Algarve: o que fazer, dicas e passeios imperdíveis


Atualizado em:


Este é um texto escrito a quatro mãos. A Dora Frias Martinelli, uma amiga nossa que faz viagens incríveis pelo Brasil e pelo mundo, ficou 20 dias na região do Algarve, no sul de Portugal, e nos contou sobre a sua experiência. Ela foi visitar as praias do Algarve em janeiro, época que muitos aqui no blog me perguntam se é boa para visitar Portugal por ser inverno, e pegou quase todos os dias de sol mas com um friozinho de leve. A Sara, nossa colaboradora fixa aqui do blog, visitou o Algarve no comecinho de setembro de 2023 e adicionou suas visões sobre o verão na região ao texto.

A região do Algarve e o clima

A região é absolutamente incrível, não tenho nem palavras para descrever o quanto gostei. Foi um dos lugares mais lindos que já conheci! A principal atração na região são as praias. Uma cidadezinha ou outra ainda é legal pra conhecer, mas nada que salte os olhos e tenha o efeito “uau”, como acontece com as praias. Então se você não curtir tanto apreciar as praias em si, acho que a viagem não vale tanto a pena. Melhor ir para outros lugares de Portugal como Lisboa, Porto ou Douro.

Mas, se curtir, olha esse pôr do sol na Praia da Marinha!

Em janeiro, durante o inverno, foi bem tranquilo. A temperatura era amena, fazia em torno de 18 graus durante o dia e muuuito sol! Demos sorte, pois peguei 1 dia de chuva nos 20 dias que fiquei por lá. Mas confesso que não consegui entrar na água durante esse período pois estava bem gelada. A região é cheia de praias paradisíacas e é um país bem barato. Não esperava muita coisa quando estava indo e me surpreendi muito, sem dúvidas quero voltar no verão para conseguir aproveitar o mar. Eu, Sara, fui nos primeiros dias de setembro, depois do que era considerado o último final de semana de férias escolares. A região ainda estava bastante cheia, algumas praias menores chegaram a ficar quase impossíveis em determinadas horas do dia, mas acredito que já havia bem menos gente do que no pico da temporada. O tempo era muito quente e estava bem seco, mas no dia que fomos embora choveu forte.

Nota do SV: os meses de julho e agosto são altíssima temporada de verão e costumam ficar cheios de locais e turistas. Recomenda-se ir nos meses entre estações, como maio, junho, setembro ou outubro para encontrar praias mais vazias. O inverno ainda pode ser lindo por lá (inspirem-se na própria Dora, por exemplo), mas realmente a viagem fica mais para contemplação do que para banho, e alguns estabelecimentos podem estar fechados.  

Uma observação relevante é que é bem comum que as praias do Algarve fiquem cheias de sargaço, uma alga que é trazida pela maré como resultado da intervenção humana na região e se acumula no rasinho ou na areia. No meu caso, não atrapalhou, mas em alguns casos ela pode ficar com um cheiro bem forte ou ser um volume tão grande que prejudicam a experiência. Outro ponto de atenção principalmente para quem vai curtir as praias no verão é que em muitas praias o sol se esconde atrás das falésias relativamente cedo, então dormir até tarde não é a melhor opção se você quer aproveitar bem a região.

Qual cidade escolher como base no Algarve? Ou onde ficar no Algarve?

O Algarve é uma região com várias cidades que podem ser feitas de base. As mais recomendadas são Lagos e Carvoeiro, por serem mais próximas das principais praias. Mas há também outras boas opções, como Portimão e Lagoa, por exemplo. A Dora ficou em uma casa com a família toda (30 pessoas!) em Portimão e de lá iam para as praias de carro. Alugar um carro definitivamente é uma boa opção no Algarve, facilitando o deslocamento e te dando mais liberdade para explorar. Com ele, o local de hospedagem é um pouco menos relevante, ainda que se hospedar em Faro, onde está o aeroporto, continue sendo um pouco fora de mão demais. Porém, o carro não é absolutamente indispensável. Quem não dirige pode se hospedar em uma das duas cidades citadas primeiro e garantir facilmente um ou dois dias de praia a pé. Para ir para as outras regiões, ônibus (um pouco caro, 5,60 euros em 2023) e carros de aplicativo são opções viáveis.

Veja opções de hotéis e apartamentos em Faro Veja opções de hotéis e apartamentos em Portimão

Albufeira é mais uma opção a ser considerada. Esta é a cidade mais “badaladinha” de todas pois tem bastante coisa para fazer a noite. A cidade tem uns restaurantes a beira mar que são turísticos, mas o lugar é bem legal e a comida é boa também.

Veja opções de hotéis e apartamentos em Albufeira

Melhores praias do Algarve – Portimão:

Praia dos 3 irmãos

É muito muito muito linda, cheia de falésias, caverninhas.. mar bem azul, da pra explorar bastante, eh uma praia grande. Tem um restaurante la que nao consegui ir pq tava fechado no inverno, mas vi ótimas recomendações e parece ser maravilhoso! Chama Caniço.

Praias de Lagos:

Ponta da Piedade

Ponta da Piedade - Algarve

Não é linda a Ponta da Piedade?

A Ponta da Piedade não é exatamente uma praia, e sim um lugar belíssimo para observar as falésias e o mar. Você pode chegar pelo Farol da Piedade e descer a escadaria até a praia. Em um dia que o mar estava bem agitado era lindo ver as ondas baterem, em outro que estava calmo a água fica verde e cristalina, parecia uma piscina. Lá é possível pegar barco ou caiaque quando o mar está calmo e passear pelas falésias… recomendo MUUUITO. Existe um passeio de barco te leva de Lagos até a Ponta da Piedade e passa pela Praia Dona Ana, Praia do Camilo e uma praia de nudismo, sempre ao lado de um motorista/guia profissional. Clique aqui para obter mais informações!

Praia da Dona Ana 

É considerada uma das mais bonitas da região do Algarve, mas não achamos nada demais, ainda que valha a pena a visita, claro. A Praia da Dona Ana é bem central, acessível e com boa estrutura de quiosque, portanto, enche muito e é frequentada por muitas famílias. Se você prefere uma prainha mais vazia e tranquila, vá na Dona Ana bem cedinho.
Praia de Dona Ana no Algarve, em Portugal

Praia de Dona Ana por Lacobrigo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Praia do Camilo

Entre a Dona Ana e a Ponta da Piedade está a Praia do Camilo, que é linda e deliciosa. Ela é quase duas praias em uma só, porque a formação rochosa quase a divide em dois. Vale muito a pena conhecê-la e, preferencialmente cedo, porque como é pequena, acaba ficando muito lotada.

Praia de Benagil

*Imperdível*

A preferida da Dora! É uma praia pequenininha que fica entre duas falésias bem grandes. Quem vai no verão, como a Sara, tem uma visão diferente, porque como ela dá acesso ao principal cartão-postal do Algarve é de longe o lugar mais cheio. É da Praia de Benagil que acessa a Gruta de Benagil. Ela fica bem pertinho, mas só é possível chegar por água, seja de barco ou de caiaque. Dentro da gruta forma uma prainha que dá pra descer e nadar. Como o espaço é pequeno, o tempo ali dentro é limitado também. De barco, só é possível ficar cerca de 10 a 15 minutos, de caiaque há mais flexibilidade.
Caverna de Benagil no Algarve em Portugal

Caverna de Benagil. Foto por Bruno Carlos, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Este passeio de barco para Bernagil sai de Carvoeiro e Portimão, mas ainda existe este que sai de Vilamoura e o último, que sai de Albufeira. Nos links você consegue ver o que cada um oferece.

Praia do Carvalho

Pertinho da praia de Benagil, da pra fazer no mesmo dia! A praia é linda, tem umas escadinhas, um caminho por dentro das falésias.. vale muito a pena! Foi a praia favorita de muita gente da família.

Praia da Marinha

*Imperdível*

Está disparada entre as praias mais lindas do Algarve!!! Não deixe de conhecer. A Praia da Marinha é bem grandona, provando que nem só as pequenas e escondidas são deslumbrantes.

Praia da Marinha por Had01 (Own work (Originally at cs.wikipedia)) [Public domain], via Wikimedia Commons

Caso queira visitar a Praia da Marinha e a Praia de Benagil no mesmo passeio, esta excursão de barco pode valer a pena.

Trilha dos Sete Vales Suspensos

A trilha dos Sete Vales Suspensos é uma caminhada deslumbrante (que pode ser feita por conta própria) pela encosta, com vistas espetaculares das praias e falésias. O caminho todo tem 6km e demora cerca de 6h, com pausas para fotos, mas sem descer para as praias. No inverno, fazer a trilha completa pode ser uma boa pedida. No verão, o caminho todo não é recomendado por causa do calor extremo e do tempo seco. Quando está quente, vale mais a pena fazer apenas um trecho, como entre Carvalho e Marinha, e descer para aproveitar as praias também. Se insistir em caminhar tudo, vá preparado de tênis, com bastante água e saia bem cedinho, para fugir do sol forte.

Outras atrações no Algarve

Fortaleza de Sagres

A fortaleza fica na cidade de Sagres, no lugar onde era a antiga escola de Sagres. Tem uma vista muito bonita e é bem interessante para conhecer. Ali do lado tem um restaurante que se chama Beira a Mar, que foi muito bem recomendado. Mas quando fui não achei nada demais… comidinha honesta, que pode servir como opção para quem quiser comer algo por lá.

Cidade de Lagos

A cidade é uma gracinha, cheia de lojinhas fofas, restaurantes variados, sorveterias e tudo o mais que uma cidade simpática tem que ter. É bem gostoso passear por lá! Para quem quiser ir além, há um museu sobre o papel de Portugal no comércio de escravos.

Cidade de Lagos, em Portugal

Armação de Pera

Uma cidade com uma praia bonita e por vezes lotada. Tem um restaurante muuuito gostoso e muito lindo em Armação de Pera! Chama-se Praia Dourada Beach Restaurant and Lounge, vale mais a pena pelo lugar e vista do que pela comida.
Tem mais dicas e segredos sobre os melhores passeios, cidades e praias do Algarve? Não fique tímido! Deixe seu comentário aqui e ajude outros viajantes a também explorarem esse pedacinho do mundo.
Não dê bobeira:  O seguro de viagem é obrigatório na Europa, compare e reserve o seu aqui.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Oi Marcela, em Julho, 10, eu e meus pais estaremos em julho, 10, estaremos em Lisboa, vindos da Madeira, e estamos a pensar em fazer um bate volta de comboio ao Algarve, a única região que ainda não conhecemos em Portugal. Li seus comentários e me parece muito útil e prático, assim apreciaríamos se nos ajudasse em um roteiro de 1 dia. Minhas dúvidas são: Faro ou Portimão ? Uma praia de banear ou a visitar imperdível ? Qual é a melhor praia com estrutura de aluguer de toldos, duches e bares ?
    Muito obrigado e com os melhores cumprimentos.

  • Mauricio Vieira

    Oi Marcela, em Julho, 10, eu e meus pais estaremos em julho, 10, estaremos em Lisboa, vindos da Madeira, e estamos a pensar em fazer um bate volta de comboio ao Algarve, a única região que ainda não conhecemos em Portugal. Li seus comentários e me parece muito útil e prático, assim apreciaríamos se nos ajudasse em um roteiro de 1 dia. Minhas dúvidas são: Faro ou Portimão ? Uma praia de banear ou a visitar imperdível ? Qual é a melhor praia com estrutura de aluguer de toldos, duches e bares ?
    Muito obrigado e com os melhores cumprimentos.

  • Olá, Marcella! Tudo bem? Ótimas dicas! Terei apenas um domingo no Algarve, num domingo fim de junho. Quais praias você aconselha que eu visite? Minha base será Silves. Você acha viável fazer Praia da Marinha, Benagil, Três Irmãos, , Dona Ana e Farol da Ponta da Piedade? Estou querendo um milagre, né? rsrs… Não queremos entrar na água, só passear mesmo, e talvez um passeio de barco para ver a gruta de Benagil. Obrigada!

    • Janice, realmente você está ousada… rs! Mas acho que você pode organizar as praias em uma lista de prioridades e tentar fazer o que conseguir. Você coloca o que mais quer ver primeiro, e se não der tempo de fazer algo, será uma praia menos desejada por vocês. Não deixe de ir para a Praia da Marinha e Benagil. Além de serem lindas, elas ficam próximas uma da outra. Depois acho que rola visitar Três Irmãos sim! Dona Ana e Farol da Ponta da Piedade ficam mais longe, mas se der tempo por que não fazer né? Já que vocês só querem ver, e não ficar na água, na praia e etc, acho que pode ser mais viável. Achei essa ordem de praias que você escolheu ótima! Tomara que dê certo!!
      Beijos e boa viagem

    • Legal não é, Dalila?
      Eu fique morrendo de vontade de ir depois que ela me contou sobre a viagem.
      Que bom que você também gostou e vai incluir o post no seu guia de Portugal (que está ótimo!).
      Obrigada!! =)

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *