Sobre moquecas e casquinhas de siri: um passeio gastronômico na Ilha das Caieiras
Atualizado em:
A Ilha das Caieiras é um bairro na periferia de Vitória, e para chegar do centro até lá você tem que andar bastante (de carro). No caminho você vai notar que está saindo da rota turística porque percebe que está em uma região mais simples e sem muita infraestrutura. As casas por lá tem acabamento improvisado, e algumas parecem até “palafitas de concreto” porque estão quase dentro da água. O visual é lindo e rende belas fotos, mas a pobreza em alguns pontos também chama a atenção.
Como o cenário é favorável, o lugar tem potencial para atrair turistas e, por isso, foram implantados alguns projetos de revitalização que, infelizmente, ainda não vingaram totalmente, mas que, aos poucos, tem mudado a vida de muita gente da região. A idéia é tornar a ilha um pólo de turismo, com belos restaurantes e bares na beira do mar, e com um bonito píer. Com isso, as famílias de lá abririam suas casas para funcionar como restaurantes, e desenvolveriam um sustento, o que tem acontecido bem lentamente.
Parte do projeto era, também, valorizar o trabalho local das desfiadeiras de siri, um trabalho tradicional da região. Confesso que eu nunca tinha parado pra pensar que a carne da casquinha de siri que eu tanto gosto, foi arduamente desfiada antes de chegar ao meu prato. As desfiadeiras da Ilha das Caieras fornecem a carne de siri pra boa parte dos restaurantes de Vitória e do ES e contam até com uma cooperativa (aberta para visitação mas que não tivemos a oportunidade de conhecer).
E nós que fomos até lá, não podíamos deixar de conhecer um desses restaurantes da ilha e provar casquinha de siri e moqueca capixaba.
O local escolhido foi o Mirante da Ilha, um restaurante familiar, bem simples, mas com uma comida gostosa e honesta. Tão boa que o restaurante está em obras, sendo expandido. Sentamos no andar de cima que tem uma vista privilegiada, e já começamos com a casquinha (R$12,50). Devo confessar que, no primeiro momento, a gente estranha um pouco pois ela não é tão cremosa como a que estamos acostumados, mas tem carne de siri em abundância, e um sabor super diferente. Daria comer umas três, mas decidimos esperar pela moqueca.
Fumegante na panela de barro, a moqueca (R$75,00 para dois) estava muito boa. Mas o que se destacou mesmo foi a moquequinha de banana de acompanhamento. Nunca tinha comido nada igual. Uma mistura de doce com salgado, quente, ensopado, mas ao mesmo tempo consistente. Delicioso!
Resumindo: quer fugir um pouco dos centros e dos bairros conhecidos? A ilha das caieiras é uma ótima opção para almoçar uma comidinha tradicional e num ambiente simples, porém muito agradável. Ah, sem contar que você ainda está, indiretamente, contribuindo para o desenvolvimento da região e ajudando familias que dependem disso pro seu sustento.
Olivia
Adorei o novo layout meninas!! Beijo grande
Mari
Obrigada Olivia!!! Que bom que gostou!
Elaine Castro
Muito bom! Todos os lados de um lugar bem peculiar. Abraços pra vocês! Ah… eu também sou super fã da moqueca de banana da terra.
Mari
Delicia né? Você vai ter que nos receber no ES mais uma vez pra comermos essa iguaria de novo hein? Beijão