Como ir do aeroporto de Amsterdam ao centro da cidade
Atualizado em:
Com raríssimas exceções, os aeroportos ficam localizados fora da parte mais central e turística das cidades. Em Amsterdã isso não é diferente. Se você vai chegar à cidade, já sabe como ir do aeroporto de Amsterdam ao centro?
A locomoção dentro de uma cidade é uma das coisas que mais preocupam viajantes e turistas que chegam a lugares novos, afinal, você pode se meter em furadas se não souber como fazer para ir aos lugares que você precisa. Isso sem falar no tempo de viagem que você perde se for parar muito longe de onde era para ir.
Mas não se preocupe! Se você está planejando ir para a capital da Holanda pela primeira vez, saiba que a locomoção por lá é simples. Existem muitos meios de transporte para andar pela cidade e o transporte público é muito bem estruturado. Para te ajudar, hoje vamos explicar o passo a passo de como fazer o trajeto do aeroporto de Amsterdam (Schiphol) até a região central para a sua viagem ocorrer tranquilamente.
Trazemos aqui todas as opções possíveis: trem, ônibus, táxi, carro de aplicatio e transfer. Lembre-se que os valores mostrados são de outubro de 2024, então não deixe de conferir os preços atualizados antes de viajar. Vem com a gente!
Leia também: Onde Ficar em Amsterdam: dicas e regiões para se hospedar
Como ir do aeroporto de Amsterdam até o centro da cidade
Do aeroporto de Amsterdam até o centro de trem
Vamos começar pelo meio mais comum e prático: o trem. Qualquer pessoa que conhece um pouco a Europa sabe muito bem que trem é um ótimo meio de transporte por lá. Muitas vezes, é a forma de locomoção que mais vale a pena por ser rápida e barata. No caso de Amsterdã, a estação do trem que leva ao centro fica dentro do próprio aeroporto, no Schiphol Plaza, e funciona 24 horas por dia. Não tem como ser mais simples que isso.
O trem pode te levar sem trocas até as estações Central, Lelylaan, Sloterdijk, Zuid, RAI, Amstel, Muiderpoort, Duivendrecht, Amsterdam Science Park, Amsterdam Bijlmer Arena, Amsterdam Holendrecht ou Weesp. Antes de embarcar, portanto, vale conferir qual destas fica mais perto da sua hospedagem. A grande maioria dos hotéis centrais, porém, não está coberto por nenhuma delas. Neste caso, basta descer na estação Central e de lá pegar um ônibus ou tram.
De Schiphol até a Amsterdam Centraal Station a viagem dura cerca de 19 minutos. Como o aeroporto não é super longe do centro, o tempo de viagem vai sempre ficar em torno de 15 a 35 minutos, dependendo de em qual estação você descerá.
Atualmente, a passagem custa entre 3 e 6 euros e basta aproximar o cartão de um dos totens que ficam na entrada das plataformas e depois aproximar novamente na estação de destino para que a cobrança seja realizada. Se por acaso o seu cartão não tiver essa funcionalidade e você for na máquina comprar uma passagem em papel, saiba que existe a cobrança da impressão da passagem, que é de 1 euro.
Neste segundo caso, ao chegar no aeroporto, vá até o saguão de saída e procure as máquinas amarelas da NS, é por meio delas que você vai conseguir seus bilhetes. A máquina te permite escolher entre o inglês e o holandês para conseguir usá-la, e você não terá muitas dificuldades durante esse processo porque ele é bem simples e intuitivo. Outra opção é comprar pelo site ou app da NS, assim você não paga a impressão da passagem.
Quem compra a passagem física também precisa fazer check-in antes de embarcar no trem. É só encostar o cartão no leitor de cartão ou escanear o código de barras do e-ticket pelo celular. Durante o dia, passam de 4 a 8 trens por hora. De madrugada, porém, o intervalo é bem maior, passando um trem a cada hora. Assim que você chegar na plataforma, já dá pra ver nos painéis os horários do próximo trem.
De ônibus
Como em qualquer lugar, a locomoção dentro de uma cidade é mais fácil durante o dia. Em Amsterdã, a linha 397 faz o percurso do aeroporto de Schiphol até o centro (e o contrário também), das 6h à 00h, com um trajeto que dura cerca de 30 minutos e custa 6,50 euros. Para quem não adquiriu o Amsterdam Travel Ticket (que falamos mais abaixo), é possível comprar a passagem diretamente com o motorista do ônibus.
Mas não se preocupe: caso você chegue na cidade de madrugada, há o ônibus noturno, que é o Niteliner 97. A frequência com que os ônibus saem varia dependendo do horário. Assim como é com os trens, durante o dia, ele sai com maior frequência, e durante a noite, o tempo de espera é maior, podendo chegar a uma hora. Dica de ouro: baixe o app da 9292.nl para ter informações mais precisas sobre os horários do transporte e para planejar melhor sua viagem. Ele também permite que você compre e-tickets para usar no transporte público de Amsterdã.
Leia também: O que fazer em Amsterdam? 10 passeios imperdíveis e 5 dicas bônus
De táxi
Os táxis funcionam muito bem em Amsterdã, mas também são uma das opções mais caras. Você pode pegá-los no ponto de táxi oficial do aeroporto cujas placas vão te guiar. Existem três tipos disponíveis: o padrão, os maiores (para dividir) e os luxuosos. O trajeto até o centro dura por volta de 30 minutos e o valor é de mais ou menos 55 euros. Dentre estas opções, o que pode sair mais em conta é o que dá para dividir com mais pessoas que estejam com você, o que não funciona para viajantes solo. Sendo assim, uma opção mais confortável e barata é chamar um carro de aplicativo.
Do aeroporto de Amsterdam até o centro usando carros de aplicativo
Assim como a viagem de táxi, a locomoção entre Schiphol e o centro de Amsterdã dura aproximadamente 30 minutos, mas muito provavelmente vai custar menos. Além do Uber, eles também usam um outro app chamado Bolt para solicitar corridas de carro, que costuma ser mais barato. O valor também varia entre as categorias de carro. Fora do horário de pico, é possível pagar cerca de 30 euros para percorrer este trajeto.
De transfer
Existem algumas empresas privadas que oferecem este serviço mais personalizado, mas você também pode verificar se o próprio hotel onde você ficará hospedado ou a agência com a qual você fechou o pacote disponibiliza um transfer para você. Apesar de ser mais caro do que os outros transportes, ele pode ser uma opção para quem está inseguro e tem medo de se perder pelo aeroporto ou também para quem não desenrola muito bem no inglês.
Além disso, você sabe exatamente quanto vai pagar antes mesmo de chegar lá, diferentemente do táxi e dos carros por aplicativo, e não precisa se preocupar se vai conseguir um carro com facilidade ou se precisará esperar muito tempo. O motorista te encontra no local e horário combinado, ajuda a te guiar e ainda carrega suas malas. Definitivamente a opção mais confortável.
Leia também: Quanto custa viajar para Amsterdam? Média de gastos
Amsterdam Travel Ticket
Caso você precise andar pela cidade por 1, 2 ou 3 dias corridos, considere pegar o Amsterdam Travel Ticket. Mas atenção: ele só vale durante este período e não funciona em todos os meios de transporte na cidade, apenas em alguns. Quem pretende usar as famosas bikes, ou caminhar, pode deixar o Travel Ticket de lado. Porém, se estiver hospedado fora do buchicho e não quiser pedalar, confira se o seu ônibus/metrô/tram está incluído.
O Amsterdam Travel Ticket é um passe que oferece viagens ilimitadas por determinados meios de transporte da cidade. São eles: NS Railway (trem), ônibus 397 e Niteliner N97. Além disso, você também tem direito a viagens ilimitadas nos bondes GVB, ônibus diurnos e noturnos e no metrô. Ele te permite ir do aeroporto de Amsterdam até o centro e vice-versa, por exemplo, mas é válido por um curto período de tempo, como citamos acima.
O sistema inicia a contagem de tempo à meia-noite e termina às 4h do dia seguinte, ou seja, pouco mais de 24 horas. É possível comprá-lo tanto pela internet quanto pessoalmente, no site você encontra os pontos de compra presenciais e ele custa entre 18 euros (1 dia) a 30 euros (3 dias). Parece caro, mas vale lembrar que você pode fazer quantas viagens quiser durante este período de tempo. Se o seu plano é se locomover bastante, é uma boa opção.
Leia também: Da Inglaterra à Europa de trem: tudo sobre o Eurostar
Esperamos que as nossas dicas te ajudem na hora de se locomover do aeroporto de Amsterdam até o centro da cidade e te permitam economizar tempo e dinheiro. Depois conte para nós como foi a sua experiência!
Deixe seu comentário