Onde ficar em Tiradentes?


Atualizado em:


Tiradentes, uma das mais belas cidades históricas do país, é daqueles lugares que merecem mais do que um bate-volta ou uma visita corrida. É local para relaxar, se perder (e voltar) no tempo. É palco para curtir belezas naturais e um pouco da história do Brasil. Dedicar ao menos três dias é o ideal para conhecer um pouco melhor esse lindo recanto mineiro e esticar para outros locais próximos, como Bichinho ou São João del Rei. Por isso, é preciso escolher bem onde ficar em Tiradentes.

A cidade é rica em hotéis, pousadas e hostels. E, claro, em apartamentos para locação em sites como AirBnB e Alugue Temporada. Pesquisar a hospedagem que melhor se encaixa em seu gosto (e bolso) é fundamental para que a experiência da viagem seja ainda melhor.

Casas coloniais coloridas, lareiras, igrejas e o charme de Tiradentes, em Minas Gerais.

Onde ficar em Tiradentes? Desvendando a cidade e suas regiões. 

A melhor região para se hospedar é, sem dúvida, o centrinho histórico. É lá que estão todas as principais atrações da cidade, tanto em relação ao casario antigo quanto aos bares, restaurantes e lojinhas. É o ponto charmoso e interessante de Tiradentes. Se hospedar nesta região é garantia de estar perto do que realmente interessa e não perder tempo com deslocamentos desnecessários, principalmente se voce tem pouco tempo por lá.

Os arredores do Centro Histórico também são áreas interessantes para se hospedar porque não estão muito distantes das principais atrações e oferecem preços mais em conta. Se você não faz questão de se hospedar em um prédio antigo, essa pode ser a melhor opção, pois as chances de encontrar instalações modernas e espaçosas é bem maior. Neste quesito, algumas regiões têm ótimas opções de hospedagem, como os arredores da estação ferroviária ou o Parque das Abelhas.

Mas se você não faz questão de ficar tão perto assim do centrinho histórico, há vários núcleos na cidade que abrigam não só pousadas hiper charmosas, como hotéis-fazenda e resorts. Geralmente são a opção para quem busca tranquilidade ou um maior contato com a natureza.

Onde já nos hospedamos em Tiradentes?

Já ficamos em duas pousadas diferentes em Tiradentes, e gostamos muito das duas, tanto é que indicamos de olhos fechados. São elas: Pousada Lis Bleu e Pousada Pequena Tiradentes.

APousada Lis Bleu é super charmosa e acolhedora, em um lugar cercado de flores, muito verde e bom gosto. Não fica no centro, mas fica bem próxima a ele, em um lugar mais alto e bem pertinho da estação da Maria Fumaça. De lá, tem-se uma bela vista da Serra de São José e de alguns pontos da cidade. Há piscina e um belo café da manhã mineiro, e no deck do restaurante, um telescópio para quem quiser ver as estrelas ou admirar a cidade a olhos nus. Perfeita para quem busca sossego e conforto.

O espaço acolhedor da Pousada Lis Bleu, em Tiradentes

Entrada e varandinha do nosso quarto em Tiradentes

A Pousada Pequena Tiradentes já fica mais afastada do centro da cidade, mas é uma atração a parte. Muito por conta da sua arquitetura colonial que remonta ao centro de Tiradentes (a pousada parece uma cidade com ruas de verdade e casinhas ou vilas, onde estão os quartos), mas ao mesmo tempo com decoração moderna e aconchegante (todos os objetos estão a venda, gostou do abajur? Pergunte o peço e pode levar).

Arquitetura em estilo colonial, na pousada Pequena Tiradentes

Casinhas que são quartos, na Pequena Tiradentes

Outras opções de hospedagem em Tiradentes, de acordo com a localização

Abaixo vamos listar algumas boas sugestões de onde ficar em Tiradentes, de acordo com a localização geográfica. Separamos os locais em quatro categorias, tendo como critério a localização, que sempre é nossa prioridade na hora de escolher hospedagem:

1) hotéis e pousadas encravadas no centro histórico;
2) hospedagens próximas ao centro, a cerca de 1 quilômetro e ainda bem localizadas;
3) estabelecimentos que estão entre 2 e 4 quilômetros do centrinho;
4) pousdas afastadas e com outros diferenciais, localizadas a mais de 4 quilômetros do centro.

Ah, todos os locais listados oferecem Wi-Fi. =)

1- Hotéis e pousadas no centro histórico de Tiradentes

Pousada do Ó

Esta pousada é daquelas que rendem uma bela lista de pontos positivos. A começar pela localização, fator primordial pra gente. A Pousada do Ó está a apenas alguns metros da Câmara Municipal e da Matriz, ou seja: no coração de Tiradentes. Veja mais sobre preços e disponibilidade aqui.

O local funciona em um antigo casarão do século 18, no qual foi acrescido uma nova ala, mais moderna. O ambiente é bem agradável, as instalações são limpas e funcionais. O jardinzinho é um alento e tanto depois de uma boa caminhada. E o café da manhã é delícia, com tudo muito gostoso e bem preparado. O atendimento no local é nota 10, segundo um amigo que já se hospedou lá! Os quartos contam com TV, frigobar e ventilador, sendo que os melhores quartos possuem cama queen-size. O estacionamento fica ao lado do hotel.

Endereço: Rua do Chafariz 25, Centro

Pousada Mãe D’Água

A Pousada Mãe D’Água é super fofa e acolhedora, construída em uma casa de estilo colonial. Fica no Largo das Forras, onde se concentra o comércio que mais interessa aos visitantes e de onde partem os passeios de charretes. Em resumo: localização central e estratégica, aliada a conforto e cuidado. Bingo!

Quem vê a entrada, relativamente simples, não imagina o tamanho da propriedade, que possui piscina ao ar livre e também aquecida, salão de jogos, espaço kids e amplo restaurante, além de estacionamento grátis. A fachada mantém o velho estilo do passado, mas os quartos e outros ambientes foram devidamente atualizados, embora haja um esforço para manter um ar rústico, o que muito me agrada honestamente (veja fotos e mais informações aqui). O custo da diária, a partir de R$ 350, é um pouco mais salgado, mas é uma dica que vale a pena.

Endereço: Largo das Forras 50, Centro

Hotel Ponta do Morro

Outro estabelecimento localizado no Largo das Forras. Dessa vez a dica é de hotel e não pousada, mas que também está encravado no circuito turístico da cidade. Tem mais estrutura e porte de hotel, mais padrão (menos charme), mas com excelente infra, especialmente para famílias de férias com crianças. Isso porque tem piscina ao ar livre e toboágua, além de quadra de vôlei, salão de jogos com tênis de mesa e pebolim e até mesmo um pequeno campo de futebol. Os hóspedes ainda têm à disposição uma área de recreação para as crianças, sauna e jardim. E o estacionamento é gratuito. Veja disponibilidade e reserve aqui.

Endereço: Largo das Forras 88, Centro

2- Hospedagem próximas ao centro histórico e ainda muito bem localizadas 

Pousada Lis Bleu

Como mencionei anteiormente, foi nessa pousada que me hospedei em uma das visitas a Tiradentes. A pousada está ao lado da estação ferroviária de Tiradentes. Isso significa que fica muito mais fácil fazer o passeio e, consequentemente, um bate-volta até São João del Rei. Mas a própria região tem boas opções de passeios e gastronomia.

Recepção da fofa Pousada Lis Bleu.

Muito verde em volta da pousada, e o telescópio disponível para os hóspedes.

O que gostei é da bela visão dos arredores da cidade. No ponto mais alto, é possível tomar o café da manhã em um deck com vista para a Serra de São José. Considero um local ideal para os casais que buscam uma viagem romântica: quieto e sossegado, mas não está longe – apenas 700 metros – do centrinho agitado de Tiradentes. A pousada tem 12 chalés com cama queen size, lareira e lençóis de puro algodão 250 fios. Alguns chalés contam com banheira de hidromassagem, perfeitos para casais em lua de mel. A pousada possui ainda piscina climatizada com hidro e sauna úmida. Gostou? Veja preços e disponibilidade aqui.

Endereço: Rua Ovidio de Abreu, 152

Pouso Alforria

Mais um hotel charmoso e de alto padrão, mas onde cada centavo vale a pena. Fica em um casarão projetado pelo arquiteto paulista José Guilherme Savoy de Castro. Embora seja um edifício relativamente novo, a decoração tem certos com toques coloniais, como o piso de pedra mineira e das maciças portas de madeira. O local oferece uma vista belíssima da Serra de São José e tem ainda um acervo de arte brasileira contemporânea, com obras de Maria Bonomi, Cláudio Tozzi e Silvio Oppenheimer, entre outros. Está na minha lista, e eu ficaria aqui tranquilamente na minha próxima ida a Tiradentes.

Endereço: Rua Custódio Gomes, 286

Hostel Tiradentes

Queremos também dar opções de diferentes categorias. Quem procura um preço mais em conta ou quer se hospedar em um local onde possa fazer amigos, uma boa pedida é ficar em um hostel. Este fica bem pertinho do Centro Histórico, a apenas alguns minutos a pé, e do lado do Pouso Alforria. Tem um belo jardim, piscina ao ar livre e quarto para não fumantes, além de estacionamento. Há quartos compartilhados masculino, feminino e misto e também acomodações privativas para casais. Quem estiver a fim de dar umas pedaladas também pode alugar bicicletas no local. Saiba mais aqui.

Endereço: Rua Custódio Gomes, 302

3- Hospedagens mais afastadas do centro 

Pousada Pequena Tiradentes

A pousada Pequena Tiradentes (que de pequena não tem nada pois é enorme) tem várias propostas diferentes que fazem dela uma hospedagem única na cidade. Sua arquitetura é quase uma réplica da cidade de Tiradentes em versão miniatura, ou seja, a pousada parece uma cidade com ruas de verdade e casinhas ou vilas, onde estão os quartos. A arquitetura é em estilo colonial mas a decoração interna é moderna e aconchegante.

Além disso, a pousada está inteira a venda! Isso mesmo, não a estrutura dela, mas todos os objetos. Então se você achou o abajur da recepção bonito, você pode comprar! Ou se amou o travesseiro em que dormiu, pode comprá-lo também. Legal né? Por fim, as amenidades oferecidas ao hóspede fazem jus à sua característica de pousada de luxo e te fazem sentir em casa. São duas piscinas, academia, sauna, sala de jogos, hidromassagem e um café da manhã digno de ficar na memória. E o atendimento impecável, claro.

O único porém é a localização. Como ela é mais afastadinha do centro histórico, não dá pra fazer as coisas a pé. Mas quem for de carro pode ficar tranquilo que daí é bem perto e fácil chegar ao centro. Veja mais e reserve sua estadia na Pousada Pequena Tiradentes aqui.

Entrada do café da manhã na Pousada Pequena Tiradentes.

Parece mesmo uma rua de Tiradentes, não é? Mas essa é a PousadaPequena Tiradentes!

Pousada Aromas da Montanha

Embora a maioria dos visitantes de Tiradentes busquem ficar o mais próximo possível das atrações, alguns desejam justamente o contrário: ficar mais próximo da natureza ou apenas em uma pousada descolada e, de vez em quando, dar um pulo no centrinho histórico. A Pousada Aromas da Montanha está a 3,5 km do Largo das Forras, nosso ponto de referência no centro. Tem uma bela vista para as montanhas e é cercada de verde.

O local é recomendado pelo café da manhã, funcionários atenciosos e conforto dos quartos. Possui ainda piscina ao ar livre, bar e lounge de uso comum e um belo jardim, além do estacionamento privativo gratuito e quartos com ar-condicionado. Mais uma opção que eu indico e me hospedaria tranquilamente (Tiradentes tem uma estrutura bem boa de hotéis e pousadas viu?). Veja mais sobre a pousada clicando aqui.

Endereço: Av. Conde de Assumar, 318

4- Longe do centrinho histórico

Villa Saint Joseph

O Villa Saint Joseph tem ares de mansão de campo, e tem uma proposta diferente. Seu grande diferencial é o curso de imersão em língua e cultura francesas, que inclui degustação de queijos e vinhos e refeições relacionadas a gastronomia francesa. O programa inclui ainda música, cinema e atividades lúdicas em francês. Fica a dica para quem quer passar mais tempo e atrelar o turismo a outra atividade.

Está localizado a 15 km do centro de Tiradentes, próximo à BR-383, principal eixo rodoviário da região. Em compensação à distância do centro de Tiradentes, o Villa Saint Joseph está a apenas 1 quilômetro dos Banhos de Águas Santas, um balneário de águas termais, com temperatura estável, indicadas para banhos de imersão e relaxamento. Os móveis de madeira nos quartos e nas áreas comuns dão um charme rústico ao local, que possui piscina ao ar livre e área para piquenique.

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 2100 – Águas Santas

Baubrasil Homes

Esse mix de pousada e hostel, na verdade, não fica em Tiradentes, mas sim no vilarejo de Bichinho, que pertence à cidade de Prados, e sobre o qual falamos aqui. Mas o fato é que o hotel está muito mais perto de Tiradentes (9 quilômetros) do que de Prados (15 quilômetros). Os hóspedes podem optar por uma das seis casas exclusivas, que chamam a atenção pelo arrojo arquitetônico. A grande vitrine é a primeira residência construída em CLT (Cross-Laminated Timber) no país, e é linda! O lugar é cercado por 50 hectares de mata nativa preservada, onde é possível contemplar uma grande diversidade de pássaros e outros animais silvestres. Ou seja: é um lugar para esquecer da vida, dos problemas e, para os mais radicais, até mesmo de Tiradentes. Descubra mais e reserve clicando aqui.

Endereço: Sitio Bau – Acesso pelo Arraial do Bichinho, Prados

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Tambem já me hospedei lá, assino embaixo. É lindo, acolhedor, confortável, bem decorado, ótima comida, excelente serviço, linda vista!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese