Cultura maori em Whakarewarewa – NZ
Atualizado em:
Conforme foi dito no post de ontem, Rotorua tem várias atrações e tem uma forte cultura Maori.
Os Maoris são os aborígenes nativos da Nova Zelândia, o povo que já habitava a ilha antes da chegada dos europeus. Maori é toda uma cultura única, cheia de ensinamentos e tradições.
Se você tem interesse em conhecer um pouco mais dessa cultura e de seu povo, vai adorar o passeio a Whakarewarewa (ufa! e olha que é só uma abreviação).
Whakarewarewa é conhecido como “The Living Thermal Village”, isso porque o local é habitado por maoris (o povo Tuhourangi/Ngati Wahio) que vivem em meio as atividades geotermais e ambos coexistem muito bem. Ao visitar o local você se sente um deles em meio as casas com uma arquitetura característica e as pessoas que passam por você em seus trajes diferentes, tudo isso em um ambiente com cheirinho de enxofre, fumaças e lagos de lava.
Se você tem pouco tempo em Rotorua e quer ver gêiser e lagos borbulhantes ou coloridos, recomendo Wai-O-Tapu (veja o que já foi dito aqui) que tem atrações mais marcantes. As atividades geotermais existem em Whakarewarewa mas o interessantes mesmo é vivenciar a cultura local que é super rica, cheia de histórias e lendas.
Lá você pode ver o vilarejo maori, assistir a um show com a tradicional música Te Pakira e performances de dança (duas vezes por dia), fazer uma tatuagem maori e comprar suvenirs, ver os lagos geotermais e gêisers. É um passeio que tem visitas guiadas a cada hora em que você aprende sobre a história e tradições da vila enquanto caminha por ela. Dá pra ser feito rapidamente, então de lá você pode ir aproveitar o restante do dia e passar pra ver o Government Gardens, e visitar o museu no mesmo local. Os jardins do Governo são gigantes e muito gostosos para passear.
Os preços para Wharakewarewa são: $30 – adultos e $13- crianças.
Site aqui.
BRuna
Que demais!!
Marcella
Que bom que gostou Bruna!! =)