Institut du Monde Arabe, Le Zyriab e uma vista incrível de Paris


Atualizado em:


Há um lugar com uma vista muito bonita de Paris, e não é em cima da Torre Eiffel, do Arco do Triunfo ou das escadarias da Sacre Coeur. Esse lugar é o terraço do Instituto do Mundo Árabe (IMA), no 9º andar, onde você consegue um visual lindo da Notre-Dame e do rio Sena. E não é só a vista que vale a ida a esse instituto cultural, o passeio todo vale a pena por vários motivos.

No Institut du monde arabe (nome em francês) é possível entrar em contato com a cultura islâmica através das obras s exposições de objetos e peças, ou pela livraria, biblioteca e eventos especiais que acontecem temporariamente lá, comoo festivais de música e o de cinema árabe, que termina hoje!
Uma outra razão para visitar o local é a arquitetura do prédio. Moderno e funcional, foi desenhado por Jean Nouvel, que também fez o interessante Museu do Quai Branly, que tem na parede um jardim vertical todo revestido com vegetação. No Institut du monde arab, as paredes são todas adaptáveis a iluminação do dia. Explico: elas são feitas de placas de metais que tem 21 orifícios que se abrem ou se fecham, eletronicamente, de acordo com a luminosidade do ambiente. Elas se movem para controlar a entrada de luz. Além disso, o desenho que a placa forma lembra as construções arquitetônicas dos países árabes.

E para entrar de vez no clima árabe, você pode almoçar, jantar ou tomar um drink no Le Zyriab, um restaurante libanês no terraço do 9º andar! Não esqueça de fazer reserva para garantir sua mesa. Na vez que visitamos ele estava bem lotado.

IMG_1905

IMG_1907

IMG_1909

O mecanismo das placas na parede, visto de perto.

IMG_1910

A biblioteca atrás dos elevadores panorâmicos na parte interna.

IMG_1912

A bela vista do 9º andar.

Interior do restaurante. Foto: divulgação

Interior do restaurante. Foto: divulgação

 1 Rue des Fossés Saint-Bernard  75005 Paris, França

 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.