Como ir e voltar dos 5 aeroportos de Londres para o centro: os melhores meios de transporte


Atualizado em:


Londres está muito bem servida de aeroportos, com cinco no total. E isso pode ser visto na grande oferta de voos e frequentes promoções para a capital britânica. Mas o que pode gerar dúvidas entre os passageiros é como ir e voltar dos aeroportos de Londres até o centro da cidade, seja em seus hotéis, albergues e apartamentos alugados ou de amigos.

O sistema de transporte público londrino é um dos mais eficientes do mundo, porém não é dos mais intuitivos. Todos os aeroportos de Londres são acessíveis por trem ou metrô, sorry, por underground (mas também pode chamar de tube). O desafio é comprar o ticket certo para não gastar a mais saindo e chegando de cada um deles.

Aeroportos de Londres: Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton e London City

Três empresas aéreas voam do Brasil direto para Londres. A Latam e a British Airways operam há anos rotas diárias ligando Guarulhos e Rio de Janeiro ao aeroporto de Londres Heathrow. E recentemente a empresa norueguesa Norwegian Air começou a operar quatro vôos semanais entre Londres Gatwick e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Contudo, é possível que você precise usar os outros 3 aeroportos – Stansted, Luton e London City – para voos internos pelo Reino Unido e Europa e também de empresas low-cost, como a Ryanair e a easyJet. Mas independentemente do meio que você escolha, atravessar a cidade é sempre demorado e pode ser cansativo e caro. Sendo assim, quando for comprar uma passagem low-cost leve em consideração a região da cidade em que você estará. Dica: vale a pena entrar no site de cada aeroporto porque eles são repletos de informações!

Não à toa os aeroportos estão bem espalhados ao redor da cidade, como indicado no mapa acima. Heathrow fica 25 km ao oeste enquanto Gatwick está 45 km ao sul. Já o aeroporto de Luton está construído a 55 km noroeste (em outra cidade) e o de Stansted também fica distante 55 km do centro, mas a nordeste do Big Ben. O London City é bem central, porém pequeno e com voos apenas pela Europa, geralmente mais caros e menos frequentes. É essencial levar isso em consideração antes de comprar qualquer passagem tentadora.

Listamos abaixo as melhores formas de ir e voltar dos principais aeroportos de Londres. Confira qual é o seu

-Como chegar e sair do Aeroporto de Heathrow ao centro de Londres

O maior aeroporto de Londres e do Reino Unido, o Heathrow é a principal porta de entrada de brasileiros. Além disso, as principais companhias aéreas europeias voam para cá após fazerem conexões em suas matrizes. Por exemplo, TAP (Lisboa), Air France (Paris), KLM (Amsterdã) e Lufthansa (Frankfurt).

Heathrow de trem

A cada 15 minutos o Heathrow Express sai da estação interna do aeroporto com destino à estação Paddington do metrô. O trajeto demora 15 minutos e custa £ 18 cada trecho ou £ 34 ida e volta, com a volta válida para 30 dias.

Se não estiver com tanta pressa, vale economizar usando o Heathrow Connect até Paddington. Mas o percurso leva 30 minutos e tem 5 paradas, só que custa £ 9,10 a ida ou £ 17,80 ida e volta, ah, sem data limite para o retorno. De Paddington você pode pegar um táxi por cerca de £ 15 até a área central ou então embarcar numa das 4 linhas de metrô que passam ali.

Heathrow de metrô

Sim, tem metrô direto até o aeroporto de Heathrow, mas demora 50 minutos desde o centro de Londres. Mas é a alternativa mais barata. A Piccadilly Line passa pela famosa Piccadilly Circus, perto de vários hotéis bacanas, e segue até Heathrow, terminais 1, 2, 3, 4 e 5 por apenas £ 3,10. Para isso compre um Oyster Card na estação. Considere que a linha Piccadilly cruza várias zonas hoteleiras nos arredores de estações como South Kensington, Leicester Squarte e King’s Cross.

Heathrow de táxi

É o jeito mais exclusivo e você não tem de ficar arrastando ou empurrando sua mala pelas estações de trem e metrô. Mas paga bem mais caro por isso e está sujeito ao trânsito. É possível levar uma hora ou mais até a região central por tarifas entre £ 60 e £ 70.

-Como chegar e sair do Aeroporto de Gatwick ao centro de Londres 

O segundo aeroporto mais movimentado de Londres já não é mais tão relevante como antes. Isso porque Stansted e Luton têm aumentado suas estruturas e operações vorazmente, assim como Heathrow que se expande solidamente. Ainda assim a easyJet tem aqui uma base forte e a British Airways decola para muitos destinos. Não é possível ir até o Gatwick de metrô.

Gatwick de trem

Após chegar na estação Victoria do metrô (servida por 3 linhas!) você pode embarcar a cada 15 minutos no Gatwick Express numa viagem de 30 minutos. Comprando online custa £ 18,90 cada trecho. Caso esteja procurando hospedagem perto da estação, a oferta é vasta e também funciona ali a principal estação rodoviária de Londres.

Gatwick de ônibus

A easyBus leva você do terminal sul (South Terminal) de Gatwick até a estação de London Victoria por £ 1,99 se reservar antes no site. A viagem demora de 1h25 a 1h35, segundo a empresa.

Gatwick de táxi

Vai custar caro. Ah, mas quanto? Tipo algo entre £ 85 e £ 100 até a região central e vice-versa. E quanto tempo demora? Olha, claro que depende do trânsito, mas algo entre 1h15 e 1h30 de viagem. Vale a pena reservar o táxi numa loja de rua, há várias espalhadas perto dos hotéis. É uma opção que vale a pena em caso de muitas malas, grupos de 3 ou mais pessoas ou viajantes com problemas de mobilidade.

-Como chegar e sair do Aeroporto de Luton até Londres

O aeroporto de Luton a pedida para quem vai voar com a Ryanair ou para alguns destinos da easyJet. Mas acima de tudo é um bom aeroporto para quem se hospedar na parte norte de Londres, em bairros como Camden Town e Kensal.

Aeroporto Luton de trem

O First Capital Connection é um trem que liga a estação King’s Cross e o aeroporto de Luton em 50 minutos por valores que variam de £ 8,90 a £ 13. Ali você tem a estação coligada de St. Pancras, que recebe os trens que atravessam o Canal da Mancha, e outras 6 linhas de metrô. Se preferir, pegue um táxi dali para a zona central por cerca de £ 15.

Aeroporto Luton de ônibus

A easyBus leva de Luton até as regiões hoteleiras de Paddington e Victoria em cerca de 1h10 por tarifas a partir de £ 1,99 caso reserve antes no site da empresa. Já a Greenline tem sua rota 757 com destino a Baker Street, Finchey Road e Brent Cross por a partir de £ 5 para compra antecipada e leva quase o mesmo tempo.

Aeroporto Luton de táxi    

Assim como Gatwick a viagem demora ao menos 1h até a zona central de Londres e não sai por menos de £ 85. Na volta, reserva o táxi numa loja de rua perto de seu hotel.

-Como chegar e sair do Aeroporto de Stansted até o centro de Londres

Stansted costuma ser a principal base da easyJet, mas vende voo de outras operadoras também. Mas é menos comum. Fica a 55 km a nordeste de Londres e também tem muitos voos da Ryanair. Vale a pena para quem vai se hospedar em bairros moderninhos como Bethnal Green e Shoreditch.

Stansted de trem

Como a estação Liverpool Street fica na parte leste de Londres, vale a pena pegar o Stansted Express lá e chegar em 50 minutos. Cada trecho sai por £ 21,50. De Liverpool Street você pega um táxi por £ 15 até a parte mais central da cidade ou então vai de metrô, já que a estação faz parte de 4 linhas diferentes.

Stansted de ônibus

A National Express vende ônibus por £ 9 até Liverpool Street Station, em 1h10 de viagem. A easyBus promete passagens a £ 8,95 para o mesmo percurso.

Stansted de táxi

Não espere levar menos de 1h30 e gastar menos de £ 105.

-Como chegar e sair do Aeroporto de London City 

Em plena região de Canary Wharf, na parte renovada da zona leste da cidade por conta dos Jogos Olímpicos de 2012, é uma espécie de Campo de Marte, com vários voos executivos.

Para ir e voltar do aeroporto London City, não há segredo. Uma estação de monotrilho DLR liga o aeroporto até uma rede de metrô. De táxi costuma sair algo em torno de £40.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.