Conheça a cidade da primavera eterna no México
Atualizado em:
Até ter sido convidada para um casamento nessa cidade, eu mal tinha ouvido falar nela. Mas daí eu descobri que, se eu fosse mexicana, a probabilidade de ser convidada para um casamento em Cuernavaca era quase 100%. Isso acontece porque os mexicanos (especialmente os da capital) adoram se casar em Cuernavaca, já que lá tem o clima mais ameno do país, daí o apelido de “cidade da primavera eterna”.
A cidade é a capital do estado de Morelos, então ela não é muito pequena, e por ter sempre sido destino turístico de mexicanos e estrangeiros (desde a época das civilizações pré-hispanicas até os dias de hoje) há muita coisa pra se fazer por lá, como ruínas astecas, palácios coloniais e belos jardins, que florescem devido ao clima sempre primaveril.
Para conhecer Curnavaca você não precisa de mais de dois dias, de preferência nos finais de semana, quando a cidade lota de mexicanos que buscam um belo hotel para fugir da rotina da capital. Nossa sugestão é dormir uma noite por lá quando estiver passando pela cidade do México, ou seja, ir num sábado e voltar no domingo.
Melhor época: SEMPRE, já que a primavera é eterna.
Como ir: há ônibus saindo do aeroporto Benito Juarez (o aero internacional da Cidade do México) e da rodoviária sul “Estacion de autobuses del Sul” da empresa Pullman de Morelos. Eles demoram cerca de 1h30min e custam aproximadamente 200 pesos (18 dólares) uma viagem. Saem de quinze em quinze minutos da rodoviária, e de meia em meia hora do aeroporto.
O que fazer: Passear na feirinha de domingo na praça principal (do lado tem um ótimo mercado de artesanato) e aproveitar para comprar souvenirs mexicanos a bons preços, visitar o Jardim de Borda, com suas fontes e lagos, o Palácio Cortez que conta um pouco da história das civilizações antigas na região, e a catedral, com típicas missas dominicais. Vale sair andando sem destino pelo centrinho colonial, que é o programa mais gostoso da cidade.
Onde comer: Restaurante El Madrigal, tradcionalíssimo localizado em uma casa colonial com um belo jardim. Você ainda corre o risco de ser surpreendido por mariachis ao comer uma comida mexicana, mas nem por isso o lugar é super turistão não! Quem nos indicou foi uma amiga de Guadalajara que sempre vai lá!
Para quem procura um restaurante mais simples, mas também bem típico, existe o Restaurante Casa Hidalgo, um sobrado amarelo com gostosas varandinhas, bem em frente à praça principal (Zocalo de Cuernavaca) e ao palácio de Cortéz.
Onde ficar: aguarde a dica de dois super hotéis no próximo post!
Simone Silva
Olá Mari!!! Que delícia de lugar!!! Lindas construções, adorei!!!
O Palácio é aberto para visitação?
bjs e ótimo dia!!!!
Mari
Oi Simone, o palácio é aberto sim, inclusive abriga um museu super interessante da historia das civilizações que habitaram a região.
Beijos