Carnaval de rua no Brasil: tudo o que você precisa saber
Atualizado em:
O carnaval de rua no Brasil é um dos principais pilares da cultura nacional. Ali entre fevereiro e março o país fica tomado pelo espírito dessa festa e até quem não é muito chegado na folia já se rendeu pelo menos uma vez.
Se você é estrangeiro e quer conhecer esse patrimônio imaterial brasileiro, ou se é brasileiro, mas ainda não teve a oportunidade de curtir propriamente um carnaval de rua, vem com a gente e entenda tudo o que você precisa saber antes da festa!
O que é o carnaval de rua
O carnaval é uma festa que surgiu por motivos mais ou menos religiosos. Isso porque ele inicialmente era como uma “festa de despedida” antes de começar o período da “quaresma”, quando os cristãos se privam de algumas coisas nos dias que antecedem a Páscoa.
Por isso, o carnaval sempre acontece 40 dias antes da Páscoa. Se contarmos 40 dias para trás do domingo de Páscoa, caímos sempre em uma terça-feira, que é o dia exato do carnaval e é feriado. A festa, porém, se estende por quatro dias — ou mais — com a emenda da segunda-feira e o final de semana.
O carnaval de rua costuma ser considerado uma festa muito democrática, porque afinal basta sair na rua que você está nela. Além disso, em grande parte do país ela é muito tradicional e acontece mais ou menos nos mesmos moldes há séculos. Há ainda uma grande variedade, com blocos diversos e músicas variadas para que as pessoas escolham qual elas preferem.
Quando vão acontecer os próximos carnavais
Para você já ir se preparando, vamos deixar aqui as datas dos próximos carnavais:
- 2022: 1/03/2022
- 2023: 21/02/2023
- 2024: 13/02/2024
- 2025: 4/03/2025
Essas são as terças-feiras, lembra que eu falei? Mas se quiser aproveitar bem a folia, reserve pelo menos os três dias anteriores para isso também. Em alguns lugares — vou explicar direitinho mais pra frente — o carnaval já começa a ser comemorado na quinta que antecede o feriado e vai até quarta, a famosa quarta-feira de cinzas, quando todo mundo já está destruído.
Além disso, em muitos lugares o carnaval de rua começa ainda e janeiro e termina lá pro final de março com os blocos de pré e pós carnaval que saem aos finais de semana. Mas de novo: vou falar disso mais pra frente.
Qual é a música do carnaval de rua
Há alguns anos eu poderia te dar uma lista bem certinha dos hits do carnaval, mas a verdade é que pelo menos na última década a resposta para essa pergunta é “toca de tudo!”
Para não dizer que não expliquei, vou dividir em linhas gerais. A música de carnaval de rua costuma variar de lugar pra lugar, visto que cada cidade tem suas tradições. Em Salvador, os ritmos predominantes são o axé e o pagode baiano. Em Olinda, o frevo. Em São Luís do Paraitinga, as tradicionais marchinhas. No Rio, além das marchinhas é muito comum ouvir sambas-enredo, uma vez que a cultura das escolas de samba é fortíssima por ali.
Porém, atenção: isso tudo é uma generalização, ok? Quando eu passei o carnaval em Salvador, por exemplo, a Pabllo Vittar tinha um trio elétrico. Em São Paulo, rola até bloco de música emo. Além disso, o funk tem se popularizado muito e sempre aparece no meio da festa, não importa em que cidade você esteja.
Os melhores carnavais de rua do Brasil
Apesar de o carnaval de rua ser uma tradição super difundida no Brasil e quase toda cidade ter o seu, há alguns lugares que são mais famosos pela festa.
Agora que vocês já sabem das origens do carnaval, as datas e as músicas, vamos listar alguns dos maiores e mais importantes carnavais de rua do Brasil, dando uma ideia de como é o clima de cada um. Assim, você pode escolher qual se encaixa melhor nas suas expectativas — ou, se for como eu, decidir por onde começar a ticar a lista!
Salvador
Nós contamos tudo sobre o carnaval de Salvador em um post específico sobre ele. Mas vamos dar um gostinho por aqui também. Em Salvador, os trios elétricos são as estrelas principais das festas. Tudo se organiza para que você fique vendo eles passarem ou então para que os siga.
Os trios, claro, são liderados por grandes artistas, que você pode ver de pertinho. O que mais se ouve por ali é axé e pagode baiano, mas outros tipos de música também acabam rolando.
Em Salvador, o carnaval em si começa na quinta e termina só na quarta-feira de cinzas. Em geral, os trios começam a desfilar no fim da tarde e continuam madrugada adentro.
Recife/Olinda
Pernambuco é a terra do frevo! De novo, essa não é a música exclusiva do carnaval, mas é o que predomina na região. A maior parte dos blocos de carnaval de rua acontecem em Olinda, onde os enormes bonecos de Olinda sobem e descem as ladeiras da cidade histórica.
Em Recife costumam acontecer alguns blocos bem tradicionais também, como o gigantesco Galo da Madrugada. Além disso, alguns shows são organizados pela prefeitura no centro da cidade.
Rio de Janeiro
Apesar do desfile das escolas de samba na Sapucaí ser mundialmente famoso, o carnaval do Rio de Janeiro não se resume a ele. Neste período, as ruas da cidade são tomadas por blocos de todos os tipos. O carnaval é tão tradicional no Rio que parece que todo mundo está envolto naquele ritmo, dificilmente você verá alguém reclamando, por exemplo.
Na zona sul e no Aterro do Flamengo, blocos enormes e até shows e trios elétricos levam multidões à beira da praia. Nas ruas de Botafogo, Flamengo, Catete e no Centro da cidade você pode encontrar blocos menores, parados ou itinerantes, com ou sem tema, secretos ou divulgados… e por aí vai.
São Luís do Paraitinga
Nessa cidade do interior de São Paulo, o carnaval é à moda antiga. Em geral, as marchinhas são as rainhas da festa e elas combinam perfeitamente com os casarões antigos que rodeiam a folia.
Atenção, paulistanos: esta é uma ótima opção para quem quer sair da cidade, mas não quer fazer um grande deslocamento ou gastar tanto quanto seria necessário para um dos locais anteriores.
São Paulo
Fora alguns poucos blocos, o carnaval de rua não é uma tradição muito antiga da capital paulista. No entanto, nos últimos anos essa festa tem crescido cada vez mais e hoje em dia o carnaval de rua de São Paulo já é um dos maiores do Brasil.
Aqui a lógica é mais ou menos como a do Rio de Janeiro. Blocos de rua de tamanhos variados, geralmente liderados por bandas com percussão e instrumentos de sopro, ou por carros de som.
As opções, porém, são inúmeras. De trios elétricos na Avenida 23 de maio ou no Parque do Ibirapuera, a pequenos blocos secretos em Pinheiros, passando pelo Centro da cidade, a Vila Madalena e mais um montão de lugares. A música segue a mesma lógica e um dos blocos mais inusitados e já consagrados da cidade é o bloco emo, para você ter uma ideia.
Ouro Preto
O carnaval de rua de Ouro Preto é um conhecido carnaval universitário. Imagina a combinação de uma cidade histórica onde vivem muitos estudantes por conta das universidades.
As enormes repúblicas, que já estão acostumadas a muita festa ao longo do ano, se enchem ainda mais durante o carnaval e a cidade fica tomada pela festa.
Belo Horizonte
Assim como em São Paulo, o carnaval de rua de Belo Horizonte não tem uma tradição de longa data, mas vem crescendo nos últimos anos. A lógica dos blocos é a mesma, mas essa cidade pode ser a opção ideal para quem quer o carnaval de rua nesse estilo, mas não é dado a aglomerações tão gigantescas.
E vocês? Já foram em algum desses carnavais? Contem pra gente o que acham do carnaval de rua no Brasil!
Baiano Turismo
Olá Marcella! Realmente, o carnaval de salvador é uma sensação única! Só quem já viveu, sabe como é incrível o encontro de trios na Praça Castro Alves, ou passar pelo farol da barra com a brisa do mar no rosto.
Quando vier a Salvador, entre em contato conosco! Gostaríamos de te levar para um passeio incrível pela cidade!
Mari
Obrigada pela oferta! Salvador e um lugar incrivel! 🙂