Passeios em Barcelona: roteiro de Gaudí


Atualizado em:


Barcelona é uma daquelas cidades em que não faltam opções de coisas para fazer. Mas em meio a tantos pontos turísticos, uma coisa que você não pode deixar de fazer é conhecer as obras de Gaudí em Barcelona.

Antoni Gaudí é o mais famoso arquiteto catalão e um dos maiores nomes da área no mundo. Há muitas construções de Antoni Gaudí em Barcelona, então é bom que antes de ir você tenha pelo menos uma ideia de tudo o que vai encontrar.

sagradafamilia

Nascido em Reus, Gaudí dedicou sua vida à arquitetura e sempre amou e defendeu o nacionalismo catalão.  O arquiteto participou e apoiou o movimento modernista do fim do século XIX, por isso suas obras sempre têm a natureza como tema e inspiração. Além disso, tem características pessoais marcantes e fortes, como suas formas divertidas, arredondadas ou incomuns.

Aqui vamos te dar todas as informações das atrações de Gaudí em Barcelona para que você chegue preparado – tanto em termos de tempo, quanto financeiro – e já escolha quais privilegiar durante a sua viagem. Confira!

Igreja Sagrada Família

dentrosagradafamilia

Vamos começar pelos mais famosos. A Sagrada Família é, na minha opinião, a obra-prima de Gaudí – falo mais sobre por que gosto tanto dela mais para baixo neste texto. Pra quem não conhece, a Sagrada Família é uma igreja. Ela começou a ser construída em 1882 e ainda não está pronta.

Há pouco tempo, o plano era concluir as obras em 2026, coincidindo com o centenário da morte de Gaudí. No entanto, com a pandemia de Covid-19 a construção teve que ficar parada por um tempo e a previsão de entrega foi novamente adiada.

Entrada: De 26 a 40 euros a inteira (opções de visita simples, com guia ou incluindo subir nas torres para ver Barcelona do alto). Compre tickets antecipado aqui.

Carrer de Mallorca, 401

Park Guell

parkguell

Como o nome deixa bem óbvio, o Park Güell é um parque. De forma geral é um parque normal, usado pelos moradores para esporte ou lazer. No entanto, um pedaço dele é repleto de intervenções do arquiteto catalão e por isso ele foi declarado um patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 1984.

É ali que estão algumas coisas icônicas que você com certeza já viu em qualquer foto ou vídeo sobre Barcelona, como o lagarto de mosaico no meio das escadarias e as colunas cor de areia que formam um corredor lindo e perfeito para fotos.

parkguellentrada

Entrada: De 10 a 23 euros, com opções de hora marcada ou fura-fila.

Carrer d’Olot, s/n

Casa Batlló

Com a Casa Batlló, começamos a falar sobre as residências projetadas por Gaudí em Barcelona. Ela fica no Passeig de Gràcia, uma importante avenida da cidade. A Casa Batlló é muito colorida, mas com algumas cores predominantes, como azul. Ela é bem grande, com muitos cômodos extremamente únicos.

Há alguns anos, algumas instalações especiais de projeção deixaram a visita ainda mais especial e super interessante para crianças. Como em todas as residências, você faz a visita acompanhada de um áudio guia que conta todos os detalhes do projeto.

casabatlo

Entrada: 35 a 45 euros, com opções de visita guiada e tablet de realidade virtual.

Passeig de Gràcia, 43

Casa Milá ou La Pedrera

Quase em frente à Casa Batlló está a Casa Milá, também chamada de La Pedrera. O apelido indica sua principal característica, que é a aparência rochosa. Seu interior não é tão elaborado ou atrativo como o da Casa Batlló, mas o destaque fica com o telhado, que é irregular e cheio das icônicas torres de Gaudí.

Uma coisa bem legal da Pedrera é que aqui há uma opção de visita noturna, com direito a uma taça de cava e um show no rooftop, e visita ao nascer do sol, guiada em grupos pequenos, sem que os cômodos estejam abarrotados de turistas.

Entrada: De 25 a 39 euros.

Provença, 261-265

Foto: Arolfo Urrutia Díaz (Wikimedia Commons)

Foto: Arolfo Urrutia Díaz (Wikimedia Commons)

Casa Vicens

A Casa Vicens foi a primeira projetada por Gaudí em Barcelona, mas a última a abrir para visitação do público. Por ter sido a primeira, muitos dos elementos que consagraram o arquiteto só estão presentes ali de forma embrionária. Ela é extremamente colorida e é interessante ver como desde o começo ele já tinha muitas ideias transgressoras, ainda que seja bem diferente do que você encontra nas duas anteriores.

Entrada: De 16 a 21 euros, com opções de visita guiada ou de comprar com data em aberto.

Carrer de les Carolines, 20-26

 

Palau Güell

O Palau Güell também é uma das primeiras obras de Gaudí em Barcelona e é bem diferente do que estamos acostumados a ver, apesar de também ser uma arquitetura única e impressionante. O Palau Güell é mais escuro do que as outras residências, com a fachada cinza, diferente das conhecidas cores usadas pelo arquiteto. A residência do industrial e político Eusebi Güell carrega muito do que foi futuramente mais desenvolvido por Gaudí e é interessante para quem quer entender as origens do trabalho do arquiteto.

Entrada: 12 euros. Todo primeiro domingo do mês há visitas gratuitas, mas é preciso reservar online.

Carrer Nou de la Rambla, 3-5

Bellesguard ou Casa Figueres

A Bellesguard, que também é conhecida como Casa Figueres, é uma mansão que alguns dizem ser seu trabalho mais complexo do ponto de vista arquitetônico. O interessante dessa residência é que ela se parece muito com um castelo, com direito a uma torre e tudo. Outra vantagem é  ver Barcelona de cima – Bellesguard, afinal, significa “vista bonita” em catalão.
Entrada: 9 a 16 euros, com opções de audioguia ou visita guiada (estas só acontecem aos finais de semana). Para quem vai em grupo, é possível fazer visitas personalizadas, com focos específicos em uma parte da história da casa ou até com apresentações musicais.

Carrer Bellesguard, 20

Pavilhões Güell

Os Pavilhões Güell, ou Finca Güell, foram o primeiro projeto de Eusebi Güell e Gaudi em Barcelona – depois, a parceria rendeu muitas outras obras, como os nomes dos lugares que já vimos por aqui indicam. Esse espaço era a residência de férias da família e Gaudí foi contratado para expandir a propriedade. O interessante aqui é que o trabalho do arquiteto envolveu também fazer o portão, que é talvez a parte mais icônica, e os jardins.

Outros pontos a prestar atenção na sua visita são a casa dos porteiros e o estábulo. É possível ver o interior das residências e é de longe a visita mais barata entre as residências feitas por Gaudí, mas isso também se dá porque o interior não é muito interessante e trabalhado, então você pode tranquilamente apreciar gratuitamente só o exterior.

Avinguda de Pedralbes, 7

Bônus

Detalhes da fachada da Sagrada Família

Apesar de suas obras mais famosas e relevantes serem as grandes construções, Gaudí também projetou outras coisas na cidade. Se você é fã do arquiteto e não quer perder nada do que ele fez na sua visita à Barcelona, lembre-se de prestar atenção nas grades do Parc de la Ciutadella e também nos postes da Praça Real. As duas estruturas são de autoria de Gaudí.

Outra coisa para quem quer ver tudinho de Gaudí em Barcelona é o Portal Miralles, que é um muro e portão. Inicialmente foi feito por Gaudí para adornar uma casa, mas essa construção foi demolida e substituída por um condomínio. Parte do muro incrivelmente ondulado e o portão, porém, seguem lá.

Como escolher apenas algumas coisas de Gaudí em Barcelona

Foto: Juanedc (Wikimedia Commons)

Fachada da Casa Milá

São muitas as construções de Gaudí em Barcelona e é compreensível que nem todo mundo tenha tempo, interesse ou paciência para conhecer tudo. Isso sem contar o fato de que elas são todas (muito bem) pagas e nem todo mundo pode encaixar tudo isso no orçamento. Como então escolher apenas algumas para priorizar?

Bom, isso é uma coisa bastante subjetiva, claro, afinal estamos falando de gostos pessoais por arte. Mas como já fui em todas elas, vou deixar meus pitacos e minhas recomendações.

Se só puder ir em uma coisa, vá na Sagrada Família. Eu já visitei muita igreja pelo mundo e digo com convicção que não existe nada igual a esta. Mesmo não sendo religioso, como eu mesma não sou, não tem como não se emocionar estando lá. Além disso, pra mim ficou muito claro que tudo que Gaudí foi desenvolvendo em seu trabalho ao longo dos anos culminou na Sagrada Família. Toda a técnica e “filosofia” por trás das obras, a relação com a natureza, está tudo ali no seu auge. É uma obra-prima.

Se puder ir em duas coisas, vá na Sagrada Família, claro, e para o segundo lugar fico divida entre o Parque Güell e a Casa Batlló. Aí fica da sua preferência, me sinto incapaz de fazer uma escolha. Acredito que visitando estes três você já estará muito bem servido de Gaudí em Barcelona.

Para quem quer ir além, a opção óbvia costuma ser a Casa Milá. Eu, no entanto, gosto mais da Casa Vicens. O que é muito bacana nela é que foi a primeira casa feita por Gaudí, então dá para comparar e ver como o estilo do arquiteto evoluiu. Achei também que ela fica em um cantinho simpático e acolhedor. Ainda por cima, ainda tem a vantagem de ser menos disputada do que a Pedrera.

Dicas práticas sobre as obras de Gaudí em Barcelona

Confira nos sites oficiais de cada atração as opções de desconto. Se você já sabe quais quer visitar, veja também a possibilidade de comprar ingressos que combinam mais de uma entrada, eles acabam sendo bem mais baratos do que comprar todos individualmente.

Além disso, se você vai em alta temporada recomendo muitíssimo comprar os ingressos online antecipadamente. Durante o verão europeu as filas nas atrações principais dão voltas gigantescas e os ingressos correm o risco de esgotar. Faça isso no mínimo para a Sagrada Família, o Park Güell e a Casa Batló, que são os mais procurados.

Leia também: Cultura e gastronomia em Barcelona


Conta pra gente nos comentários quais obras de Gaudí em Barcelona você escolheu?

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *