Roteiro por Neustadt, o lado novo e cool de Dresden

Altstadt e Neustadt, ou cidade antiga e cidade nova. Dua regiões separadas pelo rio Elba. De um lado, prédios e edifícios históricos e grandiosos, a maioria deles reconstruídos após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial mas mantendo sua arquitetura original. Essa é Altstadt (mesmo não sendo de fato antiga, leva esse nome). Do outro lado, uma área colorida e descolada, com bares, grafites e jovens por todos os lados. Essa é Neustadt (mesmo não sendo de fato nova, leva esse nome). Esse é um dos contrastes mais interessantes de Dresden, uma cidade que renasceu das cinzas, por isso tudo pode ser considerado “novo” por lá.

As belezas de Altstadt são mais óbvias e os pontos turísticos são atrações imperdíveis! Mas, quando estiver em Dresden, não deixe de passar por Neustadt, nem que seja por algumas horas, para descobrir um pouco o outro lado da cidade.

Kunsthofpassage

A atração mais conhecida da região e realmente imperdível para quem vai a Dresden. Uma passagem entre duas movimentadas ruas do bairro, que são uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Atravesse de um lado ao outro, entre lojas descoladas e prédios com instalações artísticas pra lá de interessantes nas suas fachadas.

Louisenstrasse, Görlitzer Strasse, Alaunstrasse e Königstrasse

Perca-se entre os bares, grafites e lojas diferentes das três primeiras ruas, que ficam na parte “alta” de Neustadt. Apenas caminhar por elas já é um excelente passeio.

Pelas ruas de Neustadt

Na parte de baixo de Neustadt, a rua mais famosa para comer e beber é a rua do rei, ou Königstrasse em alemão. Tem um clima diferente e menos “hipster”, mas é interessante e tem lugares gostosos para escolher e ir.

Curry & Co

Um lugar minúsculo, com cara de lanchonete, onde você nem imagina encontrar uma das melhores currywursts da Alemanha! O Curry & Co tem diversos prêmios no seu currículo que fazem jus ao sabor das salsichas, molhos e batatas fritas que vendem.

Salsicha de porco de dois jeitos, de boi e salsicha vegana. Molho curry, honey mustard, cebola caramelizada e queijos com jalapeno. E uma das melhores fritas do país!

Experimentamos todos os tipos de salsichas, quase todos os molhos e todos estavam divinos! Além do prato tradicional com currywurst, não deixe de experimentar o molho de queijos e o de cebola caramelizada. Me dá água na boca só de pensar. E como sempre, mais um lugar inclusivo na Alemanha com salsichas veganas bem boas!

Pfund’s dairy

Essa dica veio da Luíza, do 360 meridianos. Uma loja de queijos considerada a mais bonita do mundo pelo Guinness Book, que existe há 140 anos e é decorada com incrementadas pinturas nas porcelanas das paredes e teto.

Photo booth antigo

Registro old school em Dresden

Os dois euros mais bem gastos da viagem. Pode parecer besta, mas se vocês também gostam de uma lembrança diferente de viagem vão adorar tirar foto nessa antiga cabine fotográfica. Eu tirei as minhas na que estava na Louisenstrasse, mas aparentemente há várias pela região e uma na Alaunstrasse também. Para descobrir a localização exata, basta procurar por Photokiste no Google Maps.

Outras dicas de Neustadt

Além disso, em Neustadt nós também comemos no Anamit, um restaurante de comida vietnatima em um ambiente bem bacana com uma decoração peculiar. Os atendentes circulavam por entre “ruas” desenhadas no chão, enquanto que as mesas ficavam nos “quarteirões”. Valeu mais pelo clima do lugar do que pela comida, que era honesta, mas sem nada muito marcante.

Fui duas vezes para Dresden, uma em outubro e outra em novembro, e nas duas vezes passei na frente do Katy’s Garage, que parecia ser um lugar super gostoso para ficar, mas que aparentemente só deve abrir no verão já que estava fechado nas duas vezes. Se sua viagem for no verão e você passar na frente e curtir o lugar, entre e conte pra gente depois. =)

Deixe o seu comentário usando o Facebook
  1. Filipe Morato Gomes  22/11/2017 | 05:48

    Olá Marcella, faz tempo que quero conhecer Dresden, mas ainda não tinha pesquisado muito sobre a cidade. Fiquei fascinado com as suas fotos noturnas de Kunsthofpassage, obrigado pela partilha.
    Grande abraço e até breve.

  2. Natalie Soares  20/11/2017 | 09:22

    Oi, Marcella. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Ou comente por aqui