam sozinhas.

Pensando de forma mais ampla, que tal aproveitar a quarentena para ver essa lista com 50 filmes de viagem?

A Fer do Blog “Ta indo pra Onde” foi super criativa e fez um post de volta ao mundo pelas cidades da série “A Casa de Papel”.

Como as editoras, algumas plataformas de streaming estão disponibilizando filmes e séries grátis. É o caso da Globoplay, que liberou alguns títulos por 30 dias, e da SPcine Play, que tem conteúdos brasileiros liberados para serem vistos no mundo todo.

A Claro, a Vivo, a Sky e a Oi abriram mais canais para os seus assinantes, incluindo os especializados em cinema.

Menina assistindo filme deitada na cama e comendo pipoca. Exemplo de como viajar sem sair de casa

Musicais, ballets e peças online

Quem acompanha o SV no Instagram ou aqui pelo blog há algum tempo sabe que a Marcella é louca por musicais. Se você se identifica com ela, você vai amar saber que tem um site com muitas opções de peças da Broadway disponíveis para assistir on-line. O site não é gratuito, mas você pode aproveitar uma prova de 7 dias sem pagar nada.

Cursos online

Muito tem se falado para aproveitar o tempo extra para aprender um novo idioma. Essa pode ser uma maneira perfeita de se preparar para voltar para o mundo e por o pé na estrada assim que o isolamento acabar.

Uma boa ideia é apoiar um professor de línguas que pode ter sido afetado pelos problemas trazidos por essa pandemia e fazer aulas por Skype. Mas se a sua grana também estiver curta, você pode buscar os aplicativos, como o famoso Duolingo, ou cursos on-line.

E esse também pode ser o momento para realizar o sonho de estudar em uma universidade Ivy League ou aperfeiçoar alguns talentos. As universidades de elite americanas (da Ivy League) disponibilizaram 450 cursos on-line gratuitos.

Além disso, a Casa do Saber disponibilizou todos os seus 120 cursos “on demand” gratuitamente pelos próximos 30 dias!

Museus e as visitas virtuais

Quem gosta de arte, não precisa sofrer com a impossibilidade de visitar museus e ver pinturas, desenhos e esculturas dos seus artistas preferidos. Hoje em dia, a maioria dos museus oferece visitas virtuais. Claro que não é a mesma coisa, mas pode ser uma boa opção para o momento.

O interior do museu Hermitage, em São Petesburgo

Confira algumas dicas de museus para visitar aqui:

  1. Pinacoteca de Brera – Milão
  2. Galeria Uffizi – Florença
  3. Museus do Vaticano – Roma
  4. Museu Arqueológico – Atenas
  5. Prado – Madrid
  6. Louvre – Paris
  7. Museu Britânico – Londres
  8. Museu Metropolitano – Nova Iorque
  9. Hermitage – São Petersburgo
  10. Galeria Nacional de Arte – Washington

Bônus

O Google Arts and Culture tem visitas gratuitas em mais de 1200 museus de 70 países. E ainda: uma lista com ainda mais opções de museus com visitas on-line.

Extras

Que a internet é um mundo inteiro e as possibilidades são infinitas todo mundo sabe. Tentamos facilitar aqui deixando dicas culturais e informativas para você viajar sem sair de casa enquanto não podemos viajar de verdade, mas claro que ainda há muitas outras opções.

Então para terminar, vamos deixar aqui um link do Nexo Jornal com um compilado com muitas outras opções de conteúdos para esse período. Nele você encontra de poesia a estudos de gênero, passando por jogos de tabuleiro. De tédio não morremos nesse período.


Essa fase é dura para todos nós, mas quem tem o privilégio de poder ficar em casa nesse momento, além de beneficiar a todos, pode tentar desfrutar de serviços que geralmente não são gratuitos ou colocar em prática promessas sempre postergadas.

Mas atenção! Estar em isolamento social não significa que você tem a obrigação de ser produtivo. Se quer só ficar deitado e rolando pelas redes sociais, sem problemas, não se cobre mais do que isso, mas é sempre bom conhecer opções, certo?

A quarentena é pela saúde física de toda a população, mas não vamos nos esquecer da nossa saúde mental. Aproveite para cuidar dela ocupando a mente e de quebra conhecer coisas novas. E não se esqueça de lavar as mãos!


O que achou? Conta pra gente suas dicas de como sobreviver ao isolamento e levar a mente longe!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *