Hospedagem barata em Paris: dicas de hostels e albergues


Atualizado em:


Pense em uma missão difícil: achar uma hospedagem barata em Paris, mas que seja bem localizada, é claro, e de preferência que seja um charmosa e confortável. Eu diria que é praticamente impossível para viajantes super econômicos. Mas não desanime porque eu descobri alguns segredos para economizar em hospedagem quando fui uma estudante em Paris, e agora compartilho eles com vocês. Esse post é para você viajante que quer economizar e topa ficar em um hostel ou albergue em Paris.

Também existem hotéis econômicos mas eles são mais caros que hostels e as vezes não valem a pena para quem está sozinho. E também é possível alugar um apartamento em Paris, e eu amo essa opção, mas esses são assuntos para outro post, ok?

Uma imensidão de possibilidades. Como escolher?

Vamos direto ao ponto: em Paris você tem, basicamente, duas opções de propostas diferentes de hostel. Eu classifiquei como o “Hostel tradicional” e os “Auberges de Jeunesse” (albergue da juventude, em tradução livre). Continue lendo para saber quais hostels e albergues indicamos.

Leia também: Em que região se hospedar em Paris, um guia dos melhores bairros

Hostel tradicional X Auberges de Jeunesse

Por hostel tradicional eu me refiro a aqueles tipos de hospedagem que já conhecemos e somos mais habituados. Que são bons para se socializar e conhecer gente nova, e que muitas vezes são descoladinhos e tem mais charme. Também entram nessa definição aqueles hostels de redes grandes e mais estabelecidas, que seguem um certo padrão mundo afora.

Unidade em Paris de uma das grandes redes de hostels da Europa

Os albergues da juventude são como hostels, mas o público e a proposta são diferentes. Ainda oferecem uma cama barata e quartos compartilhados, mas não pode bebida alcóolica e a ideia não é festa. Além disso, muitos desses albergues recebem grupos de estudantes e universitários (vi isso acontecer mais com escolas americanas que faziam excursões para passar 3 semanas em Paris, por exemplo).

Mas então, qual a vantagem de ficar em um albergue da juventude se o hostel parece mais legal? Respondo: localização e preço! Geralmente os albergues tem localizações imbatíveis, no coração da cidade. Enquanto que os hostels mais descolados ficam mais afastados do centro. Além disso, os preços dos albergues costumam ser bem mais baixos, por isso esgotam rapidamente.

Leia mais: 4 vantagens e 4 desvantagens de ficar em hostel

Então, como escolho qual hospedagem barata em Paris é a mais adequada pra mim? 

Voltamos as duas opções que categorizei anteriormente:

-Hostel: decoração e ambiente descolado, mais social, porém afastado do centro. Público é mais turista. 
-Albergue da juventude: mais antigo, sem foco em atividades sociais e muito bem localizado. Público é mais estudante.  

Agora é com você. O que prefere na sua estadia? Conhecer mais gente, poder sair e se divertir com essas pessoas depois, e ficar em um local mais bonitinho? Ou ter uma cama justa para dormir nos melhores bairros e pontos de Paris, e quem sabe conhecer pessoas jovens que estão estudando lá?

O ambiente mais do que sociável no St. Christopher’s Inn Gare du Nord

Vai de gosto e estilo de viagem! Além disso, existe um outro fator importante para considerar (e aqui dou minha opinião pessoal). Se eu tivesse sozinha e fosse ficar mais de 3 dias na cidade, pegaria um hostel para ter a possibilidade de conhecer mais gente, mesmo que tivesse que perder mais tempo no transporte (se tivesse menos que 3 dias esse tempo seria precioso demais para perder em Paris). Se tivesse com uma amiga ou namorado, ficaria em um lugar com uma localização melhor, e que me desse mais liberdade para aproveitar os principais pontos da cidade. Nesse caso, eu ficaria nesse apartamento no Marais, que foi o que fiz quando fui para Paris com o orçamento apertado. Se fosse estudar, eu não teria dúvidas e pegaria um albergue, que foi o que fiz durante meu curso de verão em Paris. Também ficaria em albergue se quisesse mais sossego.

Não deixe de ver também: Moradia Estudantil em Paris
(com opções diferentes de hospedagem barata pra quem vai no verão)

Dicas de hostels em Paris

A ideia é ficar em um lugar mais bacana e conhecer novas pessoas?
Nossa sugestão de hostels em Paris são:

Les Piaules
St. Christopher’s Inn Gare du Nord
Generator Paris

O Les Piaules é um hostel novo e descolado, que foi aberto recentemente por três amigos. Ele tem uma boa localização, ainda que mais afastado do centro, pois está em um local mais animado e fica pertinho do metrô. O St. Christopher’s Inn fica numa região bem feia perto da estação de trem Gare du Nord, mas a proposta do hostel é super legal, com inúmeras possibilidades de socialização, já que tem um café/bar/balada grandão no centro do prédio e muita oferta de quartos (a rede também tem outra unidade em Paris perto do canal St. Martin). Assim como o hostel citado anteriormente, o Generator também faz parte de uma rede famosa de hostels na Europa e chegou com tudo em Paris, oferecendo um terraço gostoso no último andar e mantendo um certo padrão, que faz dessa uma opção segura para os viajantes.

Hostel Les Piaules em Paris. Foto: divulgação

Além desses, há outras opções bacanas na cidade como o Yooma Urban Lodge e o 3 Ducks Boutique Hostel, que ficam perto da região da Torre Eiffel. O Oops Hostel que é ajeitadinho e diz estar no Quartier Latin, mas na realidade ele está bem mais pra baixo (porém perto de metrô e ponto de ônibus, numa região com movimento). E o The Loft, que é um hostel mais de boa e que fica em Bellevue, uma região afastada dos pontos turísticos, mas gostosa para quem quer se sentir como um morador local.

Dicas de albergues da juventude em Paris

A ideia é ficar num alojamento bem barato e ainda por cima nas melhores localizações de Paris? Nossa sugestão de albergues da juventude em Paris são:

MIJE
BVJ Louvre
HI Jules Ferry

Localização, localização e localização. É isso que você tem com as três opções acima. O MIJE tem unidades com excelentes localizações no Marais, bairro super bacana de Paris. O BVJ fica nada mais, nada menos, do que pertinho do Louvre e daquela muvuquinha de atrações e turistas (e tem mais 3 unidades super bem localizadas). E o HI Jules Ferry (do Hostel International) fica no começo do canal St. Martin, ainda perto do centro e dos locais mais animados e bem localizados. Veja o site de cada um deles para mais informações e fotos.

Para mais dicas de Paris: confira nosso índice com todos os posts.


Ficou alguma dúvida? Tem alguma outra  indicação? Já ficou em algum hostel, albergue ou foyer em Paris?

Conte sua experiência nos comentários abaixo. Esse é sempre um ótimo espaço para trocarmos nossas experiências de viagens, e uma excelente fonte para leitores que buscam mais informações. =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.