Descubra um segredo no Brasil, descubra o Espírito Santo
Atualizado em:
Quem acompanha o Segredos de Viagem no Facebook e Instagram já deve saber que nós fomos conhecer o Espírito Santo a convite da Secretaria de Turismo capixaba! Junto com outros blogueiros de viagem, conhecemos cidades como Vitória, Guarapari, Serra e Venda Nova do Imigrante.
Confessamos que não sabíamos muito bem o que iríamos encontrar (shame on us!) mas, depois de toda essa experiência, o que podemos dizer é: o Espírito Santo é um estado subestimado. E isso é uma pena pois ele reúne ótimas opções que agradam a vários gostos diferentes em um só lugar. Você consegue ir do calor de uma praia ao friozinho da montanha em poucas horas, e isso é o máximo!
É hora de aproveitar esse segredo de viagem que ainda está sendo descoberto. Então, para isso, reunimos as melhores dicas do que vimos e contaremos ao longo de alguns posts. Vejam o que virá por aí!
Vamos começar com a região das montanhas capixabas. De Vitória até lá demora cerca de 2h e você já começa a viagem apreciando as vistas do caminho, de serra e um clima mais frio. A região engloba as cidades de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins. Mas o ponto alto mesmo fica por conta da Pedra Azul, um dos marcos do Espírito Santo.
Ainda nas cidades da região das montanhas Capixabas, é possível fazer a rota do Agroturismo local. Antigas fazendas de imigrantes cuja economia dependia apenas da agricultura de subsistência foram completamente renovadas (com a ajuda do Sebrae) e se tornaram destinos turísticos, abrindo suas portas para os visitantes. Nós vamos contar tudo sobre isso para vocês no primeiro post da série.
De volta para Vitória, falaremos da nossa incrível experiência conhecendo o galpão das paneleiras e todo o processo de produção das panelas de barro que são usadas para fazer a deliciosa moqueca capixaba. E claro que não deixaríamos de lado o Convento da Nossa Senhora da Penha, principal atração do turismo religioso da região.
Também descobrimos um segredo da região da Ilha das Caieiras, um dos bairros mais antigos de Vitória e que reserva paisagens incríveis. O local é bem simples e tradicional, uma ilha de pescadores com costumes próprios e uma gastronomia riquíssima. Hoje, a região é referência em turismo sustentável no estado.
O nosso roteiro começou pelas montanhas, passou pela capital e terminou nas belas praias do Espírito Santo. Conhecemos lugares deliciosos como a Enseada Azul, e nos surpreendemos com um ótimo restaurante na praia de Manguinhos.
Embarque com a gente nessa viagem pelo Espírito Santo, e conheça mais sobre cada um desses lugares, que abordaremos em posts mais detalhados e completos. Vem muita dica boa por ai, então fique de olho no SV nas próximas semanas!
Deixe seu comentário