Em contato com a natureza: cachoeiras em Carrancas, MG

Atualizado em:

Carrancas é uma cidade bem pequena de Minas Gerais mas que atrai um número enorme de turistas de todo o Brasil. Isso porque lá estão as cachoeiras mais bonitas do estado, então é um destino de ecoturismo muito procurado pelo pessoal que curte natureza e paz.

Apesar da cidade oferecer uma boa estrutura hoteleira, nós fizemos um bate-volta de Tiradentes, e eu achei uma ótima idéia pra quem não está nesse clima de “imersão na natureza”  e só quer aproveitar um dia de paz e descanso. O bate volta é possível devido à recente construção da rodovia, que permite que você chegue em 1h30min na cidade (saindo de Tiradentes) por vias asfaltadas. Mas como nossa viagem era pela Estrada Real, fomos de 4X4 por trechos off road. O passeio de 4X4 foi super legal, mas se você está afim de cachoeiras mesmo, não vale perder tempo indo pela terra.. vá direto para carrancas e já comece as trilhas pelas cachoeiras.

Se você for de 4X4 deve ir para a cidade de São Sebastião da Vitória, pertinho de carrancas, e de lá partir pela estrada de terra. Usamos o receptivo da Eco Adventure Carrancas que também nos guiou pelas trilhas das cachoeiras (o que foi ótimo, porque não conhecíamos nada).

Começando a trilha, depois de alguns minutos batendo nas pedras, temos essa vista

E é uma linda vista

Capela do Saco

Além do marco da ER, há também um marco de peregrinação

Vista da capela do saco

Chegando em Carrancas de 4X4, paramos pra almoçar em um restaurante nos arredores da cidade (que também é pousada) e tem uma vista lindíssima. Chama Pousada Mirante da Serra Verde.

Olha a vista desse restaurante

Paz e tranquilidade na pousada Mirante da Serra Verde

cachoeiras de carrancas

Depois do almoço, partimos pra trilha a pé para conhecer 3 cachoeiras: Fumaça, Serrinha e Véu da Noiva. Depois dessa trilha, que durou cerca de 4h, contando as paradas nas cachoeiras, pegamos um carro comum e voltamos pra Tiradentes.

Começando a trilha já chegamos na nascente da cachoeira da serrinha

nascente da Serrinha

Sapatinho da Roberta (a.k.a. Blog Territórios) super adequado pra esse tipo de passeio

Cacheira da Serrinha

Cachoeira da fumaça vista de perto

Você consegue ver o rosto na pedra? ë por causa dessas formações que a cidade chama Carrancas

Depois chegamos no véu da noiva que, infelizmente, estava super seca pela falta de chuvas

Mas mesmo assim é bem bonita!

Igreja de Carrancas

RESUMO:

8h: Tiradentes- São Sebastião da Vitória

10h: Trilha de 4×4 para Carrancas pela Estrada Real

12h30: Almoço em carrancas no restaurante da Pousada Mirante da Serra Verde

14h: saída pra trilha a pé para ver as cachoeiras

18h: volta para o centro de Carrancas para conhecer a igreja e voltar para Tiradentes

OBS: A cachoeira da fumaça é uma das que tem mais fácil acesso e, por isso, é a mais lotada. Além disso, ela é imprópria para banho já que a água está contaminada por esgotos da região.

____________________________

Viajamos a convite do Instituto Estrada Real, entidade sem fins lucrativos que visa promover o destino turisticamente.

Também participaram da viagem: Dentro do MochilãoPé na EstradaTerritóriosTrilhas e Aventuras,Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles.

Apoio: Bancorbrás Turismo

Blogueiros na estrada real

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.