Autêntica comida cubana em Miami: Versailles Restaurant
Atualizado em:
Desde a Revolução Cubana, em 1959, milhares de cidadãos deste país começaram a rumar para os Estados Unidos, em busca de melhores oportunidades ou por discordarem ferozmente do novo regime que se instaurava no país com Fidel Castro. A década de 60 foi o ápice desta imigração e foi quando uma comunidade de imigrantes cubanos começou a se formar em Miami. Localizados no bairro que hoje é chamado de “Little Havana”, ao redor da icônica Calle Ocho (8th street), uma Cuba em miniatura foi se desenvolvendo.
E foi bem na Calle Ocho, e no início da década de 70 que foi aberto o restaurante Versailles. Ele logo se tornou um refúgio para os cubanos exilados e ponto de encontro de calorosas discussões políticas sobre os acontecimentos políticos dos Estados Unidos e de Cuba. De cubanos “comuns” a artistas e políticos, o Versailles vem servindo uma comida autêntica em um ambiente que parece que voltamos no tempo.
Com toda essa história, e por nos interessarmos por essa cultura da imigração, decidimos experimentar o Versailles no último do domingo, e ficamos positivamente impressionados. O restaurante é enorme e a decoração parece ser a mesma de 1971, ano de sua inauguração. Lustres de cristal e mesas simples de metal são o que mais chamam atenção à primeira vista.
O público é variado. É claro que depois que vários presidentes americanos e artistas latinos e americanos conhecidos comeram por lá, o lugar é visitado por muitos turistas- como nós. Mas uma cena comum que vimos foi a de famílias falando apenas espanhol, e muitos idosos que, segundo os garçons, frequentam o lugar há anos. A conclusão é que, apesar de turístico, o lugar manteve sua autenticidade.
O menu é extenso e confesso que ficamos bem perdidos pois não sabemos nada da cozinha cubana. Pedimos ajuda a um garçon mas, meio de má vontade, ele não ajudou muito. A outra garçonete, no entanto, nos deu uma dica valiosa e, juntando com a indicação de amigos que já haviam ido, fizemos o seguinte pedido para duas pessoas:
– Mojitos (deliciosos, e ainda vêm com um pedacinho de cana de açúcar);
–Mariquitas con mojo (os plátanos- ou banana da tera, fritos) para aperitivo – $3,75;
– Fufú con masitas (uma espécie de purê com mandioca e banana da terra com pedaços fritos de carne de porco (bem gordurosas)- $7,50;
– “The Criollo Sampler”– um prato degustação que pode facilmente ser dividido entre duas pessoas e que conta com os melhores pratos cubanos, como a “Ropa Vieja” que é uma carne cozida desfiada muito boa – $12,95;
– Tres leches- adoramos essa sobremesa latino americana e estava bem gostosa, mas não foi a melhor que já comemos- $3,95.
Se você estiver em mais gente, vale a pena também provar algum dos sanduíches cubanos, que são bem tradicionais e dizem que uma delícia.
Nós realmente adoramos a experiência. A comida é bem gostosa (algumas coisas mais que as outras) e o mojito harmonizou muito bem com tudo o que pedimos. Além de tudo, se sentir no meio da Miami de 1970 foi muito legal- e barato! Super recomendado!
O Versailles fica na 3555 SW 8th St, Miami, FL 33135 e abre de segunda a domingo para café da manhã, almoço e jantar. Mais infos e o menu completo aqui no site deles.
Deixe seu comentário