As bolinhas de Yayoi Kusama: como um distúrbio virou Pop
Atualizado em:
Yayoi Kusama é uma artista plástica japonesa miudinha, de 84 anos, que sofre de TOC e alucinações. Conclusão: um gênio da arte pop contemporânea, que conviveu com Andy Warhol, protestou contra a guerra do Vietnam, assinou uma linha de peças para a Louis Vuitton, e hoje é reconhecida como um dos maiores expoentes da arte da nossa época. Ela tem uma obra bem famosa em Inhotim, que falamos aqui nesse post.
A artista teve uma infância complicada e cheia de restrições no Japão, o que só potencializou seus distúrbios psicológicos. Suas obras refletem sua obsessão através do excesso de bolinhas e pontos, pelos objetos fálicos em várias instalações e esculturas, e pelo exagero e grandiosidade de algumas manifestações artísticas. A exposição em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro mostra sua trajetória desde o início não só através das obras, como também pelos recortes de jornais, cadernos que ela utilizava para estudo das obras e cartas aos políticos da época, deixando claro seu repúdio à guerra e a sua defesa do amor e da paz.
Ainda que você não goste de arte, a interessante história de Kusama já basta pra te convencer. Se isso ainda não for suficiente, vá pelas instalações interativas que divertem crianças e adultos. Um passeio que fizemos e recomendamos pois, afinal, devemos valorizar eventos artísticos de tamanha expressão quando eles vêm ao Brasil.
Fica no CCBB do RJ até dia 20 de janeiro de 2014, e depois vai pra São Paulo. Mais informações aqui no site do Centro Cultural.
Deixe seu comentário