Vilnius, é tão pequeno, o que tem pra fazer?


Atualizado em:


Você viajou tão longe, mas tão longe, pra ver tudo em dois dias? Sim! Você não precisa de mais de dois dias em Vilnius pra conhecer o que há de melhor na cidade! Eu não imaginava que seria tão pequena, então o tempo de uma atração até outra, a pé, foi metade do esperado e acabamos tudo antes, daí minha recomendação: dois dias tá suficiente!

No primeiro dia, você pode sair andando pelo centrinho histórico (recomendo um hotel o mais perto possível desse centro porque o transporte por lá é péssimo!!!!) e conhecer as atrações principais, como a Cathedral Basilica of St. Stanislav and St. Vladislav, bem na praça central, principal igreja católica do país; a Universidade de Vilnius que tem jardins internos bem lindinhos; a Amber Gallery (é a terra do âmbar, a dica é comprar um souvenir dessa pedra!); a agitada rua de Pillies gatvé; e o Gediminas Hills (complexo no cume de um morro, com castelo, fortaleza abandonada, e uma vista linda da cidade) que você pode subir de elevador ou a pé! Eu subi de elevador e desci a pé, tava muito frio…

Da Gediminas Hills você pode ver as Three Crosses, três cruzes brancas do século 17, erguidas em homenagem za três monges mártires.

No dia seguinte você pode se aventurar por algum bairro judeu (era uma das maiores colônias judaicas pré-holocausto) e ir no museu da KGB/ museu do genocídio, na minha opinião, o ponto alto de Vilnius. O museu fica onde era a sede do quartel da KGB e você vê objetos, as salas, fotos e etc., tudo dessa época! É super interessante!

gediminas hills

Gediminas hills: elevador, a vista, castelo, e as três cruzes

vilnius

Uma rua no centro histórico, e um restaurante na praça principal

Para comer confesso que não achei nada de muito especial não. Comi no centrinho, num restaurante que achei agradável pela decoração, mas honestamente, acho que todos seriam semelhantes. Em compensação, recomendo o skybar, que tem uma vista linda da cidade.

Esse site de turismo da cidade é super útil. Também usei o guia da Lonely Planet (esses destinos só tem na versão em inglês).

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Mari Melo

    Olá, massa suas dicas. Estamos indo agora em junho para Rússia e planejamos em 3 dias conhecer a Letônia e Lituânia pois já conhecemos a Estônia. Me dica sobre preços e facilidades para câmbio por favor. obrigada.

  • Mari, adorei as suas dicas! Não são muitas as informações sobre os Paises Balticos, e as suas são muito claras e bem ilustradas. Ficarei 01 noite em Vilnius, e estou na dúvida de em qual hotel ficar. Pelo mapa parece que o centro historico é bem grandinho… Você teria alguma dica de hotel? Obrigada desde já, Ana

    • Oi Ana! Que bom que gostou das dicas, Vilnius é uma cidade bem fofinha, e ficar uma noite por lá vai ser suficiente para conhecer!
      Nós nem postamos a dica de hotel pois ficamos em um bem ruinzinho… mas uma região bem central mesmo é perto da basílica, onde estão as lojinhas e restaurantes. Se você colocar no google maps “klaipeda hotel” verá que a localização dele é bem nesse miolo. Daí a partir daí você tem uma referência de onde procurar. (não conheço o hotel, só te digo como referência de localização pois os nomes das ruas são muito complicados hehe).
      Espero que aproveite a viagem! Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *