6 bate e voltas saindo de Lyon


Atualizado em:


Lyon é uma cidade pouco incluída nos roteiros de brasileiros que vão à França, mas como já mencionei antes, ela é uma ótima parada no caminho entre Paris e o sul da França, ou a Itália, por exemplo. No entanto, como também já disse antes, a cidade é incrível demais para ser apenas uma parada rápida. Lyon é grande e o polo central de toda uma região (Rhône-Alpes), portanto, se você acreditou tanto em mim que resolveu dedicar um tempão à cidade, de repente pode até sobrar uns diazinhos para conhecer uma das muitas outras cidadezinhas super charmosas que estão ao seu redor.

Grenoble:

Grenoble fica a uma hora de carro e uma hora e meia de ônibus ou trem. É uma ótima pedida para quem vai no inverno e gosta de esquiar, mas vale a visita o ano todo. Grenoble tem um centrinho super charmoso e um teleférico bem característico que passa por cima do rio Isère e te leva ao topo de uma colina, onde está a Bastille e onde você pode ver toda a cidade e as montanhas que a cercam. Os mais aventureiros também podem subir esta colina a pé e economizar os cerca de 7 euros do funiculaire. Meio período já é suficiente para conhecer o principal da cidade, mas ficando meio período você pode ver tudo com mais calma.

Vista do teleférico e do centro histórico da cidade de cima da Bastille em Grenoble. Montanhas ao fundo, um rio que cruza a cidade do lado esquerdo. O céu está azul e há 4 cabines sendo puxadas pelo teleférico.

Vista do teleférico e do centro histórico da cidade de cima da Bastille.

Annecy:

A uma hora e meia de carro e duas horas de ônibus ou trem de Lyon, Annecy é uma cidade linda e muito romântica. O Lac d’Annecy, lago cercado pela cidade de um lado e montanhas do outro, é a atração que mais chama a atenção e não é para menos, sua cor absolutamente transparente é de tirar o fôlego. O centro histórico aqui também é um charme e, para quem vai na primavera ou verão, muito florido. No fim do ano, o mercado de natal de Annecy é um dos mais famosos da região.

A cidade é cortada por rios e, por isso, é cheia de pontes fofíssimas.

Pérouges:

Chegar em Pérouges é um pouco mais complicado do que nas outras cidades, porque ela é uma vila medieval realmente muito pequena, então há poucas opções de ônibus ou trem e talvez você precise descer em outra cidade. O mais fácil é ir de carro ou Blablacar e, assim, a viagem demora apenas cerca de meia hora. Meio período é o suficiente para descobrir os encantos desse vilarejo e degustar as famosas Galettes de Pérouges. Falei mais sobre ela aqui.

Pérouges é uma vila medieval muito bem preservada e super gracinha!

Saint-Étienne:

Se você se interessa por arquitetura, esse é o bate e volta ideal, pois lá é possível encontrar diversas obras do famoso arquiteto Le Corbusier, e suas construções na cidade são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO. Saint-Étienne está a cerca de uma hora de Lyon e você pode chegar facilmente de carro, ônibus ou trem.

Dijon:

Dijon já não fica tão perto de Lyon, está na região da Bourgogne, a duas horas de carro ou duas horas e meia de ônibus de distância, mas eu conheci em um bate e volta e achei que valeu a pena. O centro histórico da cidade preserva algumas casas de estilo inglês muito antigas e, por isso, ela se difere bastante das outras vilas francesas típicas. Para conhecê-la basta seguir o Parcours de la Chouette (ou Caminho da Coruja) por conta própria, está tudo muito bem sinalizado pelas ruas. E se você, como eu, gosta de mostarda, prepare-se, porque aqui não faltam opções da famosa mostarda dijon.

As casinhas de estilo inglês são a maior marca do centro de Dijon.

Genebra:

Sim, você não leu errado. Genebra, apesar de grande pode sim ser vista em um bate e volta. A cidade suíça está a uma hora e meia de Lyon e é facílimo chegar lá de todas as formas, com ônibus e trens em diversos horários. A vieille ville (centro histórico) e a maioria das outras atrações estão bem concentradas e próximas ao Lac Léman, ou Lago de Genebra. Outras paradas imperdíveis são a sede da ONU e o Museu da Cruz Vermelha. Indo de manhã e voltando a noitinha você ainda vai ter tempo suficiente para comprar uns chocolates.

O Jet d’Eau é o principal cartão postal da cidade.

Não importa qual seja sua escolha de bate e volta, não esqueça de NÃO fazê-lo no domingo! Na França toda quase nada abre neste dia, mas ficando em Lyon você tem um pouco mais de chances de encontrar alguma coisa legal para fazer do que nessas outras cidades.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • gabriela vitoria de liro silva

    poderia me indicar empresa que vende bilhete de lyon para genebra?

    • Oi Gabriela! Na França só há uma empresa de trem, a SNCF. Na Suíça a empresa é a SBB. Você pode conferir diretamente nos sites delas. Mas eu recomendo sempre usar o site Omio para já ter opções de trem e de ônibus.

  • Eleazar de Castro Ribeiro

    Oi, Sarah! Somos dois casais acima dos 60 anos, que viaja junto há anos. Além do turismo em si, desenvolvemos juntos o tema da II Guerra Mundial nos lugares onde ela aconteceu. Temos um livro publicado, Pelos Caminhos da II Guerra Mundial, o mesmo nome do nosso perfil no Facebook e Instagram. Nos próximos meses de abril e maio estaremos em Lyon para viver um pouco dessa cidade e pesquisar sobre a II GM nela e nas redondezas. Vamos começar uma amizade?

    • Oi Eleazar, Sara aqui!

      Que bacana saber dos projetos de vocês! Eu não moro mais em Lyon, atualmente estou em Manchester. Mas vou te mandar um email, de qualquer forma.
      Imagino que já devem ter encontrado essa informação, mas caso ainda não saibam, acho que vão gostar muito do Musée de la Résistance, em Lyon. Ele é super bem organizado e conta sobre a atuação dos franceses na resistência contra o avanço de Hitler. No mais, espero que se apaixonem por Lyon como eu!

  • Olá ! Airbnb na França, funciona ? Tenho receio de cancelamentos.

    • Olá Flavia, nós sempre ficamos de olho nos comentários pois o airbnb escreve quando o anfitrião cancela a reserva.
      em Paris nós já ficamos nesse apartamento em 2017. Eu indiquei aqui e a proprietária recebeu tantos brasileiros que me agradeceu e ficamos amigas. Conheci outros aptos dela antes da pandemia, em 2019 e sei que ela é super de confiança (e os apartamentos tem o melhor custo X benefício possível! super bem localizados, preço bom e mega limpos – o que é praticamente uma exceção em Paris).
      Veja aqui: https://segredosdeviagem.com.br/apartamento-para-alugar-em-paris-loft-marais/
      Espero que ajude!
      beijos

  • Adorei seu post! Primeiro post que vejo falando para evitar os passeios aos domingos, pra mim é melhor aos domingos, mas já que fecha me programarei para ir aos sábados. Só uma informação quanto a cidade de Pérouges, para mim foi bem tranquilo ir de trem, peguei em Partdieu e cheguei em 30 min na estação de Meximieux – Pérouges e depois fui a pé até a cidade medieval, e pior fui em um domingo, mas adorei o passeio.
    Obrigada por esse post!

    • Oi Sabrina, Sara aqui. Que bom que gostou do post! Eu também fui para Pérouges no domingo hahaha Achei uma graça, mas queria ter pegado mais coisas abertas. E que bom que achou tranquilo ir de trem, fica essa atualização então.

  • Oi Sara, obrigada pelo retorno. Tenho outra dúvida, gostaria de saber se é fácil e tranquilo pegar o trem do aeroporto de Lyon para o centro sozinha. Vou ficar hospedada no Troisième Arrondissement, a vinte minutos a pé da Gare Part-Dieu e próximo da Aliance Française . Outra dúvida, qual seria o melhor app para comparar passagens de trem quando eu for à Paris? Obrigada!!

    • Oi Fany!

      Sim, é bem fácil pegar o trem do aeroporto para o centro, é só seguir as indicações de Rhône Express e ele vai te deixar na Part-Dieu. Quando estava por lá eu sempre usava o Omio (antigo GoEuro) para pesquisar passagens. Na minha opinião, é o melhor site de longe para passagens na Europa porque ao preencher o trajeto que você quer fazer ele te mostra todas as opções de ônibus, trem e avião. Outra opção para viagens mais rápidas é o Blablacar, que é original da França e por isso super utilizado lá. Sempre me senti segura com essa opção.

      Aqui no blog temos uma seção cheinha de dicas para mulheres viajando sozinhas, basta clicar em “dicas” ali em cima e depois em “para mulheres”.

  • Olá, tudo bem? Estou adorando os seus posts sobre Lyon, principalmente, pois vou para lá em Outubro fazer um intercâmbio também. Vou ficar seis semanas na cidade, quatro fazendo curso de francês e duas para conhecer um pouco mais e praticar o francês…. Gostaria de saber se é tranquilo viajar sozinha para Paris e arredores de Lyon, caso não encontre companhia na turma de francês. È a primeira vez que estarei viajando sozinha…. Onde você me aconselha a se hospedar em Paris? Airbnb ou hostel? Obrigada!!

    • Oi Fany! Sara aqui.
      Que legal que você vai estudar em Lyon, vai se apaixonar pela cidade! É tranquilo sim ir sozinha tanto para Paris quanto para outras cidades nos arredores de Lyon, principalmente falando francês, como você estará. Eu só recomendo não pegar um ônibus ou trem que saia ou chegue muito cedo ou muito tarde em nenhuma das cidades. Na Europa as estações não são como as rodoviárias brasileiras, elas costumam fechar ou ficar completamente vazias nesses horários menos convencionais, o que para uma mulher sozinha nunca é bacana.

      Quanto à hospedagem em Paris, vai do que você prefere. Quando estou sozinha gosto de ficar em hostel para conhecer pessoas novas, mas há muitos bons airbnbs em Paris também, se você preferir mais conforto e/ou privacidade.

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *