10 filmes com mulheres que viajam para inspirar sua próxima aventura


Atualizado em:


Escolhemos a dedo 10 filmes para inspirar mulheres a saírem por esse mundo em busca de aventuras, ou para fazer uma viagem que pode ser transformadora. Já anota ai na sua lista, e bom filme! 

Filmes de viagem são super comuns no cinema mundial, mas em geral os maiores retratados em aventuras pelo mundo são os homens. Diários de Motocicleta, Se Beber Não Case, Viagens de Gulliver, A Vida Secreta de Walter Mitty, Forrest Gump, O Caminho, Antes de Partir… e podemos ficar aqui por dias listando exemplos.

Outra coisa bastante comum de ver nas telonas são mulheres que viajam para ir atrás de homens, como em “Tudo Para Ficar com Ele”, por exemplo. Mas há todo um leque de mulheres maravilhosas e inspiradoras que viraram tema de filmes, e como o nosso negócio aqui é ajudar no empoderamento de mulheres que querem viajar sozinhas, separamos dez filmes com mulheres poderosas que vão te inspirar a se jogar no mundo!

Foto tirada dos fundos de um avião no escuro, com todas as tvzinhas acesas com alguma coisa passando

Melhor do que assistir filmes que inspiram a viajar só assistir no avião, a caminho do próximo destino

1- Juanita

Esse filme recém lançado na Netflix é tudo aquilo que a gente quer em um domingão a tarde: leve e inspirador. Juanita é uma mulher negra de meia idade, com dois filhos e um neto, que se cansa da sua vida sem muitos acontecimentos em Ohio, e decide pegar um ônibus para a primeira cidade distante que vê no mapa. E dai começa sua jornada conhecendo novas pessoas, e mudando o jeito de ver a vida. Além de ser uma mulher independente em busca de sentido na vida, o filme é interessante por mostrar que uma viagem de ônibus, por lugares não tão turísticos, pode também ter um grande impacto na nossa vida.

2- Antes do Amanhecer

Nesse filme, uma francesa, interpretada por Julie Delpy e um americano, interpretado por Ethan Hawke, se conhecem em um trem e resolvem descer em Viena para passar uma madrugada juntos, andando pela cidade, antes de seguirem rumo às suas casas.

Sou suspeita, porque esse é meu filme preferido. Mas mesmo que o tema central aqui seja o romance entre os dois personagens principais, Céline é uma personagem bem desenvolvida, com personalidade e desejos próprios e o relacionamento dos dois é uma consequência das viagens que os dois faziam sozinhos. Vai que você sai por aí sozinha e se apaixona em um trem também? (alerta pisciana!)

3- Thelma e Louise

Esse super clássico é um dos poucos road movies centrados em mulheres. O gênero já é estabelecido no cinema mundial, mas é mais conhecido por títulos como o famosíssimo “On The Road”.

Em Thelma e Louise, as duas amigas, uma garçonete e uma dona de casa, resolvem cair na estrada pois estão cansadas da monotonia das suas vidas. Tudo bem que depois disso – spoiler alert – elas cometem um crime e fogem para o México enquanto são perseguidas pela polícia, mas a parceria da dupla na estrada pode ser uma boa inspiração para você finalmente chamar aquela amiga para uma aventura (de preferência dentro da lei haha).

4- Livre e Comer, Rezar, Amar

Juntei os dois filmes aqui porque os dois tem, no fundo, histórias parecidas. São mulheres que ao passarem por um momento difícil, resolvem fazer uma viagem radical tentando se encontrar. Além disso, os dois são adaptações de livros que nós já recomendamos no texto sobre livros inspiradores.

Mesmo sendo repeteco, acho que a dica ainda é válida, afinal, é bastante comum que a nossa vontade de sair pelo mundo sozinha venha de uma necessidade de auto-conhecimento. De repente, experiências radicais podem ser exatamente o que estamos precisando, por que não?

5- Tracks

Em Tracks, Robyn Davidson, interpretada por Mia Wasikowska, sai para uma viagem de 2.700 km a pé acompanhada de seu cachorro, quatro camelos e o fotógrafo da National Geographic, interpretado por Adam Driver, que vai documentar a aventura. O filme é baseado em uma história real, então por que a próxima não pode ser você?

6- Sex and the City 2

Acho que eu nem preciso dizer mais nada né? Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte deixam Nova York para passar uns dias em Abu Dhabi. As quatro amigas são hoje bastante problematizadas pelo feminismo, mas elas foram ícones de empoderamento nos anos 1990, quando falar de sexo, família e trabalho da forma que elas faziam não era uma prática comum. Assim como na série, o filme traz o poder da união entre as mulheres. Ele também mostra a diversão maravilhosa de uma viagem entre amigas e deixa qualquer grupo do zap cheio de planos para o próximo feriado.

7- Lady Bird

Em Lady Bird, a protagonista, vivida por Saoirse Ronan, não faz exatamente uma viagem. Mas a mudança de Lady Bird de Sacramento, no interior da Califórnia, para Nova York retrata a libertação da adolescente desajustada que está se tornando adulta. Pelos olhos dela, podemos ter um gostinho do que é descobrir que o mundo é muito mais do que a gente conhece ou imagina.

8- As Férias da Minha Vida

Esse é um filminho bem sessão da tarde, mas quem nunca não é mesmo? Georgia Byrd, personagem da Queen Latifah, vai ao médico e descobre que está com uma doença terminal. Ela então resolve pegar todas as suas economias e passar seus últimos dias em um hotel de luxo na República Tcheca. Nessa viagem ela ganha confiança, muda suas percepções e seus valores. Uma experiência completamente transformadora, como pode ser a sua também (talvez menos clichê, mas tá valendo)!

9- A sociedade literária e a torta de casaca de batata

Confesso que o que me fez assistir esse filme original da Netflix foi o nome inusitado. Mas qual não foi a minha surpresa ao descobrir que a história girava em torno de uma mulher que viaja para um lugar desconhecido? O filme se passa nos anos 40, e a protagonista Juliet Ashton é uma escritora que parte rumo à remota ilha de Guernsey (território inglês, invadido pela Alemanha na Segunda Guerra) quando recebe uma carta de um leitor contando sobre um clube do livro na ilha. Juliet vai rumo ao desconhecido, se aventurando sem medo – aquela pitada de inspiração para todas as mulheres viajantes!

10- A Viagem de Chihiro

Desenhos também podem ser ótimas inspirações. Nesse clássico da animação que é mais adulto do que infantil, Chihiro viajava com seus pais quando eles caíram em uma armadilha e se tornaram porcos. A menina então inicia uma jornada por um mundo fantástico para tentar salvar os pais. Girl power não tem idade!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.