Convento Nossa Senhora da Penha, um marco do ES


Atualizado em:


2014 já chegou com tudo, e as resoluções de ano novo dos amantes de viagens são, obviamente, viajar!! E nós esperamos inspirar e ajudar cada vez mais vocês a viajar mais, e quem sabe, melhor! 😉

O primeiro post do ano dá sequência a nossa série sobre o Espírito Santo.

Um dos marcos do turismo religioso de Vila Velha e de todo o Brasil, o Convento da Nossa Senhora da Penha (ou apenas convento da Penha) é o ponto turístico mais visitado do ES. E não é apenas o Convento em si que agrada aos turistas. Ele foi construído em cima de uma colina e, de lá, tem-se uma vista 360° de uma parte de Vitória e de Vila Velha, e da terceira ponte que liga as duas cidades. Por esses motivos, o Convento tem que ter um espaço no seu roteiro de viagem pelo estado, por mais que você não siga a religião católica.

O Convento é um dos mais antigos do Brasil. Foi construído em 1558 pelo Frei Pedro Palácios e abriga uma lindíssima igreja que atrai devotos de todo o Brasil, e já foi uma das mais disputadas para casamentos e batizados (hoje já não se pode mais realizar esses eventos). Além disso, é possível visitar a capela dos milagres, onde várias pessoas deixam presentes e fotos em agradecimento às graças alcançadas. Depois de conferir as construções, não se esqueça das fotos panorâmicas.

Muitas pessoas escolher subir a colina caminhando, já que o percurso é entre as árvores (da mata atlântica) e muito agradável. Mas também pode ser cansativo e, por isso, há a opção de comprar um passe de ida e volta de van bem baratinho (não passa de R$5,00) ou ir de carro e estacionar lá em cima (correndo o risco de haver trânsito ou a falta de espaço onde parar o carro). A gente não foi, mas a Elaine, do blog Viagem Massa, contou que também dá pra subir pela ladeira da penitência, que é mais curta, porém mais difícil e que tem um visual bem legal também(post dela nesse link).

As informações práticas estão no final do post, depois das fotos que vão te deixar babando:

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

 

Endereço: Rua Vasco Coutinho, S/Nº, Prainha

Portão de acesso:
De segunda à sábado: das 5h15 às 16h45
Domingo: das 4h15 às 16h45

Horários das missas

De segunda a sexta-feira: 6h00, 7h00, 8h00, 9h30 e 15h00
Sábado: 6h00, 7h30, 9h00, 11h00 e 15h30
Domingo: 5h00, 7h00, 9h00, 11h00, 14h00 e 16h00
Missa da Saúde (Campinho): 2ª quarta-feira do mês – às 15h00 
 
Confissões
Diariamente: das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16hSala dos Milagres
Diariamente: das 8h00 às 16h45
 
Site oficial: http://conventodapenha.org.br

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Av Dante Michelini, Camburi, Vitória-ES. Neste local Nossa Senhora da Penha me revelou um sinal muito forte, sinal que fui perceber tempos depois. Eu estive nesta av com minha filha por 3 vezes, 7 anos depois de um fato triste em que eu era um dos protagonistas nesta mesma av. Eu era um adúltero. Só que este fato não me veio à mente quando eu estive com minha filha. Nossa Senhora da Penha bloqueou meu pensamento de minha alma em conversão. E de quebra nos levou nestas 3 vezes às 5 horas da manhã à missa no alto do grande monólito. Obrigado Mãe!.
    A propósito da blogueira que falou em NZ. Sei não, mas para mim a Nova Zelândia é como a Tasmânia, uma ilha de luxo da Austrália…:)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese