Passeios em Porto: Lugares Imperdíveis, O Que Fazer e Dicas
Atualizado em:
Existem inúmeros motivos para amar Portugal. Pra mim, o vinho do Porto é um desses motivos. É de se esperar que a cidade do Porto receba muitos visitantes que curtem tal vinho, mas nem só disso vive o turismo local. Muito pelo contrário. Listamos aqui 14 passeios em Porto que você pode fazer quando estiver na cidade. Deixamos a melhor dica para o final, então não deixe de conferir a lista inteirado que fazer em Porto. 😉
Leia também: Em que região se hospedar em Porto
E mais: 9 dicas de hotéis e hostels em Porto
1- Visitar a Livraria Lello e Irmão (ou Livraria Chardron)
Só esse passeio já renderia um post exclusivo, pois, além de ser linda, a livraria tem um monte de curiosidades interessantes.
É considerada uma das mais belas livrarias do mundo (a terceira, segundo lista do The Guardian de 2008 e lista do Lonely Planet de 2010), tem uma escada vermelha e super emblemática no centro, apelidada de “flor exótica” (interpretação livre nessa parte), e, a curiosidade que mais gosto, é que a Lello serviu de inspiração para J. K. Rowling para descrever a “Floreios e Borrões”, livraria que Harry e seus amigos frequentam, quando a autora morava em Portugal e começava a escrever esboços de seu livro de maior sucesso: Harry Potter.
A GetYourGuide tem um tour a pé pelas ruas de Porto que inclui a visita à livraria. Com esta opção, você vai ter um guia turístico particular e também vai fazer uma parada na Catedral da Sé e outra para tomar um café! Você pode fazer a sua reserva por este link.
2- Provar a típica “Francesinha”
Prato tradicionalíssimo de Porto, a francesinha ainda é uma incógnita pra mim. Apesar de ser um sanduíche de pão, fiambre, linguiça, bife, salsichas e queijo (vegetarianos, fiquem longe) com molho picante de tomate e cerveja, para mim é uma mistura de sabores que causa um estranhamento inicial (isso é doce ou salgado? Picante ou não? Entrada ou prato principal?). Ainda não tive respostas… mas a verdade é que eu amei a combinação!
Se você vai pra Porto, também tem que provar esse prato ao menos uma vez. Comemos em um lugar não tão bacana, e daí fomos atrás de descobrir a melhor francesinha de Porto. A maioria das pessoas que conhecemos lá nos indicou o Bufete Fase, um lugar pequeno e com fila de espera que fica na famosa Rua Santa Catarina. Já deixamos anotado para nossa próxima ida a Porto. Se alguém já foi, conta aqui nos comentários sua experiência!
3- Assistir a algum espetáculo na Casa da Música
Muita gente vai até a Casa da Música (e outros teatros e casas de shows pelo mundo) para fazer uma visita guiada ou apenas tirar foto da fachada e arquitetura do local. Quando tenho tempo prefiro fazer diferente, e sempre procuro algo para assistir. Por que fazer um tour se você pode vivenciar essa experiência?
Quando estive em Porto fui até a Casa da Música e comprei um ingresso para assistir a Orquestra Filarmônica de Porto, que iria se apresentar naquela mesma noite. Consegui ingressos bons ainda, não tão caros (paguei uma média de 15 euros) e tive uma experiência muito mais rica quando o som dos instrumentos ecoaram pelas paredes, ao invés de ter visitado paredes mudas.
Veja se gosta: Porto Card, transporte e atrações inclusas por U$15
4- Comer no Mercado Bom Sucesso
Um quarteirão da Casa da Música, está um renovado e charmoso mercado com várias opções “gourmet” de diversos tipos de comidas, desde pratos típicos até hamburgueres e pizzas. É um lugar agradável para passear e comer, ou simplesmente tomar um vinho nas tendas que vendem bebidas. Nos finais de semana tem música ao vivo e vive cheio de Portuenses.
5- Passear e comprar no Mercado do Bolhão
Indo em uma direção totalmente oposta ao Mercado Bom Sucesso está o mercado do Bolhão no centro da cidade, que é um mercado tradicional (que vende frutas, verduras, peixes e etc), com autênticas vendas e algumas opções de restaurantes, daqueles simples e deliciosos, sabe? Todos que lá estão tem muitas histórias pra contar e vivem dispostos a compartilhá-las.
Se quiser passar pelo mercado e ainda fazer um passeio gastronômico, recomendo este tour. Nele você vai aproveitar um autêntico café da manhã português, almoçar em um bairro popular de Porto e aprender sobre a culinária de Portugal.
6- Visitar a Fundação Serralves e seus jardins
Não deixe de visitar a Fundação Serralves, que tem um Museu de Arte Contemporânea e um grande jardim com a Casa Serralves, uma casa típica dos anos 30 e de arquitetura Art Déco. Apaixonados por Museus podem engatar um almoço no restaurante de lá. Ah, não deixe de passar na biblioteca que tem lâmpadas azuis gigantes decorando o local.
7- Passear pela Ribeira, sentar em um bar e ver a vida em Porto passar.
Um passeio clássico e delicioso é andar pela margem do Rio Douro e observar a cidade, e quem sabe sentar em um café ou bar e tomar alguma coisa. A praça da Ribeira é um lugar delicioso para ficar vendo a vida passar. Do outro lado do rio, estarão a maioria das Caves de Vila Nova de Gaia (veja a dica 14).
8- Caminhar pela Avenida dos Aliados
Ponto central de Porto, a Avenida dos Aliados é larga e perfeita para um passeio a pé, melhor jeito de admirar admirar as construções que ali estão.
9- Ir a Matosinhos para comer em algum restaurante de frutos do mar.
Matosinhos é a região dos pescadores de Porto, que fica em frente ao mar, e tem a maior quantidade de restaurantes de frutos do mar por metro quadrado de toda Portugal! Dentre as infinitas opções, estão o tradicional “O Gaveto” e “O Lusitano”.
10- Subir até o alto da Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos é um tradicional ponto turístico do centro da cidade. É possível subir uma escada que leva ao topo da torre e ter uma vista geral de Porto.
11- Visitar a estação de trem São Bento.
No meio do burburinho do centro da cidade está a estação ferroviária São Bento. Ela poderia passar despercebida por um turista desavisado, mas garanto que vale a pena tirar 5 minutinhos do seu tempo para entrar rapidinho e admirar a belíssima entrada da estação com pinturas feitas nos azulejos portugueses. Uma das estações de trem mais bonitas da Europa, na minha opinião.
12- Curtir a noite na “Rua da Galeria de Paris”
Essa dica é para quem quer conhecer a vida noturna de Porto. Comece sua noite em um dos bares da agitada Rua Galeria de Paris, a mais animada de Porto, e quem sabe depois não emende uma balada.
13- Andar de “Barco Rabelo” pelo Rio Douro
Você também pode fazer um passeio pelo Rio Douro nos “barcos rabelo”, embarcação típica portuguesa que, antigamente, transportava o vinho do Porto da região do Douro até a cidade do Porto. Nesse passeio, você passará pelas belas pontes da cidade, como a Ponte D. Luís I.
14- E, claro, ir até Vila Nova de Gaia para visitar uma cave de vinho do Porto.
O passeio mais importante e “must go” em Porto não poderia ser outro. Visitar uma cave, entender o processo de produção do vinho do Porto e, no final, degustar as diferentes qualidades do vinho. Passeio indispensável em Porto. Nós visitamos a Cálem e fizemos uma degustação deliciosa (veja aqui como visitar, ou compre esse combo de show de fado com visita e degustação na Cálem). Também fomos na Graham’s e curtimos o passeio. Existe tours que passam por 3 adegas e são mais completos. Eu nunca fiz, mas veja o que acha desse daqui.
Se estiver com pouco tempo em Porto, mas quiser ir mais a fundo no mundo dos vinhos, você pode fazer um bate e volta para a incrível região do Douro. Esse passeio é ótimo para quem quer ter um gostinho do local, mas não tem dias suficientes para dormir na região.
*Bônus/ segredo : visitar a sobrevivente Quinta de Villar d’Allen
Um verdadeiro refúgio no coração de Porto. Um lugar histórico e familiar, a única Quinta sobrevivente das que existiam em Porto no séc. XIX. Um passeio delicioso e super pouco conhecido. Uma casa graciosa que guarda preciosidades como garrafas de 1817. Um jardim lindíssimo com lagos e camélias. A recepção do casal de idosos donos da casa. Uma verdadeira volta ao passado. Recomendo!
Seguro Viagem
O Seguro Viagem é obrigatório para quem visita a Europa. Confira nesse post nossa experiência na hora de contratar um seguro de viagem pra gente, ou compare preços e coberturas de diferentes seguros através do site Real Seguro Viagem.
*Agradecimento especial ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto que nos levou para essa viagem a região do Douro e Porto.
estacionamento aeroporto porto
Estamos muito gratos a você por tornar conhecida a nossa bela cidade. Um artigo muito bom, um blog muito bom e um ótimo escritor. Muito obrigado, bom trabalho.
Ana
gostaria de dicas de como ir do Porto a Santiago de compostela,pretendo ficar uma noite lá,e depois retornar para Lisboa,quando no dia seguinte,retornarei ao Brasil(2 pessoas);já estou com hostel reservado em santiago,porem,se não for conveniente,posso mudar e retornar ao Porto,para seguir a Lisboa.Vi em outro post que tens recomendações de motoristas,então talvez seja uma opção,ou transfers,onde levam e buscam.
Marcella
Ana, veja esse site:
https://www.rome2rio.com/pt/map/Porto/Santiago-de-Compostela
Acho que pode te ajudar.
Da pra ir de onibus + trem parando em Vigo, ou de ônibus e depois outro ônibus parando em Vigo também.
Ou ainda ir de carro.
Dá também para ir com um grupo, como nesse caso aqui que ocorre durante alguns meses do ano: http://segredosdeviagem.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-oporto/passeio-santiago-de-compostela/
Nós conhecemos um motorista mas contratamos ele em Lisboa e nos levou até Porto e Douro.
Veja se esse post te ajuda: https://segredosdeviagem.com.br/2013/11/nosso-proprio-motorista-em-lisboa/
Espero que ajude!
Paulo moreira neto
Muito obrigado pelas dicas, Marcela.
Farei uma viagem de 15 dias em semana que vem e gostei muito de suas dicas.
Excelente trabalho!
Marcella
Paulo, que ótimo ouvir que as dicas ajudaram!
Muito obrigada pelo seu comentário. É sempre bom ouvir o retorno de vocês! =)
Beijos e boa viagem
ALICE
Oi Marcela, estou indo dia 8/04 para Portugal. Quero conhecer Vila Nova de Gaia e para isto tenho uma tarde completa. O que podes me indicar para conhecer neste tempo que lá estarei? Em tempo, teu site é ótimo.
Marcella
Oi Alice,
que bom saber que você gostou do Segredos de Viagem!! Obrigada!
Eu visitaria uma cave do vinho do Porto!
Quando fui, visitei a Graham’s Port Lodge que é mais para dentro, e a Caves Calém, que fica na beira do rio. Gostei muito das duas e fiz degustação em ambas também!!
Depois (ou antes né?) vocêpode comer alguma refeição lá por perto (ou na Diogo Leite ou na Ramos Pinto, onde estão a maior oferta de restaurantes) e aproveitar o final da tarde para apreciar a vista da cidade do Porto.
Espero ter ajudado. =)
Beijos e boa viagem!
elizabete cristina
Amei encontrar a suas dicas estamos com as passagens compradas para embarcar dia 22 de outubro 2016
Marcella
Que delícia Elizabete. Aproveite muito!
Se gostar de vinhos e paisagens lindas, não deixe de visitar a região do Douro.
Boa viagem! =)
clicia
olá, estou amando todos os seus posts sobre Portugal. Muito explicativo. A minha questão é a seguinte, entre investir em um hotel the best no Porto ou no Douro, qual desses lugares eu iria realmente curtir bem o hotel e não tanto “turistar” fora dele? Qual seria sua opinião? ( A dúvida esta entre investir no the yeatman ou o the six senses douro valley). Agradeço desde ja
Marcella
Olá Clicia!
Que bom que está gostando dos posts de Portugal! =)
Na minha opinião, Porto tem mais programação na cidade e deixa menos tempo para curtir o hotel. Já no Douro, você pode conhecer as vinícolas em um ritmo mais devagar e aproveitar por mais tempo o hotel e as belas vistas que o Six Senses tem (embora o The Yeatman seja sensacional também).
Queria te pedir encarecidamente que, se for reservar os hotéis pelo booking, utilize esse link do SV para as reservas: The Yeatman ou Six Senses.
Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a seguir com o blog! =)
Obrigada e espero ter ajudado!
Volte sempre!! Beijos
Margareth
Olá !!! Encontrei hoje o site! Show, fantástico! Estou com viagem marcada para setembro ficarei em Lisboa 5 dias , estarei com meus pais de 80 anos. Surgiu uma ideia de fazer um bate volta para Porto. De avião , acha q compensa passar o dia no Porto ? Gostaria de visitar uma vinícola qual me indicaria de fácil acesso. E quais outros passeios fazer? Quanto a aluguel de carro, acha que somente com a carteira brasileira , consigo alugar o carro? Obrigada!
Marcella
olá Margareth, que bom que gostou do site! =)
Vamos as respostas:
Na minha opinião um bate e volta de avião (ou mesmo com qualquer outro meio de transporte) de Lisboa para Porto e, ainda por cima, com um casal de 80 anos é muito cansativo e eu não recomendaria! Você vai passar mais tempo no deslocamento entre cidades do que realmente aproveitando, e não dá pra visitar quase nada com algumas horas na cidade apenas. Além disso, no Porto há apenas as caves (galpo˜es de venda, envelhecimento e onde são realizadas as fases finais de alguns vinhos), enquanto que as vinícolas com plantação e com a maioria da produção de vinho do Porto mesmo estão mais afastadas, na região do Douro. Você não teria tempo hábil para ir até lá se fosse e voltasse no mesmo dia.
Minha sugestão é deixar no mínimo duas noites para Porto e uma na região do Douro, se você quiser visitar esses locais.
Alugar carro é bem tranquilo com a carteira de motorista do Brasil e o seu passaporte. Se quiser, temos também indicações de motoristas que você pode contratar.
Espero ter ajudado. =)
margareth
Obrigada, Marcella. Estava realmente insegura, devido o que voce apresentou. Vamos deixar para conhecer o Porto de uma proxima vez. Visitaremos as viniculas mais proximas a Lisboa, na regiao de Setubal. Voce conhece?
obrigada!
Felipe
Margareth, muito prudente a colocação de Marcella, concordo com ela em gênero, número e grau! Mas como vc vai ter 5 dias em Lisboa e quer conhecer uma Quinta(assim chamam em Portugal as vinícolas), vc pode fazer um bate e volta no Alentejo, que fica pertinho. Visitar a Esporão ou a Eugênio Almeida e ainda almoçar no Tasquinha do Oliveira, para mim uma das melhores experiencias gastronomicas de portugal entre as que não estão rodeadas de cerimônias e sofisticação, mas que tem a verdadeira essência Luzitana.
Boa viagem!
Marcella
Felipe, muito obrigada pela resposta a Margareth!
Não poderíamos ter respondido tão bem quanto você! =)
Ana
gostaria de indicação de motoristas