O que fazer em Tiradentes? Passeios, dicas e Igrejas
Atualizado em:
Em um dos feriados prolongamos, saímos da correria de São Paulo e decidimos conhecer Tiradentes em Minas Gerais. A cidade é uma graça e excelente para quem busca sossego. Além de tudo, é perfeita para um feriado e tem uma gastronomia pra lá de boa (tanto é que há um famoso festival gastronômico que acontece todo final de agosto). Passamos praticamente o feriado todo passeando por lá, provando os melhores restaurantes, conhecendo as Igrejas e entrando nas lojinhas. Nesse post damos dicas do que fazer em Tiradentes, mostrando uma visão geral sobre a cidade e os principais passeios.
O que fazer em Tiradentes?
O mais gostoso de Tiradentes é passear a pé no Centro Histórico. Em uma caminhada despretenciosa, a sensação é de voltar para o século XVII ao andar pelas ruas de pedra e observar os casarios. Mas você também pode fazer esse passeio de charrete (há várias em torno da praça principal), de jardineira ou até mesmo a cavalo.
Explorar sem rumo é uma excelente pedida para começar a se ambientar pela cidade e descobrir como ela funciona, entre morros e subidas – já aproveite para gastar aquelas calorias extras que você consumirá nos excelentes restaurantes.
Aproveite para observar as lojas da cidade. A região respira artesanato e tem luojinhas excelentes para todos os tipos de compras. De objetos decorativos a brinquedos educacionais. Fazer compras pode ser considerada uma atração a parte em Tiradentes. Mas vamos enfim listar algumas das atrações imperdíveis na cidade.
-Matriz de Santo Antônio
Ícone de Tiradentes, a Matriz de Santo Antônio fica em um ponto alto e tem uma vista linda da cidade e da Serra de São José. Possui um interior maravilhoso com aproximadamente 480 kilos de ouro!!
Ela foi finalizada em 1752 e é cheia de detalhes, cheia de rococós, bem ao estilo Barroco. É proibido fotografar o interior da Igreja, mas como entramos 10 minutos antes de um casamento começar e ali já estavam os fotógrafos da cerimônia, pedimos e nos deixaram tirar uma fotinho rápida para o site e autorizaram!
-Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Durante sua visita a Tiradentes, vale muito a pena entrar para conhecer essa pequena e charmosa capela. Nossa Senhora do Rosário é conhecida como a padroeira dos escravos, por isso que atualmente é conhecida como a “capela dos escravos”. Além disso, essa Igreja foi construído por escravos para uso deles. As imagens lá dentro são todas pretas e essa é uma das poucas Capelas de Escravos com itens de ouro em seu interior.
-Igreja de São Francisco de Paula, ou melhor, o “mirante” de Tiradentes
Na verdade essa Igreja é um bom ponto de referência para você encontrar um gramado que proporcionará a melhor vista da cidade e da Matriz de Santo Antônio. Ela até tem uma fachada charmosa e uma cruz em frente, mas quando fomos estava fechada. No final das contas valeu muito pelo visual de Tiradentes e pra tirar belas fotos, olha só:
-Chafariz de São José
Antigamente esse chafariz tinha três funções: oferecer água potável para a vila, lavar as roupas e também servia de bebedouro para os cavalos. Estando aqui você pode acompanhar o aqueduto de pedra feito pelos escravos que vai da fonte até a nascente em um caminho pelo bosque. Definitivamente um passeio em Tiradentes diferente.
-Chico doceiro
Por fim, falo de um dos meus lugares favoritos em Tiradentes! Fácil dizer por quê apenas vendo o nome desse tópico. Doces! Na verdade uma casinha simples que vende os melhores doces mineiros! As cocadas são de-li-ci-o-sas (sou suspeita, amo cocada) e o canudinho de doce de leite é tão bom que dá pra comer uns 15 seguidos, sem brincadeira.
