Dicas de restaurantes em Jeri
Atualizado em:
Além de ter paisagens maravilhosas, Jericoacoara tem muitas opções gastronômicas boas. Aqui no SV já demos dicas de lugares como a charmosa creperia pé na areia, um restaurante para comer lagosta e o inigualável shopping da tapioca.
Agora temos duas dicas que são quase unanimidade quando perguntamos dicas de restaurantes em Jeri para amigos e blogueiros que já foram pra lá: o conceituado Tamarindo, ideal para uma noite especial a dois, e o aconchegante Na casa Dela, que realmente passa a sensação de que estamos sendo recebidos no jardim de uma casa.
Tamarindo
Um dos restaurantes mais famosos da pequena vila é o Tamarindo, que tem um ambiente agradável com mesas em volta de várias árvores (a principal é o pé de tamarindo logo na entrada) e poucas luzes que ficam espalhadas e penduradas nas árvores ou em velas em cada mesa.
Localizado perto da praça central (ao lado do My Blue Hotel), é o restaurante ideal para quem quer comer bons frutos do mar, mas também tem opções de carnes, massas e até pizzas (o cardápio é gigante e bem variado, para agradar todos os gostos). De entrada, pedimos um saboroso carpaccio de robalo temperado e com pãezinhos de acompanhamento. Como estávamos pertinho do mar e com aquela vontade de comer peixe, escolhemos dois deles como prato principal: o peixe com camarões e molho de tamarindo com batata rosti de acompanhamento, e outro com molho de brócolis.
Travessa Ismael, Centro
Tel: (88)9937-9057
Na casa dela
Outra opção igualmente boa e ainda mais aconchegante é o restaurante Na casa dela. A decoração é bem rústica, com uma mistura de peças artesanais com objetos antigos de casa como a cadeira de balanço que fica logo na entrada e o antigo toca discos.
Diferente do restaurante Tamarindo, o Na Casa Dela tem um cardápio mais enxuto e objetivo (o cardápio é manuscrito, uma graça). Os pratos geralmente servem duas pessoas e tem uma apresentação mais modesta, mas sem perder o gostinho de comida caseira que faz parecer, ainda mais, que fomos convidadas a comer na casa de algum morador local.
Em nossa ida provamos apenas o canelone de tapioca recheado de carne de sol e queijo, pois achamos a combinação super criativa e merecedora de nosso pedido (além de ter carne de sol como ingrediente principal!). A combinação é mesmo diferente, mas muito boa! Uma delícia, embora um pouco pesado para o jantar. Também ficamos com água na boca quando vimos a moqueca de camarão na mesa ao lado. Acho que teremos que voltar à Jeri pra prová-la!
Foto divulgação facebook
Foto divulgação facebook
Foto divulgação facebook
Restaurante Na casa dela
R. Principal (quase chegando na praia, do lado esquerdo).
Tel: (88) 9907-5511
Naturalmente
Tem alguns lugares em Jeri que são tão tradicionais quando a praia em si. A creperia “Naturalmente” é um desses lugares. Trata-se de um lugarzinho bem rústico e gostoso à beira da praia, com uma vista incrível do pôr do Sol, bem ao lado do hotel My Blue.
Os crepes têm a massa fininha e o recheio bem saboroso, além de serem enormes, então mata bem a fome. Provamos desde mussarela de búfala com tomate e rúcula, frango com catupiry, e um doce com banana e chocolate, e todos estavam divinos.
Como lá fecha cedo, o bom é ir no finalzinho de tarde e apreciar a vista, mas não se assuste se tiver muita espera, pois lá o serviço é, apesar de super atencioso, meio lento, pois são poucas pessoas na cozinha. Vale a pena.
Carcará
Agora se você é daqueles que adora frutos do mar, e pensa que estando no ceará é preciso comer uma bela lagosta, você é dos nossos também! Provamos diversos lugares mas o que mais gostamos foi o Carcará. Um pouco mais afastado do “centro”, o restaurante tem ambiente lindinho e bem típico, com jogos americanos e toalhas de crochê coloridos (à venda por lá também).
A comida é super bem feita e os antepastos são famosos. Pedimos ceviche e linguicinha acebolada e adoramos. Ainda que fosse dia de feijoada carioca, não resistimos e escolhemos a lagosta na chapa flambada ao vinho branco. Não vou falar nada, veja você mesmo nas fotos! Os preços eram justos e a lagosta, como em quase todo o ceará, baratíssima se comparada aos preços daqui do sudeste.
Gelato e Grano
Para terminar, em uma cidade em que é verão – e calor – praticamente todos os 365 dias do ano, não há nada melhor do que um sorvetinho para refrescar um pouco. E foi no meio de uma tarde quente em Jeri que provamos pela primeira vez o sorvete do Gelato e Grano, e logo de cara já adoramos!
Ao invés de ser feito com leite, o sorvete tem água como base e é leve e delicioso. Há diversos sabores de frutas, chocolates e outras combinações (o de pistache é super autêntico e sem gosto artificial de alguns). O que torna o lugar ainda mais interessante é que há diversos sabores de frutas que são encontradas com mais facilidade no Nordeste, como cajá e graviola.
Mesmo estando em um pequeno vilarejo que é Jeri, a Gelato e Grano tem duas unidades: a sede fica na praça central de Jeri, e a segunda fica no final da rua principal, quase na praia, perto das barraquinhas de drinks e caipirinhas. As duas são bem próximas umas das outras, e a da praça principal tem mais opções de sabores.
O que você achou das nossas dicas de restaurantes em Jeri? Compartilha com a gente nos comentários qual lugar você acha que é parada obrigatória na cidade!
patrícia mota
Essas duas dicas foram incríveis. amei o restaurante Na casa dela e quería um igualzinho aquí em São Paulo. Galera simpática, comida ótima e o lugar…só vendo mesmo. Tem um restaurante novo, lindo demais, de comída vegetariana, chamado Caravana, mais moderninho e os drinks são perfeitos, vale conferir tambem.
mirna teixeira
Realmente ñ tem como ñ falar bem do restaurante na casa dela.O lugar é , incrível,de um bom gosto excepcional desde a trilha sonora aos vestidos que as menínas que trabalham lá usam. O atendimento é super simpático e a comida super caseira e de excelente qualidade. O tamarindo tem um atendimento mais formal e o estilo é bem paulistano,descaracterizando um pouco o estilo da vila mas ñ deixando de ser uma boa opçao tambem.