Descubra todos os museus de Washington DC


Atualizado em:


Qualquer pessoa que já pisou em Washington DC sabe que o lugar é o paraíso para quem não dispensa uma exposição, mas se você ainda não sabe muito sobre a cidade, pode ficar surpreso ao saber que apesar de ser conhecida como a cidade da política, DC tem uma cena cultural muito forte. E mais: a maior parte dos museus de Washington DC é de graça!

Por aqui você encontra não só museus de arte, como também espaços históricos, científicos, interativos e muito mais! Há também pequenos segredos escondidos que muitas vezes não estão nas rotas turísticas. Por isso, aproveitamos a experiência de morar na cidade há anos para te ajudar a descobrir tudo com o melhor guia de museus de Washington DC!

Museus em Washington DC: National Gallery

A imponente National Gallery of Art, no National Mall

Os principais museus em Washington DC

Um dos principais motivos para Washington DC ter tantos museus, e tantos museus gratuitos, é a Smithsonian Institution, que é um instituto educacional e de pesquisa do governo dos EUA. Esta instituição é a responsável pela criação e manutenção da maior parte dos museus da capital norte-americana, principalmente os que ficam na região do National Mall. Como é um órgão público, com fins científicos, educacionais e culturais, a entrada nos museus Smithsonian é de graça.

National Museum of African American History and Culture

O nome deste museu é tão grande quanto a sua importância. O National Museum of African American History and Culture é um dos museus mais novos da cidade e pelo nome dá pra ter uma ideia do que você vai encontrar por lá. Ele celebra a imigração e a contribuição dos Afro-Americanos para o desenvolvimento e a cultura do país.

Além do riquíssimo acervo, o prédio que abriga o museu, feito em alumínio cor de bronze, é uma grande atração. Ele foi inaugurado em 2016 pelo ex-presidente Barack Obama, o primeiro negro a comandar o país.

A fachada do novissimo African American museum (Imagem: LA Times)

O museu fica aberto todos os dias e a entrada é grátis, mas é preciso pegar um ingresso on-line antes. E fique atento, porque, especialmente aos finais de semana e durante o verão estadunidense, as entradas são muito disputadas. Esteja a postos às 8h, se você quer reservar um ingresso com até 30 dias de antecedência, e às 8h15, se quer uma entrada para o mesmo dia.

National Gallery of Art

Este é o mais importante museu de artes da cidade. Mesmo se esta não for a sua praia, vale a visita para conhecer o imponente prédio que abriga a coleção. A região do National Mall, aliás, é toda cercada de construções grandiosas, geralmente em concreto branco que tornam a área bem característica, e a National Gallery é um dos mais chamativos.

Falando de conteúdo, este museu conta com obras célebres como as estátuas das bailarinas de Degas. No prédio principal você vai ver obras que vão do clássico ao moderno. Para quem preferir, há poucos anos foi aberto um anexo, o “East Building”, totalmente dedicado à arte moderna e contemporânea, que falaremos mais a frente.

Além disso, a National Gallery of Art tem um jardim de esculturas, que é uma parte da visita que não toma muito tempo, mas vale muito a pena! Durante o verão, o jardim também abriga eventos deliciosos, como shows de jazz. Vale conferir a programação!

A National Gallery fica aberta de segunda a sábado das 10h às 17h, e aos domingos das 11h às 18h e, claro, a visita é gratuita.

Air and Space Museum

Museus de Washington DC: Air and Space Museum

O átrio do Air and Space Museum, cheio de aviões e foguetes. – Foto: Pedro Szekely/Flickr

Este é o quinto museu mais visitado do mundo! Ele é mais um da lista de museus Smithsonian, mas é completamente diferente dos anteriores, uma vez que seu foco, como você pode imaginar, são a história e as tecnologias da aviação e espaciais.

Este museu, aliás, é um lugar único e por isso fica no topo das nossas recomendações para quem quer conhecer os museus de Washington DC. São tantas coisas que é fácil passar mais de 3 horas lá dentro. E como há muitas coisas interativas, você nem vê o tempo passar – é uma pedida certeira para quem vai com crianças também.

Os principais destaques ficam por contam de uma cápsula da Apollo 11 e de um avião dos Irmãos Wright – este, porém, é um ponto polêmico da visita para brasileiros, uma vez que os americanos consideram que não foi Santos Dumont que inventou o avião.

Este museu fica aberto todos os dias e a entrada é gratuita.

National Portrait Gallery

Como o próprio nome já diz, esse museu é dedicado a retratos. Pode parecer meio chato, mas juramos que é super interessante. Inclusive, você já deve ter ouvido falar sobre ele, já que lá há uma galeria com quadros de todos os presidentes dos EUA. É interessante ver como os retratos de antigamente eram sempre muito padronizados e o de Barack Obama, por exemplo, é muito mais criativo.

Além dos presidentes, também estão retratadas outras personalidades importantes, como a ex-primeira-dama Michelle Obama, e alguns ícones da cultura pop. Frank Underwood (personagem da série House of Cards) ganhou seu retrato no museu recentemente.

National Portrait Gallery, em Washington DC

O maravilhoso átrio da National Portrait Gallery já vale a visita

Merece destaque também o belíssimo átrio no interior do museu, onde fica o café. O teto do átrio foi desenhado pelos arquitetos Londrinos Foster+Partners e é feito de vidro e alumínio, com ondas que dão a impressao de serem nuvens. Nesse centro do museu, às vezes há alguns eventos divertidos e abertos ao público, vale conferir.

Este é mais um dos museus de Washington DC que abre todos os dias e é gratuito.

Natural History Museum

Como todo museu de história natural que se preze, o de Washington DC exibe dinossauros, fósseis e pedras (como o famoso Hope Diamond de 45 carats). Mas não para por aí e há muita interatividade e até a possibilidade de segurar animais vivos, sem crueldade, como essa simpática lagartinha que a Sara pegou. Este é o museu mais visitado da América do Norte.

Lagarta no Natural History Museum em Washington DC

Também está aberto todos os dias e é grátis.

National Museum of American History

Esse museu conta a história dos Estados Unidos dos pontos de vista tecnológico, cultural, científico e político. Se você gosta de cultura pop norte-americana, esse museu é pra você. Ele exibe peças como os vestidos da posse usados por todas as primeiras-damas, a cozinha de Julia Child, alguns Muppets originais, entre muitas outras coisas que vão da pré-história até os dias atuais.

Aberto todos os dias e com entrada gratuita.

Museus para os amantes de arte moderna e contemporânea

National Gallery of Art – East Building

Como prometido, voltamos para falar mais sobre a National Gallery of Art, desta vez com foco no East Building, o lado leste do museu, que é dedicado à arte moderna e contemporânea. A arquitetura deste prédio já dá o tom do que você vai encontrar dentro. Diferente dos outros museus Smithsonian, o East Building é super moderno e tem, como na National Portrait Gallery, um grande átrio com teto de vidro.

Ele abriga obras do final do século XIX até os dias de hoje.

Você pode acessar o East Building diretamente ou por meio de um “túnel” que vem da National Gallery of Art, que recomendamos, porque é um caminho interessante.

A National Gallery fica aberta de segunda a sábado das 10h às 17h, e aos domingos das 11h às 18h e, claro, a visita é gratuita.

Uma obra de Calder exposta no átrio do East Building da National Gallery of Art

National Museum of Women in the Arts

Apesar do nome começado em National, este não é um museu Smithsonian e, portanto, não é gratuito. Este é o único grande museu do mundo dedicado inteiramente à arte feita por mulheres e por isso já vale a visita. A coleção é bem diversa, mas a visita é rápida.

Atualmente, o museu está fechado para reforma e a previsão de abertura é só em 2023, mas por enquanto é possível fazer visitas virtuais.

Kreeger Museum

Patronos da arte em Washington DC, o casal Kreeger teve sua casa desenhada pelos famosos arquitetos Phillip Johnson e Richard Foster na década de 1960, e hoje abriga uma coleção de obras que inclui Monet, Picasso e Renoir.

Abre de terça a sábado com horários variados e opções de tour. Ingressos a US$10, com desconto para idosos e estudantes.

Hirshhorn

Construído para ser o museu nacional de arte moderna e contemporânea dos EUA, o Hirshhorn abriga obras de arte produzidas nos últimos 50 anos.

Aberto todos os dias, grátis.

Phillips Collection

Museus em Washington DC: Phillips Collection

Fachada da Phillips Collection, que fica na região de Dupont Circle

Coleção privada de arte moderna mais antiga dos EUA, este pequeno museu abriga grandes nomes como Renoir e Rothko. Meu museu favorito da cidade, explicado direitinho nesse post aqui.

Aberto de terça a domingo, das 11h às 18h. A entrada para adultos custa US$ 16, é gratuita para menores de 18 anos e tem descontos para estudantes e idosos.

Glenstone Museum

O Glenstone Museum fica em Potomac, em Maryland, a 24 km do centro de DC. Quem tem uns dias a mais na região e gosta de arte contemporânea deve considerar incluir este na listinha de museus em Washington DC porque ele tem uma proposta única de integrar arte, arquitetura e natureza, com algumas obras ao ar livre, inclusiva.

Aberto de quinta a domingo, das 10h às 17h. A entrada é grátis.

Museus de história

Holocaust Museum: para saber mais sobre a II guerra

Museu que conta a história do holocausto atraves de documentos e depoimentos de sobreviventes. Seu acervo possui mais de 12 mil objetos e 80 mil fotografias que ajudam a montar um ótimo e impactante acervo. Vale até se você já tiver visitado museus da temática em Berlim, Israel ou até mesmo Auschwitz.

O museu tem entrada grátis mas é necessário ingresso se você o visita entre março e agosto – como há muita demanda nessa ápoca, eles usam esses ingresso gratuitos para controlar o número de pessoas. Se preferir, você pode reservar on-line o dia em que quer visitar pelo preco de US$1.

National Archives

National Archives em Washington DC

A sala do National Archives onde ficam os documentos mais importantes

O National Archives é um órgão do governo americano que cuida dos registros governamentais e históricos. Como o objetivo é dar transparência, há um museu que exibe documentos importantíssimos como a Declaração de Independência, a Constituição e o Bill of Rights. Como o museu é super bem organizado e produzido, a visita é rápida e muito interessante.

Ele abre todos os dias das 10h às 17h30. A entrada é gratuita, mas como há limite de visitação, é preciso retirar um ingresso aqui.

National Museum of the American Indian

Peças de nativos do continente americano como indígenas dos EUA, do Brasil e dos Andes.

Aberto todos os dias, grátis.

Woodrow Wilson House

A histórica casa do ex-presidente Woodrow Wilson (onde ele faleceu em seu quarto) hoje é aberta para visitações.

Visitas apenas com o tour guiado que sai de hora em hora desde as 10h ate as 15h. De março a dezembro ele abre de quarta a domingo, e em janeiro e fevereiro apenas de sexta a domingo. Ingressos custam US$10 com desconto para idosos e criancas.

Museus com temas diferentes ou específicos

Postal Museum: museu dos Correios

Museus de Washington DC: Postal Museum

Só pelo átrio dá para ver que o museu é mais interessante do que parecia, né?

Localizado ao lado da estação de trens Union Station, esse museu é focado em um tema que não pensaríamos que poderia ser interessante: Correios. No entanto, o museu além de contar com uma incrível coleção de selos, é também super interativo.

Aberto todos os dias, das 10h as 17:30h, grátis.

National Geographic Museum: para ver fotos maravilhosas

Museu com as famosas fotos das expedições da revista National Geographic, além de exposições mais interativas.

Abre todos os dias das 10h às 18h, mas o último ticket é vendido as 17h. Ingressos custam US$15 com descontos para idosos, criancas e estudantes.

Museum of the Bible: para aprender sobre religião

O Museu da Bíblia tem centenas de artefatos relacionados ao livro mais famoso do mundo, expostos de forma interativa em um prédio moderno a apenas duas quadras do Capitólio e com uma bela vista da cúpula dele.

Aberto de quarta a segunda, das 10h às 17h. A entrada custa US$ 24,99 comprando na hora e US$ 19,99 se comprar on-line. Vale conferir no site as condições especiais de desconto e eventuais mudanças no horário de funcionamento.

Planet Word Museum: para conhecer as palavras

Este é descrito como “o museu onde a linguagem ganha vida”. As exibições giram em torno da história do inglês, bem como dos variados usos da língua.

Aberto de quinta a domingo, das 10h às 17h. A entrada é grátis, mas há uma doação sugerida de US$ 15.

Artech House DC: para mergulhar na arte e tecnologia

Artech House Washington DC

Na Artech House as exposições são temporárias. – Divulgação/Artech House

Este é um museu super futurista que mistura arte e tecnologia em exposições imersivas e temporárias. Lá, há também um bar de coquetéis com a mesma pegada futurista.

Aberto diariamente das 10 da manhã às 10 da noite. A entrada para adultos é US$ 24, mas há descontos para algumas categorias, confira no site.

International Spy Museum: ótimo para crianças

Este é um museu dedicado a espionagem, que aborda tanto historicamente, quanto como é na contemporaneidade. Esta é a maior coleção do tema do mundo.

O museu abre todos os dias, em horários variados, vale conferir antes de ir. A entrada inteira é US$ 26,95.

Galerias e outros museus de arte

National Museum of African Art

Este é um museu que conta não só com obras tradicionais da Africa Sub-Sahariana, mas tambem apresenta em sua colecoes artistas modernos e contenporaneos de todo o continente africano.

Aberto todos os dias, grátis.

American Art Museum

Mais de 7 mil artistas exibem suas obras nesse museu que abriga a maior colecao de arte exclusivamente norte-americana. Destaque para quadros de Georgia O’Keefe e Edward Hopper.

Aberto todos os dias, grátis.

Art Museum of the Americas

Museu operado pela OEA (Organização dos Estados Americanos) que exibe obras da América Latina e do Caribe. É o museu de arte latina mais antigo dos EUA.

Abre de terça a domingo das 10h às 17h. Entrada gratuita.

Renwick Gallery

Bem em frente à Casa Branca, essa galeria exibe exposições temporárias de artistas contemporâneos norte-americanos.

Aberta todos os dias, grátis

Renwick Gallery em Washington DC

O prédio clássico em frente à Casa Branca esconde exposições modernas e contemporâneas

Freer Gallery of Art

Esta galeria é também conhecida como o museu nacional de artes asiáticas. O acervo diverso promete mudar o nosso olhar sobre a Ásia.

Aberta de sexta à terça, das 10h às 17h30. Grátis.

Sackler Gallery

Junto com a Freer Gallery, a Sakler possui uma vasta coleção de arte asiática, desde a região de China e Japão, até o sul e sudeste asiático.

Aberta todos os dias, grátis.

Museus em outras partes de Washington DC

Hillwood Estate and Museum

Uma belíssima mansão cercarda de jardins ornamentais e recheada de obras de arte que pertenceram a Marjorie Merriweather, uma milionária e amante das artes e de receber bem. Um passeio que infelizmente está fora do radar dos turistas, mas que vale muito a pena.

Abre de terça a domingo, das 10h às 17h. Ingressos custam US$18 mas há descontos para idosos, crianças e estudantes.

Madame Tussaud’s Washington

O famoso museu de cera de Londres, hoje tem filiais espalhadas pelo mundo, como em Washington DC.

Abre todos os dias das 10h às 18h. Ingressos podem ser comprados antecipadamente e custam desde US$17,60, se você comprar online.

A estátua de cera da ex-primeira dama Michelle Obama

Anacostia Community Museum

Mais um museu do Smithsonian, este foi criado com o intuito de envolver as comunidades mais afastadas da cidade. Hoje o foco da curadoria são elementos que expressam o que á a vida urbana contemporânea.

Aberto todos os dias, das 10h às 17h. Grátis.

Air and Space Museum (Steven F. Udvar-Hazy Center)

Esse museu á uma “continuação” do Air and Space Museum de DC, mas fica na Virgínia, perto do aeroporto internacional de Dulles (IAD). O galpão GIGANTE abriga peças importantes da história da aviação, como o Enola Gay (avião que carregou a bomba de Hiroshima), um concorde francês, a nave espacial Discovery, dentre outras célebres aeronaves.

Aberto todos os dias, das 10h às 17h30min. Grátis – o estacionamento custa US$15.


Ufa! Quando falamos que a lista de museus de Washington DC era grande, você não imaginava tantos né? Em uma primeira visita, nossa dica é ficar nos da primeira categoria, que você já vai começar a ter uma ideia do que há na cidade. Quem vai sempre ou mora na cidade pode começar escolhendo um por categoria, até zerar todos, que tal?

Se você conhece algum que ficou de fora da nossa lista de museus de Washington DC, conta pra gente nos comentários! Se seguiu nossas dicas, conta pra gente o que achou!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *