Pérouges – segredo na França para um bate e volta de Lyon


Atualizado em:


Pouquíssimo conhecida, Pérouges é uma cidadezinha francesa medieval completamente preservada e muito charmosa. Fica na região de Rhône Alpes, localizada a 400 km de Paris e a apenas 40km de Lyon. O vilarejo tem apenas 19km², mas pertence a lista das Mais Belas Aldeias da França (Association Les Plus Beaux Villages de France), uma associação criada para promover o turismo pelas pequenas vilas.

Como chegar em Pérouges e como incluir no seu roteiro?

Pérouges é uma boa pedida para quem vai de Lyon a Genebra/Annecy, por exemplo, ou para um bate e volta saindo de qualquer uma das três cidades. A forma mais fácil de acessar é de carro – sendo o Blablacar uma boa opção para quem não quer ou não pode alugar um. Também dá para pegar um trem ou um ônibus até Meximieux, cidade que fica na base da colina onde está Pérouges, e caminhar mais ou menos 30 minutos até lá.

Conhecendo Pérouges em um dia

A vila é realmente bem pequena, então meio dia já basta para conhecer tudo, mas quem quer aproveitar um final de semana romântico ou de relaxamento pode se hospedar por ali. Para quem fica mais tempo, há algumas opções de trilhas nos arredores da cidade, que podem levar de 40 minutos a 2 horas e meia.

Para mim, o ideal é estacionar o carro do lado de fora das muralhas, entrar pela Porte d’en Haut ou pela Porte d’en Bas e sair andando pelas ruas de pedra, percorrendo cada cantinho do vilarejo. Na caminhada você inevitavelmente vai encontrar os principais pontos de interesse e também algumas lojinhas e restaurantes muito simpáticos.

Verdadeiros “quadros” pelo caminho.

A Place du Tilleul é a praça principal da cidade, onde chama a atenção a árvore que a nomeia. Ali também está a Hostellerie du Vieux Pérouges, restaurante e hotel super tradicionais. Outros pontos imperdíveis são a Igreja de Santa Maria Madalena, a Rue des Rondes e a Rue des Princes.

Imperdível: Galette de Pérouges

Por último, mas não menos importante, lembre-se: se você for à cidade, não deixe de comer a tradicional Galette de Pérouges, uma espécie de pizza doce, coberta de açúcar. As galettes também são conhecidas por tarte au sucre de Pérouges ou tarte pérougienne. Não vai ser difícil encontrá-las pela cidade, e esse será o jeito perfeito para encerrar um passeio por essa vila que parece ter saído de um filme.

Prestes a provas as famosas Galettes

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *