O que fazer em Valência? O seu guia completo
Atualizado em:
Decidir o que fazer em Valência é uma dúvida muito comum entre os turistas que planejam visitar a região. Afinal, a cidade espanhola proporciona atrações turísticas para todos os gostos. Desde sítios arqueológicos, passando por complexos de arte e ciência e mais uma vasta gama de destinos.
Ao pisar na cidade portuária, é possível entender porque tantas pessoas encontram em Valência o destino ideal. O contraste entre a arquitetura futurista e o centro histórico certamente faz o destino se tornar algo único e inesquecível.
No entanto, embora existam muitos lugares a serem explorados, é fundamental que você tenha um roteiro de viagem pronto para otimizar sua experiência em solo espanhol. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a montar um guia sobre o que fazer em Valência, de maneira simples e eficaz.
Aqui você vai encontrar:
- Como chegar em Valência?
- Quando ir a Valência?
- Onde ficar em Valência? Dicas de hotéis pra diferentes bolsos.
- O que fazer em Valência? Principais atrações para visitar.
- Onde comer em Valência? Dicas de restaurantes.
Como chegar em Valência?
É possível chegar em Valência de diversas formas, dependendo principalmente do local de onde você vem. A cidade está a algumas horas de Madrid, e apenas 45 minutos de avião da badalada ilha de Ibiza. Veja no mapa abaixo a localização de Valência:
Veja as principais maneiras de chegar em Valência:
Avião
O aeroporto de Valência é responsável por receber voos das grandes metrópoles espanholas, além de alguns poucos voos de outros países próximos. Se você pretende ir direto do Brasil, precisará fazer uma conexão, provavelmente no aeroporto de Madrid-Barajas (o mais próximo).
Trem
Outra maneira de chegar à Valência de maneira mais rápida, é optar por passagens de trem. Partindo de Madrid, por exemplo, a viagem poderá ter uma duração média de até 2h, facilitando a sua vida como turista.
Essa é uma boa opção para quem quer conhecer algumas cidades chave na Espanha, além de Valência.
Carro
Por último, pode optar por alugar um carro e usá-lo para chegar e sair de Valência. De lá, é possível ir em direção ao norte para explorar a região da Catalunha, por exemplo.
Leia também: Passeios em Barcelona: Roteiro de Gaudí
Para quem vem de Madri, o carro não costuma ser o meio de transporte ideal porque a viagem dura cerca de 4 horas. Mesmo assim, ele pode ser uma boa opção para aqueles que não têm pressa de chegar e querem fazer o trecho parando em alguns lugares bem menos turísticos no caminho.
Quando ir a Valência?
Tão importante quanto saber o que fazer em Valência, é saber quando ir e o que esperar de cada época do ano.
Via de regra, os turistas preferem viajar para a região durante o verão europeu, entre os meses de junho e agosto. Entretanto, há outras épocas que também oferecem um clima agradável e um ambiente propício ao turismo, compensando a falta do calorão.
Valência no verão
O verão é uma época disputada e a melhor opção para quem quer curtir Valência aproveitando o melhor das praias e do clima litorâneo da cidade.
No entanto, é justamente neste período que a cidade fica mais lotada e você pode se deparar com longas filas nos passeios, além de enfrentar também bares, restaurantes e as próprias praias sempre cheios.
Valência em outras épocas do ano
A primavera, principalmente em maio e junho, é a escolha ideal para quem quer um clima quente, mas prefere fugir das aglomerações. Ainda que o calor não seja tão intenso (o que para alguns é uma vantagem), nessa época já é possível ir à praia na faixa de areia e quem sabe encarar um banho bem gelado. Como ainda não começaram as férias escolares, você vai poder aproveitar a cidade com um pouco mais de sossego. Essa, na nossa opinião, é a melhor época para ir para Valência.
Quem quer fugir de lotação a todo custo e não faz questão de tomar um solzinho pode escolher ainda ir para Valência no outono, quando as temperaturas são mais amenas e a maioria dos turistas já foram embora.
O inverno segue a linha de estação mais vazia. Ele também não é tão rigoroso quanto em outros países da Europa, o que é uma ótima vantagem,mas tem os dias mais curtos, o que pode atrapalhar o passeio. É no final do inverno que acontece um dos eventos mais famosos da cidade: as Fallas de Valencia. Esse é um festival super animado com alegorias gigantes, que contamos mais aqui.
Onde ficar em Valência? Melhores acomodações em 2020
Por ser uma cidade litorânea e turística, Valência possui uma grande quantidade de hotéis, que atendem aos mais variados bolsos e gostos. Pensando nisso, selecionamos abaixo as melhores opções de cada uma das categorias de hotéis, para que você possa fazer sua escolha da melhor forma possível.
Hospedagem de luxo em Valência: Hotel Palacio Vallier
Se preço não é um problema para você, que pretende desfrutar de um local sofisticado, o Hotel Palácio Vallier pode ser o que você procura.
Localizado a apenas 100 metros da Basílica de La Virgen de Los Desamparados e a 1km do Museu Nacional de Cerâmica e Artes Decorativas González Martí, a infraestrutura e a arquitetura fazem jus ao nome do hotel, que é um verdadeiro palácio na cidade valenciana.
Além dos quartos requintados e com decoração digna de monarquia, com acabamentos em mármore e móveis coloniais, e da localização privilegiada, o hotel conta com um famoso restaurante.
Hospedagem intermediária em Valência: Eurostar Rey Don Jaime
Com habitações modernas e sofisticadas, o Hotel Eurostar Rey Don Jaime é uma das melhores opções entre as acomodações intermediárias da região.
Afinal, você poderá chegar na Cidade das Artes e das Ciências a pé, caminhando por 15 minutos. Outro ponto a favor do local, é que existe um ponto de ônibus exatamente na esquina do hotel.
Hospedagem econômica em Valência: The River Hostel
Se você está procurando uma opção econômica e, ainda assim, com um bom custo-benefício, o The River Hostel pode ser uma boa pedida.
A apenas 900 metros do centro da cidade, os turistas podem encontrar dormitórios ou quartos privativos por um valor acessível, além de poderem alugar bicicletas.
O que fazer em Valência?
Separamos as principais atrações em Valência para sua visita. Recomendamos em torno de 3 noites na cidade.
Complexo de Artes e Ciência
Esse é, sem dúvidas, um dos principais atrativos e pontos turísticos de Valência. Conhecido como “Ciudad das Artes”, o complexo que abriga diversos edifícios, é conhecido por sua arquitetura futurista e se destaca em relação aos pontos históricos da região.
Algumas construções dentro do complexo que valem a pena conhecer incluem o L’Oceanogràfic, o Palácio de Artes Reina Sofía e o Museu de Ciências do Príncipe Felipe.
No site do local você tem acesso às informações completas e pode comprar ingressos online para fazer as visitas.
Centro Histórico de Valência
Situado no Barrio del Carmen, o centro histórico de Valência abriga a prefeitura da cidade, o Palácio de Comunicaciones e a Catedral de Valência.
A igreja possui uma arquitetura gótica e as construções da região têm características barrocas e neoclássicas, acrescentando muito charme ao local.
Sítio Arqueológico L’Almoina
O sítio arqueológico foi inaugurado em 2007 e é possível conhecer os restos arqueológicos que foram encontrados a partir de escavações locais entre os anos 1985 e 2005.
Dentro do ambiente, é possível conhecer diversos monumentos ancestrais, moedas e artesanatos que fazem parte da história valenciana.
Playa de La Malvarrosa
A praia de La Malvarrosa possui um calçadão cheio de restaurantes. Esse é o lugar ideal para degustar o prato típico da cidade, a Paella Valenciana, prato com arroz, frutos do mar e até mesmo coelho em Valência!
Situada ao norte do Porto de Valência, a 7km do centro histórico, a praia ainda abriga construções históricas, elegantes restaurantes, banheiros e duchas espalhados por diversos pontos.
Onde comer em Valência?
Uma das formas mais efetivas de se conhecer um local é por meio de sua gastronomia, e certamente, a região de Valência é uma das mais ricas neste cenário. O destaque principal, como já mencionamos, é a famosa Paella Valenciana, mas as atrações culinárias não param por aí.
Por isso, separamos aqui algumas opções de restaurantes para você garantir uma boa refeição valenciana na sua viagem. Confira:
Restaurante La Pepica
Com pratos típicos espanhóis, o La Pepica é um dos restaurantes mais conhecidos da região. Você pode fazer reserva pelo site, onde também é possível conferir o menu.
Situado no Paseo Neptuno, você pode desfrutar de uma enorme Paella, que serve duas pessoas, além das outras opções de pratos. O horário de funcionamento é das 13h às 16h e das 20h às 23h de segunda à sábado, das 13h às 16h aos domingos.
Restaurante El Portón
Com opções de pratos bem acessíveis, a especialidade do El Portón são os arrozes. Esse é um bom lugar para fazer uma refeição completa, uma vez que as sobremesas são igualmente baratas e custam a partir de 3€. Localizado na Calle Barraca, o restaurante abre de segunda à sexta, das 12h às 23h.
Restaurante Lalola
Esse é um dos restaurantes mais badalados de Valência. De quinta à sábado o restaurante conta com djs que tocam flamenco, música típica da região, para embalar sua refeição.
Os pratos possuem valores a partir de 17€. Ele funciona de segunda à sábado das 13h às 15h30 e das 20h às 00h.
No site Lalola você pode fazer reservas, conferir o cardápio e conhecer mais sobre a história do local.
Agora que você já sabe o que fazer em Valência, aposto que está morrendo de vontade de conhecer a cidade. Leia nossos outros posts sobre cidades da Espanha para ter ideias de como incluir Valência no seu roteiro. E claro, se tiver mais dicas ou dúvidas é só deixá-los aqui nos comentários!
Deixe seu comentário