Na hora que fomos, o próprio Chico estava lá mexendo seu tacho de doce de leite. Ele tem mais de 80 anos e faz questão de ficar 3 horas em pé sem parar de mexer (ele nos disse que ultimamente faz uns descansinhos, mas mesmo assim já é de se admirar!). Além de fazer o melhor doce de leite, o Chico é uma simpatia só!
*Atualização: infelizmente o Chico doceiro faleceu em 2017,
mas o estabelecimento segue funcionando e é administrado pela família.
-Maria fumaça
Em Tiradentes há uma atração super conhecida e tradicional, a Maria Fumaça. Trata-se de um antigo trem que faz o trajeto entre Tiradentes e São João del Rei, e vice-versa.
Além do passeio de trem em si, o que achamos mais interessante é ver a estação que é bem antiga (de 1881), a maria fumaça com todo o seu charme e ver a “rotunda” em funcionamento. Pra quem não sabe – eu mesma não sabia -, a rotunda é um mecanismo manual (!) que possibilita inverter a posição da Maria fumaça na linha ferroviária e, assim, ir e voltar de Tiradentes a São João del Rei.
Se está sem muitas ideias do que fazer em Tiradentes, já aviso que a visita é super interessante e você pode visitar o interior da Maria Fumaça enquando ela ainda estiver parada na estação, antes de sair. Nós optamos por não fazer o passeio em si, já que estávamos interessados em outras coisas. Acho que deve ser legal para crianças, mas para adultos temo que possa ser um pouco enfadonho. Mas pra saber ao certo, só mesmo indo!
Para quem se interessou pelo passeio, fizemos dois filminhos. Não é nenhum filme profissional, mas vale pra matar a curiosidade.
-Maria fumaça saindo da estação
-A virada da Maria fumaça na rotunda
Funciona as Sextas, sábados, domingos e feriados nacionais (vale confirmar sempre). O endereço é na Av. Hermílio Alves, 366. Ah, dica que interessante que nos contaram: quem senta do lado direito tem uma vista melhor da paisagem.
-Artesanato em Bichinho
Visitar a pequenina Bichinho, quase colada em Tiradentes, pode render um bom passeio. Lá há Oficinas de artesanato e lugares gostosos para ver arte e lojinhas bacanas. Escrevemos sobre nossa visita a Bichinho e a Oficina de Agosto em mais detalhes nesse post aqui. Confira!
E então, gostaram das dicas do que fazer em Tiradentes? Além disso, é claro que andar pela cidade já é um passeio a parte, e entrar nas várias lojinhas é uma delícia. Outro grande diferencial em Tiradentes é a gastronomia. Mas por lá há tantos restaurantes gostosos que acreditamos que eles valham um post exclusivo com dicas de Onde comer em Tiradentes. Nós nos esbaldamos!
Se você procura uma escapada romântica ou um bom lugar para relaxar, Tiradentes também é o destino para você. Vale a pena escolher a pousada em Tiradentes ideal para sua viagem, ou aquele hotel que receberá melhor a sua família, por exemplo, caso a proposta da viagem seja outra. De todo modo, confiram também o nosso post com dicas de onde ficar em Tiradentes.
Bom, qualquer dúvida deixe um comentário aqui embaixo no post. E se tiver mais dicas, escreve aqui pra gente também, que vamos adorar incluí-la nesse post. =)
Oliveira
Passei um Carnaval em Tiradentes, foi simplesmente fantástico. Próxima a Ouro Preto, Tiradentes não apenas é rica na área cultural, quanto no lazer, quanto na gastronomia a famosa comida mineira.
Aconselho a quem tiver oportunidade, visite!
Ivan de Santana
Muito boa iniciativa, de valorizar ainda mais, nossa cultura. Parabéns.
Marcella
Obrigada Ivan!! O Brasil é lindo e cheio de riquezas mesmo, ainda temos muito o que explorar. 🙂