Tudo sobre o King’s Day, o Dia do Rei na Holanda


Atualizado em:


Você já ouviu falar no King’s Day, ou Dia do Rei? Este é o feriado mais famoso da Holanda e que costuma ser comparado ao nosso carnaval. Ele acontece durante a primavera, então se você sonha em ver as florações de tulipas, mas também curte uma festa, já pode unir as duas coisas.

Nesse texto te explico tudo para conhecer o Dia do Rei na Holanda. E se gostar da ideia, trago todas as informações que você precisa para aproveitar bem a festa.

Roteiro Amsterdam: sugestões para 3, 4 e 5 dias

As origens do Dia do Rei na Holanda

King's Day Amsterdam Holanda
Dia 27 de Abril é o aniversário do Rei Guilherme Foto: Wikimedia Commons

Originalmente o King’s Day era na verdade Princess’s Day. Tudo começou com a celebração do aniversário da Princesa Guilhermina, que era no dia 31 de agosto. Quando ela se tornou rainha, a celebração tornou-se o Dia da Rainha e continuou com o mesmo nome após sua filha Juliana ascender ao trono.

Durante o reinado de Juliana, o Queen’s Day era celebrado no dia 30 de abril, seu aniversário. Ela foi sucedida por sua filha Beatriz, que manteve a celebração no dia da mãe, porque seu aniversário era em janeiro, auge do inverno no hemisfério norte.

Em 2013, foi coroado o Rei Guilherme, e o feriado portanto mudou de nome para King’s Day, o Dia do Rei. Ele também mudou novamente de data, já que o aniversário do Rei Guilherme é no dia 27 de abril. Agora, porém, há a ressalva de que se a data cair em um domingo, a festa acontece no sábado.

Como é a festa

Carnaval? Hmmm não exatamente! Temos a tendência de chamar toda festa de rua de carnaval, mas a verdade é que o carnaval brasileiro é único.

Há semelhanças entre as coisas, principalmente porque em essência as duas festas acontecem nas ruas e envolvem música e muita bebida. No Dia do Rei, porém, não há trajeto a perseguir, carros de som ou blocos. As pessoas simplesmente ficam na rua.

Claro que os bares todos aproveitam e incentivam a festa, com promoções especiais e muita música. Também há shows na Museumplein e músicos independentes tocando pelas ruas com seus instrumentos e caixas de som.

king's day dia do rei amsterdam holanda
Orange madness no King1s Day – Foto: Wikimedia Commons

Neste dia o centro da cidade fica fechado para carros e trams. Também é o único dia do ano em que é permitido beber álcool na rua e vender comida sem uma autorização especial. O mais legal do Dia do Rei na Holanda, portanto, é curtir a rua mesmo.

Há ainda algumas atrações especiais para crianças, mas no centrão da cidade a grande maioria das pessoas são jovens (bêbados).

A festa no Dia do Rei, na verdade, já começa na noite anterior, com o que é chamado de King’s Night. Nesta noite, porém, tudo acontece dentro de bares e baladas, que costumam ter uma programação especial e podem ficar abertos até 4h da manhã.

Tradições no Dia do Rei na Holanda

O que mais chama atenção no King’s Day é, sem dúvida, o fato de que todas as pessoas se vestem de laranja. É uma festa nacional e essa é a cor símbolo da monarquia. Quando eu digo todas as pessoas, eu não estou exagerando, a multidão parece mesmo uma maré laranja e este hábito é até conhecido por um nome especial: orange madness.

Além disso, você também vê por lá muitas bandeiras da Holanda. Estejam elas pintadas nas caras das pessoas, empunhadas ou nos barcos, as bandeiras são presença garantida na festa.

Outra coisa que é bastante tradicional no Dia do Rei são os barcos. Em geral, grupos de amigos alugam os barcos para curtir a festa navegando pelos canais, que ficam tão cheios quanto as ruas.

Se você quiser curtir desse jeito, eu sugiro conhecer algum holandês. Brincadeiras à parte, não é a logística mais simples do mundo arranjar um barco privativo para curtir a festa no dia mais disputado do ano, mas é a versão mais barata do rolê. No entanto, é possível comprar ingressos para algum party boat que venda entradas individuais, geralmente com direito a bebida inclusa.

Flea market

flea market king's day holanda
Os mercados de pulgas são um marco do Dia do Rei – Foto: Dutch Simba/Flickr

Uma coisa bastante curiosa é que o King’s Day também é um dia em que as pessoas vendem suas coisas na rua. Algumas áreas tornam-se grandes mercados de pulga porque este é o único dia do ano em que é permitido vender coisas na rua sem a necessidade de autorização prévia e sem precisar pagar impostos sobre as vendas.

Os flea markets se espalham por todo lugar, basta estender um cobertor e colocar suas coisas em cima para vender. Porém, em Amsterdã, o bairro de Jordaan, o Vondelpark e a praça em frente ao hotel Hilton do sul da cidade são os pontos mais populares de compra e venda de coisas.

Também acontece um mercado de pulgas especialmente voltado para crianças. Este fica no NDSM wharf, na parte norte da cidade.

O que fazer em Amsterdam? 10 passeios imperdíveis e 5 dicas bônus

Onde curtir o Dia do Rei na Holanda

Em Amsterdã! A festa existe em outras cidades da Holanda também, mas em Amsterdã é disparadamente a maior. Isso não significa que é perigoso ou impossível de participar. Somos brasileiros, e por mais lotada que a cidade fique, não chega nem perto do que é um carnaval em Salvador, por exemplo.

Agora, sendo mais específica, todo o centro da cidade fica tomado de gente, mas o buxixo principal acontece em torno da Leidseplein, da Rembrandtplein, de Spui, da Damrak e da Centraal Station.

Dicas úteis

king's day dia do rei amsterdam holanda
Curtir o Dia do Rei do barco é uma das formas mais divertidas – Foto: Paula Abrahao/Flickr

Hospedagem

A hospedagem em Amsterdã na noite do King’s Day multiplica de preço. Abril já não é uma época barata para viajar à cidade, mas o dia 27 especificamente tem as diárias mais caras da temporada.

Com isso em mente, não acho uma má ideia procurar uma hospedagem mais afastada do centro turístico para economizar um pouco. Quando fui, estava na casa de um conhecido na região sul e achei bem simples e tranquilo chegar e sair do centro de transporte público. Além disso, pode vir a calhar hospedar-se longe da muvuca, sujeira e barulho.

Tenha em mente que os trams não entram no miolo do centro e que eles e os ônibus podem demorar um pouco mais a passar do que de costume. Mas do meu ponto de vista, não é nada absurdo.

Ainda que a festa aconteça de dia e não se estenda madrugada adentro, não acho que ficar hospedado em outra cidade é uma boa opção. O preço pode compensar, mas eu não confiaria nos trens em um dia de caos. A Centraal Station, por exemplo, opera de forma reduzidíssima e recomenda-se evitá-la.

Se for beber, adicionar a complexidade de mudar de cidade para voltar pra casa é algo arriscado. Além de que é mais seguro poder voltar a hora que quiser.

Onde ficar em Amsterdam: dicas e regiões para se hospedar

Bebida

Eu mencionei a bebida muitas vezes porque realmente, assim como no carnaval, ela está muito presente na festa. Mas como na festa brasileira, nada impede que você participe sem precisar encher a cara.

Ainda assim, se for beber eu recomendo se planejar antes e comprar seu próprio álcool no supermercado. Assim você não precisa gastar demais com a cerveja superfaturada dos bares no dia – e também não aceita bebida de estranhos!

Banheiro

Como a festa é na rua, o banheiro pode ser um problema. Foi pra mim. Havia pouquíssimos banheiros químicos espalhados pela cidade e nos bares, você pode imaginar, a fila era imensa. A maior parte deles ainda cobra para que você possa usar, então vá sabendo que esse é um gasto provável e tenha algum dinheiro físico com você.

Segurança

Como qualquer grande festa popular, é preciso ficar atento durante o Dia do Rei na Holanda. As recomendações não diferem muito de qualquer outra grande aglomeração mundo afora, mas é sempre bom lembrar.

Não leve seu passaporte ou coisas de valor. Guarde seu celular, dinheiro e cartões próximos ao seu corpo e não deixe nada desacompanhado – apesar de ser, de forma geral, um lugar mais seguro que aqui, roubos existem e acontecem na Europa. Claro, não aceite bebida – ou drogas – de estranhos. Saiba como voltar para casa e não ande sozinho.

Bate e volta de Amsterdã: oito opções para sua viagem


Ainda tem dúvidas sobre o Dia do Rei na Holanda? Conta pra gente nos comentários!

E se quiser ajuda para planejar sua viagem, entre em contato com a nossa agência de viagem.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *