Para onde ir em dezembro: destinos natalinos e mais
Atualizado em:
Viajar no período de férias escolares do fim e começo do ano pode ser um inferno. Destinos lotados, preços altos, caos nos aeroportos e mais. Mas calma, que nem tudo é ruim e para te ajudar separamos aqui alguns lugares para onde ir em dezembro.
De lugares perfeitos para quem quer aproveitar o melhor do natal, até opções para réveillon, passando por opções para quem simplesmente resolveu tirar uns dias antes das festas.
Vem com a gente:
Para onde ir em dezembro no Brasil
Gramado
Se pensamos em natal no Brasil, logo pensamos no Natal Luz, de Gramado, no Rio Grande do Sul. O espetáculo deixa a cidade lotadíssima e os preços altos, mas é um show que vale a pena conferir pelo menos uma vez na vida.
Além disso, quem vai com crianças pode aproveitar ainda a programação da Aldeia do Papai Noel. Ela fica aberta o ano todo, mas no fim do ano a visita ganha um gostinho especial com o clima de natal por toda a cidade.
Saiba mais sobre o Natal Luz
Para onde ir em dezembro na Europa
Finlândia
Fora do Brasil, quem quer viver o Natal intensamente precisa ir a Rovaniemi, na Finlândia. É lá que fica a Vila do Papai Noel, considerada como a residência oficial do bom velhinho.
Aqui, a visita também é possível o ano todo, mas em dezembro toda a cidade fica parecendo um cenário de filme mágico e encantador.
Praga
Este não é exatamente um destino de natal, mas não deixa de ser uma dica relacionada ao feriado. Em dezembro a Europa fica lotada de mercados de natal e um dos maiores e mais especiais é o de Praga.
Ele funciona o mês de dezembro inteiro na praça da Cidade Velha – a mesma onde está o famoso relógio astrológico – e é composto por banquinhas que vendem artesanatos e comidas típicas da época no país.
Se escolher ir pra lá, porém, prepare-se, porque o frio é intenso. O lado positivo é que você conseguirá aproveitar essa belíssima cidade com menos turistas por perto.
Para onde ir em dezembro nas Américas
Colômbia
Saindo um pouco das dicas natalinas, chegamos à Colômbia. Essa sugestão é valiosa porque veio diretamente de uma amiga colombiana e funciona principalmente para quem pretende conhecer bem o país, indo para muitos cidades.
Nesse período, as temperaturas são agradáveis e as chuvas abundantes de setembro e outubro já diminuíram. Apesar de oficialmente ser inverno, você ainda conseguirá aproveitar bem as praias de Cartagena e San Andreas.
Nos últimos dias de dezembro acontece a Feira de Cali, a principal celebração da cultura da região, que se aproxima um pouco de um carnaval. No evento, acontecem desfiles e maratonas de salsa, por exemplo. O que contribuiu para que a Colômbia seja um ótimo destino para onde ir em dezembro.
Para onde ir em dezembro na Ásia
Tailândia
O mais indicado para ir à Tailândia é o período de inverno, de novembro a março, quando o tempo é mais seco. Mas não se assuste, o inverno tailandês é bem quente e você vai poder curtir as praias sem medo.
Este mês é considerado alta temporada, então é aquilo, prepare-se para pontos turísticos lotados e passagens mais caras. Mas pense que interessante passar as festas de fim de ano em um lugar paradisíaco como a Tailândia e com a cultura tão diferente da nossa.
Não esqueça de incluir na sua viagem uma semana de lua cheia, porque é quando acontece a famosíssima festa da lua cheia em Koh Phangan.
Estratégias para fugir dos perrengues
Pois bem, esta época é alta temporada em quase todos os lugares. Se você não estiver escolhendo um destino para onde ir em dezembro totalmente fora dos padrões, vocês estará sujeito a alguns problemas.
Para evitar um pouco a lotação, uma ideia é aproveitar os primeiros dias do mês. Alguns lugares muito procurados para natal e ano novo podem até chegar a fazer promoções nas primeiras semanas, menos buscadas.
Além disso, os destinos famosos pelas decorações e atrações natalinas costumam ficar decorados durante todo o mês, então você não perderá esse lado.
Se isso não for possível, ou você não quiser, a dica é se prevenir. Chegue com extrema antecedência a aeroportos e rodoviárias, que certamente estarão muito cheios e se informe todo o tempo sobre o status do seu voo ou ônibus. As coisas podem mudar e no meio da bagunça é importante que você saiba o que está acontecendo.
Por fim, para conseguir preços menos salgados, a dica é planejamento. Comece a pensar na viagem com bastante antecedência, acompanhe os preços de passagens aéreas desde um ano antes, crie alertas e nesse meio tempo fique atento a eventuais promoções relâmpago.
E o mais importante: prepare-se mentalmente. Se você for viajar esperando paz e tranquilidade completa, a chance de se decepcionar é grande. Se investir na meditação e em distrações como um celular sempre carregado e fones de ouvido com isolamento de barulho, poderá se surpreender positivamente.
O que achou das nossas sugestões? Se tiver alguma dica de destino para onde ir em dezembro, compartilhe com a gente nos comentários!
Deixe seu comentário