Passeios em Porto: Lugares Imperdíveis, O Que Fazer e Dicas


Atualizado em:


Existem inúmeros motivos para amar Portugal. Pra mim, o vinho do Porto é um desses motivos. É de se esperar que a cidade do Porto receba muitos visitantes que curtem tal vinho, mas nem só disso vive o turismo local. Muito pelo contrário. Listamos aqui 14 passeios em Porto que você pode fazer quando estiver na cidade. Deixamos a melhor dica para o final, então não deixe de conferir a lista inteirado que fazer em Porto. 😉

Leia também: Em que região se hospedar em Porto
E mais: 9 dicas de hotéis e hostels em Porto

1- Visitar a Livraria Lello e Irmão (ou Livraria Chardron)

Só esse passeio já renderia um post exclusivo, pois, além de ser linda, a livraria tem um monte de curiosidades interessantes.

É considerada uma das mais belas livrarias do mundo (a terceira, segundo lista do The Guardian de 2008 e lista do Lonely Planet de 2010), tem uma escada vermelha e super emblemática no centro, apelidada de “flor exótica” (interpretação livre nessa parte), e, a curiosidade que mais gosto, é que a Lello serviu de inspiração para J. K. Rowling para descrever a “Floreios e Borrões”, livraria que Harry e seus amigos frequentam, quando a autora morava em Portugal e começava a escrever esboços de seu livro de maior sucesso: Harry Potter.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A GetYourGuide tem um tour a pé pelas ruas de Porto que inclui a visita à livraria. Com esta opção, você vai ter um guia turístico particular e também vai fazer uma parada na Catedral da Sé e outra para tomar um café! Você pode fazer a sua reserva por este link.

2- Provar a típica “Francesinha” 

Prato tradicionalíssimo de Porto, a francesinha ainda é uma incógnita pra mim. Apesar de ser um sanduíche de pão, fiambre, linguiça, bife, salsichas e queijo (vegetarianos, fiquem longe) com molho picante de tomate e cerveja, para mim é uma mistura de sabores que causa um estranhamento inicial (isso é doce ou salgado? Picante ou não? Entrada ou prato principal?). Ainda não tive respostas… mas a verdade é que eu amei a combinação!

Se você vai pra Porto, também tem que provar esse prato ao menos uma vez. Comemos em um lugar não tão bacana, e daí fomos atrás de descobrir a melhor francesinha de Porto. A maioria das pessoas que conhecemos lá nos indicou o Bufete Fase, um lugar pequeno e com fila de espera que fica na famosa Rua Santa Catarina. Já deixamos anotado para nossa próxima ida a Porto. Se alguém já foi, conta aqui nos comentários sua experiência!

Apenas metade da Francesinha, porque eu não estava inspirada esse dia...

Apenas metade da Francesinha, porque eu não estava tão inspirada esse dia…

3- Assistir a algum espetáculo na Casa da Música

Muita gente vai até a Casa da Música (e outros teatros e casas de shows pelo mundo)  para fazer uma visita guiada ou apenas tirar foto da fachada e arquitetura do local. Quando tenho tempo prefiro fazer diferente, e sempre procuro algo para assistir. Por que fazer um tour se você pode vivenciar essa experiência?

casadamusica2

Quando estive em Porto fui até a Casa da Música e comprei um ingresso para assistir a Orquestra Filarmônica de Porto, que iria se apresentar naquela mesma noite. Consegui ingressos bons ainda, não tão caros (paguei uma média de 15 euros) e tive uma experiência muito mais rica quando o som dos instrumentos ecoaram pelas paredes, ao invés de ter visitado paredes mudas.

Veja se gosta: Porto Card, transporte e atrações inclusas por U$15

4- Comer no Mercado Bom Sucesso

Um quarteirão da Casa da Música, está um renovado e charmoso mercado com várias opções “gourmet” de diversos tipos de comidas, desde pratos típicos até hamburgueres e pizzas. É um lugar agradável para passear e comer, ou simplesmente tomar um vinho nas tendas que vendem bebidas. Nos finais de semana tem música ao vivo e vive cheio de Portuenses.

mercadobomsucesso

5- Passear e comprar no Mercado do Bolhão

Indo em uma direção totalmente oposta ao Mercado Bom Sucesso está o mercado do Bolhão no centro da cidade, que é um mercado tradicional (que vende frutas, verduras, peixes e etc), com autênticas vendas e algumas opções de restaurantes, daqueles simples e deliciosos, sabe? Todos que lá estão tem muitas histórias pra contar e vivem dispostos a compartilhá-las.

Se quiser passar pelo mercado e ainda fazer um passeio gastronômico, recomendo este tour. Nele você vai aproveitar um autêntico café da manhã português, almoçar em um bairro popular de Porto e aprender sobre a culinária de Portugal.

mercadobolhao

6- Visitar a Fundação Serralves e seus jardins

Não deixe de visitar a Fundação Serralves, que tem um Museu de Arte Contemporânea e um grande jardim com a Casa Serralves, uma casa típica dos anos 30 e de arquitetura Art Déco. Apaixonados por Museus podem engatar um almoço no restaurante de lá. Ah, não deixe de passar na biblioteca que tem lâmpadas azuis gigantes decorando o local.

serralvescasa

7- Passear pela Ribeira, sentar em um bar e ver a vida em Porto passar. 

Um passeio clássico e delicioso é andar pela margem do Rio Douro e observar a cidade, e quem sabe sentar em um café ou bar e tomar alguma coisa. A praça da Ribeira é um lugar delicioso para ficar vendo a vida passar. Do outro lado do rio, estarão a maioria das Caves de Vila Nova de Gaia (veja a dica 14).

panoramica

8- Caminhar pela Avenida dos Aliados

Ponto central de Porto, a Avenida dos Aliados é larga e perfeita para um passeio a pé, melhor jeito de admirar admirar as construções que ali estão.

avenidaPorto

9- Ir a Matosinhos para comer em algum restaurante de frutos do mar.

Matosinhos é a região dos pescadores de Porto, que fica em frente ao mar, e tem a maior quantidade de restaurantes de frutos do mar por metro quadrado de toda Portugal! Dentre as infinitas opções, estão o tradicional “O Gaveto” e “O Lusitano”.

10- Subir até o alto da Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é um tradicional ponto turístico do centro da cidade. É possível subir uma escada que leva ao topo da torre e ter uma vista geral de Porto.

torredosclerigos

11- Visitar a estação de trem São Bento.

No meio do burburinho do centro da cidade está a estação ferroviária São Bento. Ela poderia passar despercebida por um turista desavisado, mas garanto que vale a pena tirar 5 minutinhos do seu tempo para entrar rapidinho e admirar a belíssima entrada da estação com pinturas feitas nos azulejos portugueses. Uma das estações de trem mais bonitas da Europa, na minha opinião.

Estacaosaobento

12- Curtir a noite na “Rua da Galeria de Paris”

Essa dica é para quem quer conhecer a vida noturna de Porto. Comece sua noite em um dos bares da agitada Rua Galeria de Paris, a mais animada de Porto, e quem sabe depois não emende uma balada.

13- Andar de “Barco Rabelo” pelo Rio Douro

Você também pode fazer um passeio pelo Rio Douro nos “barcos rabelo”, embarcação típica portuguesa que, antigamente, transportava o vinho do Porto da região do Douro até a cidade do Porto. Nesse passeio, você passará pelas belas pontes da cidade, como a Ponte D. Luís I.

viladegaia

14- E, claro, ir até Vila Nova de Gaia para visitar uma cave de vinho do Porto. 

O passeio mais importante e “must go” em Porto não poderia ser outro. Visitar uma cave, entender o processo de produção do vinho do Porto e, no final, degustar as diferentes qualidades do vinho. Passeio indispensável em Porto. Nós visitamos a Cálem e fizemos uma degustação deliciosa (veja aqui como visitar, ou compre esse combo de show de fado com visita e degustação na Cálem). Também fomos na Graham’s e curtimos o passeio. Existe tours que passam por 3 adegas e são mais completos. Eu nunca fiz, mas veja o que acha desse daqui.

caves

Se estiver com pouco tempo em Porto, mas quiser ir mais a fundo no mundo dos vinhos, você pode fazer um bate e volta para a incrível região do Douro. Esse passeio é ótimo para quem quer ter um gostinho do local, mas não tem dias suficientes para dormir na região.

vinhos

Porto

*Bônus/ segredo : visitar a sobrevivente Quinta de Villar d’Allen

Um verdadeiro refúgio no coração de Porto. Um lugar histórico e familiar, a única Quinta sobrevivente das que existiam em Porto no séc. XIX. Um passeio delicioso e super pouco conhecido. Uma casa graciosa que guarda preciosidades como garrafas de 1817. Um jardim lindíssimo com lagos e camélias. A recepção do casal de idosos donos da casa. Uma verdadeira volta ao passado. Recomendo!


Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para quem visita a Europa. Confira nesse post nossa experiência na hora de contratar um seguro de viagem pra gente, ou compare preços e coberturas de diferentes seguros através do site Real Seguro Viagem.


*Agradecimento especial ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto que nos levou para essa viagem a região do Douro e Porto.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • estacionamento aeroporto porto

    Estamos muito gratos a você por tornar conhecida a nossa bela cidade. Um artigo muito bom, um blog muito bom e um ótimo escritor. Muito obrigado, bom trabalho.

  • gostaria de dicas de como ir do Porto a Santiago de compostela,pretendo ficar uma noite lá,e depois retornar para Lisboa,quando no dia seguinte,retornarei ao Brasil(2 pessoas);já estou com hostel reservado em santiago,porem,se não for conveniente,posso mudar e retornar ao Porto,para seguir a Lisboa.Vi em outro post que tens recomendações de motoristas,então talvez seja uma opção,ou transfers,onde levam e buscam.

  • Paulo moreira neto

    Muito obrigado pelas dicas, Marcela.
    Farei uma viagem de 15 dias em semana que vem e gostei muito de suas dicas.
    Excelente trabalho!

    • Paulo, que ótimo ouvir que as dicas ajudaram!
      Muito obrigada pelo seu comentário. É sempre bom ouvir o retorno de vocês! =)
      Beijos e boa viagem

  • Oi Marcela, estou indo dia 8/04 para Portugal. Quero conhecer Vila Nova de Gaia e para isto tenho uma tarde completa. O que podes me indicar para conhecer neste tempo que lá estarei? Em tempo, teu site é ótimo.

    • Oi Alice,
      que bom saber que você gostou do Segredos de Viagem!! Obrigada!
      Eu visitaria uma cave do vinho do Porto!
      Quando fui, visitei a Graham’s Port Lodge que é mais para dentro, e a Caves Calém, que fica na beira do rio. Gostei muito das duas e fiz degustação em ambas também!!
      Depois (ou antes né?) vocêpode comer alguma refeição lá por perto (ou na Diogo Leite ou na Ramos Pinto, onde estão a maior oferta de restaurantes) e aproveitar o final da tarde para apreciar a vista da cidade do Porto.
      Espero ter ajudado. =)
      Beijos e boa viagem!

  • elizabete cristina

    Amei encontrar a suas dicas estamos com as passagens compradas para embarcar dia 22 de outubro 2016

  • olá, estou amando todos os seus posts sobre Portugal. Muito explicativo. A minha questão é a seguinte, entre investir em um hotel the best no Porto ou no Douro, qual desses lugares eu iria realmente curtir bem o hotel e não tanto “turistar” fora dele? Qual seria sua opinião? ( A dúvida esta entre investir no the yeatman ou o the six senses douro valley). Agradeço desde ja

    • Olá Clicia!
      Que bom que está gostando dos posts de Portugal! =)
      Na minha opinião, Porto tem mais programação na cidade e deixa menos tempo para curtir o hotel. Já no Douro, você pode conhecer as vinícolas em um ritmo mais devagar e aproveitar por mais tempo o hotel e as belas vistas que o Six Senses tem (embora o The Yeatman seja sensacional também).
      Queria te pedir encarecidamente que, se for reservar os hotéis pelo booking, utilize esse link do SV para as reservas: The Yeatman ou Six Senses.
      Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a seguir com o blog! =)
      Obrigada e espero ter ajudado!
      Volte sempre!! Beijos

  • Margareth

    Olá !!! Encontrei hoje o site! Show, fantástico! Estou com viagem marcada para setembro ficarei em Lisboa 5 dias , estarei com meus pais de 80 anos. Surgiu uma ideia de fazer um bate volta para Porto. De avião , acha q compensa passar o dia no Porto ? Gostaria de visitar uma vinícola qual me indicaria de fácil acesso. E quais outros passeios fazer? Quanto a aluguel de carro, acha que somente com a carteira brasileira , consigo alugar o carro? Obrigada!

    • olá Margareth, que bom que gostou do site! =)
      Vamos as respostas:
      Na minha opinião um bate e volta de avião (ou mesmo com qualquer outro meio de transporte) de Lisboa para Porto e, ainda por cima, com um casal de 80 anos é muito cansativo e eu não recomendaria! Você vai passar mais tempo no deslocamento entre cidades do que realmente aproveitando, e não dá pra visitar quase nada com algumas horas na cidade apenas. Além disso, no Porto há apenas as caves (galpo˜es de venda, envelhecimento e onde são realizadas as fases finais de alguns vinhos), enquanto que as vinícolas com plantação e com a maioria da produção de vinho do Porto mesmo estão mais afastadas, na região do Douro. Você não teria tempo hábil para ir até lá se fosse e voltasse no mesmo dia.
      Minha sugestão é deixar no mínimo duas noites para Porto e uma na região do Douro, se você quiser visitar esses locais.
      Alugar carro é bem tranquilo com a carteira de motorista do Brasil e o seu passaporte. Se quiser, temos também indicações de motoristas que você pode contratar.
      Espero ter ajudado. =)

      • margareth

        Obrigada, Marcella. Estava realmente insegura, devido o que voce apresentou. Vamos deixar para conhecer o Porto de uma proxima vez. Visitaremos as viniculas mais proximas a Lisboa, na regiao de Setubal. Voce conhece?

        obrigada!

    • Margareth, muito prudente a colocação de Marcella, concordo com ela em gênero, número e grau! Mas como vc vai ter 5 dias em Lisboa e quer conhecer uma Quinta(assim chamam em Portugal as vinícolas), vc pode fazer um bate e volta no Alentejo, que fica pertinho. Visitar a Esporão ou a Eugênio Almeida e ainda almoçar no Tasquinha do Oliveira, para mim uma das melhores experiencias gastronomicas de portugal entre as que não estão rodeadas de cerimônias e sofisticação, mas que tem a verdadeira essência Luzitana.
      Boa viagem!

      • Felipe, muito obrigada pela resposta a Margareth!
        Não poderíamos ter respondido tão bem quanto você! =)

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *