ESQUI EM LAKE TAHOE: SIERRA E SQUAW VALLEY
Atualizado em:
A Califórnia não é só famosa pela sua bela costa, pelas ladeiras icônicas de São Francisco ou pela Calçada da Fama, em Hollywood. No norte do Estado, a região de Lake Tahoe guarda não apenas paisagens magnificas em suas montanhas, mas principalmente condições perfeitas para os amantes de esportes de inverno. Ou para aqueles interessados em aprender a deslizar na neve.
Para chegar são 4h de carro desde São Francisco ou 1h30 de voo de Los Angeles até Reno (no Estado vizinho de Nevada) e mais 1h30 de carro ou ônibus até South ou North Lake Tahoe, já na Califórnia. É mais perto do que parece, os mais ousados podem surfar de manhã em Los Angeles e praticamente pegar os últimos instantes das pistas abertas em Tahoe.
Como já falamos nesse post aqui, Heavenly talvez seja a principal estação de esqui de Lake Tahoe. Mas não é nem de longe a única e nem a melhor dentre as incríveis estruturas de montanha da Cordilheira de Sierra Nevada. Hoje vamos falar de Sierra e Squaw Valley.
Mas uma informação segue a mesma do outro post, quem não tem equipamento (como eu) pode alugar tudo no centrinho de Heavenly (South Lake Tahoe) em várias lojas perto da Gôndola – fui muito bem atendido na Heavenly Sports e uma prancha de snowboard ou par de esquis saem por US$ 54,90. Não é barato, mas vale a pena. Ao menos os passes nessas duas estações são menos caros do que em Heavenly (US$ 135 por dia).
Pode até parecer demagogia, mas não existe estação melhor ou pior nessa região. O que se pode falar é de estações mais adequadas a um perfil ou outro de esquiador. Na real, o que eu recomendo sinceramente é visitar as três. Caso não seja possível, por falta de tempo ou de grana, vou dissecar Sierra e Squaw Valley abaixo para você poder tomar sua própria decisão. Então bora descer essas montanhas!
Sierra-at-Tahoe
O perfil mais discreto dessa estação condiz também com a breve distância (45 minutos) de carro desde o centrinho de Heavenly, em South Lake Tahoe. Importante saber que aqui não há opções de hospedagem e todos são visitantes de um dia, grande parte vindos de Sacramento, a 1h45 dali.
É bom chegar cedo porque o estacionamento enche. Quando fui tinha tanta neve que o estacionamento parecia uma grande arena com arquibancadas brancas. É um lugar super tradicional, que virou estação de esqui em 1953.
O passe de um dia para os teleféricos custa US$ 97 ou US$ 279 para dois dias (para adultos) ou mais, o chamado “season pass”. Olha, sinceramente você tem que estar apaixonado pelo lugar para topar esse season pass, porque o lugar nem é tão grande assim e em um dia bem aproveitado dá para conhecer uma boa parte das 46 pistas. Acho que dois dias é um tempo ótimo.
Confesso que adorei esse lugar, pois foi quando me senti mais à vontade com o snowboard nos pés. Não sou super bom, então me dediquei às pistas mais básicas – aqui são as de cor verde. Eu achei as azuis meio punk aqui. Não tem cor vermelha em Sierra, a gradação vai do verde para o azul, para o preto.
Fiquei feliz porque a pista mais longa, a Sugar’N Spice, com mais de 5 km, era super tranquila e descia por entre um bosque maravilhoso. A Upper Snowshoe também foi uma pista na qual me encaixei super bem. O mais legal é que o Grandview Express, o principal teleférico, leva a pistas pretas e verdes, então você não deixa de encontrar, vez por outra, seu amigo mais experiente. Gostei também da Wagon Trail, com curvas mais acentuadas e longos trechos desertos.
A Huckleberry Mountain, com 2.698 metros de altitude, é rainha do horizonte. Recomendo almoçar no 360 BBQ, um restaurante no alto, ao lado do teleférico Grandview, que oferece uma baita variedade de churrasco e tacos. Claro que bater um pratão e descer a montanha dá um pouco de preguiça, por isso recomendo comer leve, uma salada ou sanduíche. Custa entre US4 14 e US$ 25 para almoçar, com bebida. Um baita de um lugar para, ao menos, passar um dia.
Squaw Valley & Alpine Meadows
As grandes damas do North Lake Tahoe, Squaw Valley & Alpine Meadows, são duas estações lendárias dos esportes de neve na América do Norte. Squaw sediou os Jogos Olímpicos de 1960 e ainda guarda os cinco enormes arcos coloridos estampando uma das suas montanhas. Foi eleito o melhor resort de esqui em 2016 e, olha, tem muitas razões para isso. A vizinha e coirmã Alpine Meadows pertence ao mesmo grupo e ajuda a tornar este um dos maiores complexos de neve do mundo.
Quando eu achava que nada mais poderia me impressionar, depois de já ter descoberto Heavenly e Sierra, fui surpreendido novamente. Que baita lugar lindo, que estrutura impressionante e vasta. Por motivos de falta de tempo, só deu para visitar Squaw Valley, que tem 170 pistas, um verdadeiro delírio para amantes e aprendizes. Sim, aqui encontrei as melhores pistas para principiantes (25% do total) e para intermediários (45%), como me classifico. Um baita de um menu de pistas.
Só para não ficar devendo informação, vale registrar que Alpine Meadows tem pouco mais de 100 pistas, sendo 25% delas para iniciantes, 40% para intermediários e 35% para avançados. Eu mal dei conta das pistas de Squaw Valley, acho que dá para passar uns 10 dias esquiando sem repetir nenhuma pista. Ah, e aqui em Squaw e Alpine, diferentemente de Sierra, tem uma daquelas maravilhosas vistas do Lago!
Os passes de um dia custam US$ 124 e o season pass sai por US$ 430 e vale a pena para quem for ficar mais de três dias. Os tíquetes estão à venda no site squawalpine.com e eu também recomendo dar uma olhada no IMPRESSIONANTE mapa das estações.
Ao contrário do que o nome possa sugerir, a Big Blue é uma pista verde com pequeno trechos azuis. Sinceramente, é uma das mais legais que conheci e evolui bastante aqui. Uma coisa bacana foram as aulas em grupo – um dia todo custa a partir de US$ 179. Pelo menos um dia já faz uma baita diferença em sua evolução. E pode ser um bom jeito de desenferrujar se você não esquia há tempos.
Nos arredores do teleférico Big Blue Express tinha uma serie de pistas para iniciantes em obstáculos e ali aprendi a salta minhas primeiras rampas. É uma coisa meio de doido, mas super recomendo arriscar, caso se sinta confiante.
A Ramp’n Run é uma pistinha verde toda delicada e é normal encontrar crianças. Minha ousadia começou na pista Emigrante, uma azul light, bem larga, boa para fazer curvas amplas e descer com segurança. Quando eu já estava me achando, digo, me sentindo mais à vontade, o Spencer, meu professor, propôs um desafio: encarar a maior pista da estação.
Assim como em Sierra, a maior não quer dizer a mais perigosa. Com 5,7 quilômetros (ou 3,6 milhas, como eles adoram medir…) a Mountain Run é uma pista azul que poderia ser considerada verde em 75% de seu trajeto. É uma delicia serpentear por entre velhos pinheiros e algumas árvores jovens. E descer e descer e descer, até o Funitel, o principal dos teleféricos da estação.
Se você me perguntar qual foi minha estação favorita entre Heavenly, Sierra e Squaw Valley eu terei dificuldades em responder. Mas certamente as últimas descidas marcam bastante. Principalmente quando você percebe nitidamente que melhorou muito. Já tô com saudades de Lake Tahoe!
Bianca
Lançar-se! Adorei seu texto muito explicativo e gostoso de ler, já menacing lá de.
Mas gostaria de saber qual estação e melhor para criança, onde descer de boia ou trenó.
Obrigada
Felipe Mortara
Muito obrigado, Bianca! Fico feliz. Olha, em Sierra há uma estrutura melhor para crianças por se uma estação menor e menos inclinada. COnsideraria ficar
la perto. Um abraço