Rotorua – atividade geotermal em Wai-O-Tapu


Atualizado em:


Acho que ninguém duvida que a Nova Zelândia tem belezas naturais de tirar o fôlego. Aqui vai uma dica de uma delas que fica em Rotorua.

Rotorua é uma cidade na ilha norte e é um lugar surpreendente, diferente do que estamos acostumados a ver. Isso porque antigamente a região era cheia de vulcões, e, hoje, é bastante conhecida pelas suas atividades geotermais.

Lá é possível ver gêisers, piscinas de lama vulcânica e fumarolas saindo do solo ou de bueiros. E basta andar pela cidade para sentir um cheirinho de enxofre, bem forte e desagradável, tipo ovo podre!

Fumarola nas ruas de Rotorua

 

Há vários parques geotermais para se visitar. Um dos maiores e mais interessantes é o Wai-o-tapu, localizado a 27 quilômetros da cidade.

As atrações do parque são incríveis: lagos coloridos que chegam a 230o C, lamas borbulhantes, gêiser em atividade (induzida) e a própria trilha de caminhada já é bonita. O passeio rende fotos lindas:

Champagne Pool Wai-o-tapu

Champagne Pool – uma das atrações principais

Devil's bath Rotorua

Devil’s bath – um lago com uma cor única.

Devil's home

Devil’s home

Wai-o-tapu Rotorua

Piscina de lama Rotorua

Cuidado com as piscinas de lama!

Mud pool Rotorua

Mud pool – piscina de lama borbulhante

A próxima foto é do Lady Know, um gêiser batizado em homenagem a filha de um governador da Nova Zelândia que visitou o local em 1903. A história dele é muito interessante: prisioneiros em regime semi-aberto trabalhavam nessa região plantando árvores. Certa vez, um preso estava lavando suas roupas com a água quente da cratera e deixou cair sabão dentro dela. Algum tempo depois ela começou a jogar água pra cima e pra todo lado!
E é mais ou menos assim até hoje. 
Todo dia as 10:15 da manhã o Lady Knox entra em erupção induzida por um guia, que conta essa história e joga um tipo de sal para que a ação comece. As águas jorram por bastante tempo e chagam a 20 metros.

Gêiser Lady Knox

Gêiser Lady Knox em ação.

 

O parque é incrível, mas Rotorua tem muitos outros atrativos além das atividades vulcânicas.

A cidade tem um liiindo jardim no Government Gardens e um museu na mesma região. É conhecida também pela sua cultura Maori que ainda predomina em um terço da população!!

Não perca o post de amanhã para descobrir um pouco mais sobre esse povo e pra conhecer o outro lado de Rotorua. Até lá!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *