Saiba quais são as principais comidas típicas da França


Atualizado em:


Se eu falar sobre dicas de Paris ou de qualquer outra cidade francesa, certamente não poderia deixar de incluir também as melhores comidas típicas da França.

Existem várias maneiras de se conhecer um lugar, e uma delas é conhecendo a sua gastronomia. Afinal, nada melhor do que sentir no paladar a história e a tradição da cidade onde estamos. Mas o melhor é que podemos fazer isso muitas vezes sem sair da nossa cidade ou cozinha.

Comidas típicas da França

A gastronomia da França encanta por sua pluralidade singular. E se engana quem pensa que o país se resume apenas a croissant e escargot (mesmo que também sejam deliciosos). Existe uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesas para você experimentar que certamente mudarão o seu conceito com a culinária habitual.

Quando perguntam como descrever a culinária francesa, não é possível determinar somente um prato que represente esse país tão incrível. Por isso, decidi te apresentar a algumas das principais comidas típicas da França, escolhendo representantes de peso tanto para os pratos quanto para as famosas sobremesas francesas.

13 Pratos típicos da França

-Bouef Tartare

les philosophes restaurante Paris

Prato de tartare com batatas fritas e pães cortados, na mesa redonda e pequena do Les Philosophes.

Essa receita é preparada com carne de vaca crua, preferencialmente de corte nobre. Geralmente, ela é servida com gema de ovo e condimentos, alguns já servem tudo “misturado” e em outros preparos é você quem faz a mistura na hora .

Porém, não se deixe enganar: este prato é uma iguaria da culinária francesa. Isso porque o sabor do alimento é bastante ressaltado pelos temperos e o corte da carne é perceptível ao paladar. Nós amamos!

-Soupe a l’oignon

sopa de cebola

A soupe a l’oignon é uma sopa de cebola gratinada, preparada com manteiga, caldo de carne, cebolas e muito queijo. Esta é uma das comidas típicas da França mais apreciadas, servida como entrada das principais refeições do dia.

Está presente em vários menus turísticos, desses que vem com entrada, prato principal e sobremesa. Além disso, é um prato bastante comum, que certamente pode ser degustado em diversos restaurantes do país.

-Galette Sarrasin

Esta comida típica da França é preparada com panquecas de trigo sarraceno, uma espécie de crepe salgada. Repare na foto como a cor e textura da massa são diferentes dos crepes que conhecemos.

Gallette Sarrasin comida típica Paris

Foto pot Jacklee. / CC BY-SA

Na verdade as crepes que conhecemos aqui no Brasil existem apenas nas versões doces na França. A versão parisiense do “crepe salgado” é a galette sarrasin e tem um sabor diferente do que o estamos acostumados.

Em Paris, a conhecida Rua d’Odessa, em Montparnasse, possui diversas galeterias, onde é possível experimentar a verdadeira Galette Sarrasin.

Enquanto isso, no Brasil, o restaurante Ami Crêperie se especializou em galletes também. Se quiser, você pode experimentar um pouco mais perto, em São Paulo.

-Boeuf Bourguignon

Em português bife borgonhesa, esse é um dos pratos mais tradicionais da gastronomia da França. Ele consiste em carne de vaca guisada ao vinho tinto, com vegetais e condimentos de preferência.

O Boeuf Bourguignon é típico da região de Borgonha, mundialmente conhecida por seus vinhos inigualáveis. Se tiver oportunidade, não deixe de experimentar o prato desta região, e degustar o seu sabor forte e marcante, perfeito para dias mais frios.

-Croque Monsieur e Croque Madame

Esses famosos sanduíches são servidos em duas versões: o croque monsieur, tradicional, o croque madame, igual o monsieur mas com um ovo frito por cima.

Croque Monsieur

Croque Monsieur

Basicamente, é um lanche com presunto cru, queijo gruyere, pão de forma e molho béchamel. Pareece um misto quente básico, mas quando bem preparado e com ingredientes bons, fica delicioso! Um ótimo aperitivo da culinária francesa.

-Cassoulet

O Cassoulet é uma das comidas típicas da França mais especiais. Conhecida como feijoada francesa, é feita com feijão branco, carne de pato, salsichas e carne de porco.

A receita muda de acordo com a região, mas é tradicional de Languedoc-Roussillon, onde você pode experimentar o prato clássico.

-Coq au vin

coq au vin comida francesa

O Coq Au Vin é um prato feito com vinho tinto (“vin”) e carne de galo (“coq”), e literalmente significa Galo ao vinho. Dependendo da região, o sabor pode mudar um pouco, por conta das diferenças do vinho utilizado no preparo.

Um dos restaurantes mais antigos de Paris é conhecido por servir o melhor Coq Au Vin da França, o Le Procope.

-Quiche Lorraine

A quiche é um tipo de torta feita com ovos, creme de leite, toucinho defumado e diferentes tipos de queijo. Se você quer provar o Quiche Lorraine autêntico, visite a região de Lorraine, ao nordeste da França, que inspirou o nome do prato.

Essa receita de quiche é famosa na culinária francesa. No Brasil, os recheios das quiches já foram adaptados e há opções diferentes como escarola ou cogumelos.

-Escargots

escargots

O escargot divide opiniões quanto a sua apreciação, mas não podemos negar que ele é uma das principais comidas típicas da França. Trata-se de um aperitivo clássico, e bem simples: caracóis terrestres, comestíveis, cozidos a vapor.

Por mais que o prato seja um pouco peculiar para algumas pessoas, experimentá-lo pode tornar a sua experiência na França em algo mais profundo, digamos assim. Rs. Na minha opinião, o que faz a diferença de um bom escargot é o molho com que é servido, pois ele próprio tem um gosto mais neutro.

Por sinal, o escargot gera tanta curiosidade que a revista SuperInteressante fez uma matéria especial, em 2019, contando a história dessa iguaria.

-Ratatouille

Receita típica da França

Você pode conhecer esse nome por causa do simpático ratinho do filme. Apesar de ser uma animação infantil, retrata bem o Ratatouille, uma das comidas mais tradicionais da França.

Esta receita é feita com legumes cozidos, podendo ser servida quente ou fria. É tradicional do século XVII, com berinjela, abobrinha, cebola e tomate, principalmente.

Quem prova afirma que o sabor é inigualável, muito suculento e equilibrado. Se quiser provar o prato clássico, visite a região de Provença, onde se popularizou.

– Soufflé

O Soufflé, ou suflê, é versátil e bastante tradicional. Ele é feito no forno, com creme de maizena ou farinha de trigo, acompanhado do ingrediente principal, que pode variar.

Souflê em Paris

Souflê de queijo em Paris

Os souflês mais comuns são os de queijo, mas podem ser também doces ou salgados. Se adocicados, dê preferência para os de chocolate ou baunilha, que vai muito bem como sobremesa após uma grande refeição.

Em Paris, você pode experimentar os melhores souflês em alguns desses restaurantes que já provamos e listamos nesse post.

-Magret de Canard e Confit de Canard

Essas são duas famosas comidas típicas da França que são preparadas com pato. Os preparos são diferentes. O magret geralmente é servido cru e é o peito do pato, enquanto que o confit é a coxa cozida lentamente na própria gordura.

Pode acompanhar molho de laranja e condimentos a gosto. Assim como o tartare, ambos costumam vir com batatas e saladinha.

-Croissant

croissant

Não poderíamos encerrar a lista de pratos típicos com esse clássico. Não é necessariamente um prato, mas uma atração a parte.

O croissant é um pão de massa folhada, com formato típico de meia-lua, extremamente popular. Atualmente, e principalmente em cidades ao redor do mundo , pode ter diversos recheios. Mas na culinária francesa costuma ser servido sem acompanhamentos, as vezes apenas saboreando com manteiga.

7 sobremesas e doces típicos da França

Além de entradas e pratos principais, os doces típicas da França são veradeiros protagonistas. Veja os principais abaixo:

-Tarte Tatin

tarte tatin

Esta torta se popularizou por ter uma receita diferente: em vez de ser recheada com frutas e coberta com massa, as frutas são colocadas por cima, até cobrir a massa que está embaixo. Uma torta invertida, digamos.

A Tarte Tatin do Les Philosophes em Paris é uma das mais famosas da cidade,  é uma delícia mesmo.

-Macaron

Macarron em Paris

Macarrons em Paris, vitrine com diversas cores e sabores da Pierre Hermé

Extremamente popular, o macaron é um bolinho feito de clara de ovos e farinha de amêndoa. Todos amam os diversos sabores e combinações. Os mais populares são da Ladurée e do Pierre Hermé.

-Crème Brûlée

sobremesas da frança

Também popular, o creme brûlée é feito, basicamente, com creme de leite, ovos, baunilha e açúcar queimado em cima. Geralmente é servido gelado, e agrada muito os amantes da culinária francesa.

O prazer fica em quebrar a casquinha de açucar maçaricado que se forma no topo do doce. Gratificante. =P

-Crepe Suzette

crepe suzette

Essa sobremesa francesa bem tradicional possui um sabor meio agridoce e delicioso. São crepes feitos com manteiga perfumada, raspas de tangerina e licor de laranja por cima.

-Madeleines

Madeleine França

Esses bolinhos são simples, feitos com açúcar, farinha, manteiga e raspas de limão. Mas também podem ser de chocolate ou outros sabores. São pequenos e bem fofinhos, ótimos para acompanhar um cafézinha no meio da tarde.

-Pain Perdu

O Pain Perdu é um doce da França, mas, aqui no Brasil, você pode confundi-la com a nossa famosa rabanada. É feito com pão de trigo fatiado (brioche amanheciod), molhado em vinho ou leite e depois frito. Sabendo isso, você já pode dizer que a sobremesa de fim de ano é pain perdu e não rabanada… rs

-Éclair

eclair

Outro doce que também pode ser confundido com um aqui do Brasil é o éclair, que é parecido com a bomba de chocolate. A diferença é que a massa feita de farinha de trigo costuma ser oca, apenas com o chocolate endurecido por cima, em vez de recheada, como conhecemos. Mas é claro que há inúmeras variações e dessobramentos desse doce francês.

Vale a pena experimentar as principais comidas típicas da França?

A culinária francesa é rica em sabores, receitas e preparos. É famosa no mundo inteiro e casa de vários chefs renomados e escolas famosas.

Muitos dos pratos foram adaptados aqui o Brasil, mas vale a pena provar as comidas tradicionais como puder, seja fazendo em casa ou comendo fora. Se puder comer os pratos típicos enquanto estiver na França melhor ainda!

E, se você estiver planejando uma viagem a Paris e não quer deixar de aproveitar as comidas típicas da França, que tal conferir os melhores restaurantes em Paris? Assim você já prova todas as comidas e vivencia a experiência por completo! ♥

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *