5 motivos para viajar para a Finlândia


Atualizado em:


A Finlândia já está na nossa wishlist de viagens há muito tempo, junto com toda a Escandinávia para ser bem sincera. É um país lindo e diversificado, com belezas naturais e paisagens diferentes das que encontramos no nosso Brasil tropical. Para melhorar, o turismo é super bem estruturado e o país é ótimo para mulheres que viajam sozinhas. Tem lugares que são Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO como o arquipélago de Kvarken, eventos divertidos como o Campeonato Mundial de Futebol de Pântano e o Campeonato Mundial de Carregamento de Mulheres (sim, é isso mesmo… assista o vídeo e se divirta), boa gastronomia como os pastéis da Carélia, e inúmeras outras atrações que eu poderia listar aqui.

Como estou coletando todas as informações sobre a Escandinávia para uma futura viagem, decidi que faria algo incomum por aqui: publicar as referências e informações que eu tenho antes da viagem acontecer, para poder inspirar outros viajantes. Por isso, listei aqui 5 motivos para querer visitar a Finlândia agora, quem sabe assim o país também não entra para a sua lista?

1- Aurora Boreal

Quem nunca sonhou em ver de perto a Aurora Boreal? Foi esse fenômeno que me fez querer conhecer mais a fundo o país e me ajudou a descobrir todas as outras jóias que eu desconhecia (e apresento abaixo). Prepare-se para o frio, programe-se para ficar mais tempo por lá para ter mais chances de ver o fenômeno, e fique tranquilo que valerá a pena.

Aurora boreal na Finlândia. Foto: Asko Kuittinen

Aurora boreal na Finlândia. Foto: Asko Kuittinen

2- Lapônia, terra do Papai Noel e uma imensidão branca

Pedi para 5 blogueiras de viagem me contarem sobre uma viagem marcante na vida delas. A Natalie, do blog Love and Road, escolheu a viagem a Lapônia como uma de suas preferidas. Hum… uma pessoa super viajada, que já visitou lugares maravilhosos (fomos juntas para uma viagem incrível para a Indonésia por exemplo) citou a Finlândia. Taí o país entrando outra vez de fininho na minha vida.

Fiquei encantada com as paisagens, a imensidão branca e os passeios únicos que eles fizeram na terra do Papai Noel. A Lapônia é a maior e a mais setentrional das regiões da Finlândia, e o lugar ideal para far diferentes atividades ao ar livre como snowmobile, esqui, trilhas, rafting e até andar de trenó sendo puxado por huskies.

Que tal esse visual em Rovaniemi? Foto: Robson Cadore e Natalie Deduck

3- Cidades incríveis

Muitos provavelmente já ouviram falar de Helsinque, a capital da Finlândia. Com cerca de 650 mil habitantes, a cidade é a maior do país e atrai um grande número de turistas que curtem os seus parques, igrejas como a Capela do Silêncio, os museus e os prédios históricos como os da Praça do Senado. Mas, além dessas, a Finlândia também tem outras cidades interessantíssimas, como a cênica Tampere, que embora seja a terceira maior do país, ainda mantém o estilo de cidade pequena e é cercada por dois belíssimos lagos, de  Näsijärvi e Pyhäjärvi. E também Turku, a cidade mais antiga do país e que foi capital da Finlândia até o século XIX, muita história em um lugar só.

Helsinque. Foto: Visit Finlandia

4- Sol da meia noite

Desde muito nova eu ouvia do meu avô as histórias do sol da meia noite. Quando eu tinha uns seis anos de idade ele visitou a Escandinávia e passou horas me mostrando o álbum de fotos (lembram do bom e velho álbum?) e falando do quão impressionante é ter um dia com praticamente 24 horas de sol e claridade. O sol da meia noite é visível em diversos país no extremo norte ou sul do globo, é verdade. Então se estiver na Europa durante o verão e quiser ver algo diferente da Torre Eiffel ou do Coliseu, que tal voar para o norte e observar esse fenômeno único?

5- Natureza exuberante

A Finlândia tem uma infinidade de parques naturais. São mais de 40 parques que somam a uma variedade de cenários diferentes que o país oferece, e que mudam conforme a região e a estação do ano. O Parque Nacional de Koli, na Carélia do Norte e o  novíssimo Parque Nacional de Hossa (inaugurado em junho de 2017 em homenagem aos 100 anos de indepedência do país) figuram na minha lista de favoritos.

Parque Nacional de Hossa. Foto: George Turner

Essa é minha lista pessoal que fiz conversando com outros viajantes, visitando os sites oficiais de turismo e trocando e-mails com a assessoria de imprensa da Finlândia. Mas uma dica boa para quem também planeja ir para lá e quer conhecer mais sobre o país é visitar a Feira Escandinava, que acontece todo ano no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo. Esse ano a feira terá como destaque a Finlândia, por causa dos seus 100 anos de independência, com exposição de fotos e vídeos.

A feira é gratuita e acontece dia 7 e 8 de novembro de 2017 (das 11h às 22h no dia 7 e das 10h às 20h no dia 8). Ah, e conselho de quem já foi três anos seguidos: chegue cedo se quiser aproveitar as lojinhas e fazer ótimas comprar na feira, como o travesseiro maravilhoso dinamarquês! Acompanhe as novidades da feira pelo evento no facebook.

*Crédito foto de capa: Tea Karvinen

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *